CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / EITA!

10 filmes de terror natalinos para curtir o fim de ano de forma diferente

Deixar só o pisca-pisca ligado à noite não vai adiantar após assistir a esses filmes assustadores

Henrique Nascimento Publicado em 25/12/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O clássico "Gremlins" e a franquia "Natal Sangrento" estão entre as opções para um Natal assustador - Reprodução/YouTube
O clássico "Gremlins" e a franquia "Natal Sangrento" estão entre as opções para um Natal assustador - Reprodução/YouTube

Natal costuma ser sinônimo de festa, muita comida, lembranças gostosas e sentimentos bons. Para muitos, é um dos feriados mais aguardados do ano, quando as ruas e as casas ficam iluminadas e cheias da alegria que a data traz.

Muitos filmes, ao longo dos anos, já retrataram a magia do Natal das mais diversas formas. Só em 2020, nós tivemos pelo menos nove novos filmes que se passam na época iluminada, como "A Princesa e a Plebeia - Nova Aventura", estrelado por Vanessa Hudgens em dose tripla, e o brasileiro "Tudo Bem No Natal Que Vem", com Leandro Hassum Danielle Winits.

Porém, pensando nos que preferem curtir a data sem muita pieguice, nós preparamos uma lista apenas com filmes de terror para aproveitar um Natal um pouco diferente. Confira:

+ Leia mais: Confira os filmes natalinos de 2020 da Netflix para aproveitar o feriado

1. "Gremlins"

Não teria como não começar essa lista com um clássico: lançado em 1984, "Gremlins" conta a história do jovem Billy, que ganha uma criaturinha fofa de Natal de seu pai. No entanto, há regras para lidar com o novo companheiro.

Em primeiro lugar, o bichinho não pode ser exposto à luz, pois pode se machucar. Ele também não pode entrar em contato com a água, já que pode se multiplicar caso isso aconteça. E, sobretudo, a regra mais importante: não importa o quanto eles insistam, os Gremlins não podem ser alimentados depois da meia-noite ou as criaturinhas fofinhas se transformarão em verdadeiros montros.

É claro que todas as regras são desobedecidas e o resultado é esse terror (com um toque de comédia), que até hoje é lembrado por muitos:

2. "Noite do Terror" ("Black Christmas")

Neste filme de 1974, amigas de uma fraternidade têm planos para comemorar o Natal, mas a noite começa a ficar perturbadora quando elas começam a receber ligações anônimas assustadoras. Quando uma delas desaparece, as jovens tentam contato com a polícia, mas os oficiais não dão atenção à denúncia das garotas até que uma menina é encontrada morta em um parque.

A história é inspirado em uma onda de assassinatos que ocorreu em Quebec, no Canadá, na época do feriado cristão, e já ganhou dois remakes: o primeiro em 2006, rebatizado de "Natal Negro" ("Black X-Mas") e estrelado por Mary Elizabeth Winstead ("Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa"), Michelle Trachtenberg ("Gossip Girl") e Katie Cassidy ("Arrow"); e o segundo, lançado em 2019, ganhou o título de "Natal Sangrento" e tem Imogen Potts ("Extermínio 2") como protagonista. Confira o trailer:

3. "Natal Sangrento" ("Silent Night, Deadly Night")

Quem não gosta de uma boa franquia de terror slasher, como "A Hora do Pesadelo", "Pânico" ou "Sexta-Feira 13"? Pois o Natal tem a sua própria franquia no gênero: lançado em 1984, "Natal Sangrento" conta a históra de um garoto que presencia o assassinato dos pais na noite de Natal, por uma pessoa fantasiada de Papai Noel e, traumatizado, vai parar em um orfanato.

Quando sai de lá, ao invés de esquecer o passado, ele veste a fantasia do bom velhinho e é a sua vez de sair matando todo mundo. Quatro continuações do longa foram lançadas, entre 1987 e 1991, e em 2012, o filme original ganhou um remake com a mesma premissa:

+ Leia mais: Vanessa Hudgens entra para time de artistas marcados pelo Natal; relembre quem são

4. "Krampus: O Terror do Natal" ("Krampus")

Inspirado na lenda de uma criatura mitológica que acompanha São Nicolau durante a época de Natal, o monstro demoníaco virou protagonista de diversos filmes de terror de alguns para cá. Em um deles, "Krampus: O Terror do Natal", uma família decide se reunir para celebrar a data, mas brigas entre os familiares começam a irritar uma das crianças mais novas, que acaba despertando a força maligna.

5. "A Christmas Horror Story"

Esse longa de 2015 transforma a época mágica do Natal em uma loucura infernal: na véspera do feriado, uma garota resolve filmar um documentário em uma escola onde aconteceu um massacre na noite de Natal do ano anterior.

Há também uma família com problemas com o espírito de Krampus, o Papai Noel tendo que lidar com seus ajudantes duendes se transformando em zumbis, e, sobretudo, um enfrentamento entre o bom velhinho e a sua contraparte vilã, para devolver Krampus ao lugar de onde veio.

+ Leia mais: Macaulay Culkin fala sobre desvantagem da fama por "Esqueceram de Mim" durante Natal: "Estar na TV a cada 2 segundos"

6. "Perigo Próximo" ("Better Watch Out")

Nesse filme de 2017, um casal decide deixar o filho de doze anos com uma babá na véspera de Natal. No entanto, ao aceitar o trabalho, a garota não tinha ideia de que teria que enfrentar estranhos para proteger o menino e a si mesma. Ao longo da noite, ela também descobre que os acontecimentos daquela noite não se tratam apenas de uma invasão domiciliar qualquer.

7. "Uma Noite de Fúria" ("Santa's Slay")

Que tal mais um Papai Noel assassino? Lançado em 2005, esse filme mostra um velhinho que sempre foi mau, mas perdeu uma aposta com um anjo e teve que ser bom por mil anos. Com o fim do prazo, ele agora pode se tornar quem realmente é e revela ao mundo, da pior forma possível, que Papai Noel existe de verdade e pode ser o seu pior pesadelo.

8. "Jack Frost"

Provavelmente você se lembra de "Uma Noite Mágica" ("Jack Frost"), filme lançado em 1998 que contava a história um pai, morto em um acidente de carro pouco antes do Natal, que retorna, no ano seguinte, reencarnado em um boneco de neve, para se acertar com o filho.

No entanto, um ano antes, outro boneco de neve não foi nada fofo com as pessoas na noite de Natal: na trama de "Jack Frost", lançado em 1997, um assassino morre em um acidente de trânsito envolvendo uma caminhão carregado com material radioativo, que faz com que seu corpo se una à neve e o transforme em um monstro semelhante a um boneco de neve. Mesmo na nova forma, ele não deixa seu instinto assassino de lado e continua matando ao longo de todo o feriado.

+ Leia mais: Os episódios de Natal de "Friends", "How I Met Your Mother" e outras séries de comédia

9. "Natal Vermelho" ("Red Christmas")

Uma mulher decide receber toda a família em sua casa para celebrar a noite de Natal, mas a comemoração é interrompida pela chegada de um estranho e misterioso visitante. Escondido por uma máscara, que parcamente cobre seu rosto desfigurado, o visitante gera pena nos convidados, que o acolhem.

Logo eles descobrem que ele, na verdade, é um fanático religioso e tem a intenção de matá-los, mas é tarde demais e a festa já está mais do que arruinada. Lançado em 2016, o filme ganhou a classificação de 18 anos no cinema. Dá para imaginar o porquê do "vermelho" no título, certo?

10. "Natal Diabólico" ("Christmas Evil")

Misto de terror psicológico e slasher, "Natal Diabólico", lançado em 1980, conta a história de Harry, um garoto traumatizado após flagar seu pai, em uma fantasia de Papai Noel, transando com a sua mãe. Crescido, ele tenta, a todo custo, recuperar o espírito natalino que perdeu na infância, mas a data começa a enlouquecê-lo e ele decide usar a noite de Natal para se vingar de todos pelo trauma que sofreu.