CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / DIA DE FINADOS

No Dia dos Mortos, 10 filmes que celebram a vida

Clube de Compras Dallas, Sete Minutos Depois da Meia-Noite e Click estão na lista

Henrique Nascimento Publicado em 02/11/2019, às 09h00 - Atualizado às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
No Dia dos Mortos, 10 filmes que celebram a vida - Reprodução/YouTube
No Dia dos Mortos, 10 filmes que celebram a vida - Reprodução/YouTube

Nesta segunda-feira (2), celebra-se o Dia dos Finados, feriado cristão em homenagem aos mortos. Menos triste do que se pode pensar, a data tem a intenção de recuperar a lembrança e honrar o legado deixado pelos que já se foram.

Em outras culturas, essa percepção fica mais clara, como no Día de Los Muertos, celebração que acontece no México durante três dias, desde o dia 31 de outubro até 2 de novembro, em que as pessoas festejam com roupas coloridas, fantasias de caveiras, músicas, danças e comidas típicas.



As festas foram retratadas em 2017 na animação "Viva: A Vida É uma Festa", da Disney, onde um garoto de 12 anos, com o sonho de ser músico, acaba indo parar do outro lado, no mundo dos mortos, e descobre um segredo de mais de cem anos que corre em sua família. Além de retratar a cultura mexicana, o filme é, sobretudo, uma história de amor e afeto familiar.

Pensando nisso, nós preparamos uma lista de filmes que falam sobre a morte, mas de uma forma diferente. Nas histórias, personagens confrontados com a iminência da morte acabam mudando suas vidas para aproveitá-la antes que chegue o derradeiro momento. Confira:

+ Leia mais: Filmes de terror para chorar de rir no Dia das Bruxas!

  • "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas" (2003)

Após três anos sem falar com o pai, um jornalista retorna à casa da família para estar nos últimos momentos do patriarca, que sofre com um câncer em estágio final. Em tom reconciliatório, o filho procura investigar as histórias contadas pelo pai a vida inteira, a fim de descobrir as versões reais delas já que desacredita das fantasias do progenitor, como a visão da própria morte no olho de uma bruxa, quando era criança, até a captura de um peixe que sobrevive há dezenas de anos justamente por não ser preso.

No entanto, enquanto investiga, o jornalista acaba descobrindo vestígios reais das histórias e, aos poucos, percebe que viver a vida através da fantasia talvez seja a melhor forma de viver.

+ Leia mais: Saiba por onde andam as crianças famosas dos clássicos do cinema

  • "Clube de Compras Dallas" (2013)

Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é um homem preconceituoso diagnosticado com AIDS em 1985, no auge da epidemia da doença nos Estados Unidos. À época, acreditava-se que a doença era transmitida apenas entre homossexuais e, devido ao preconceito, o tratamento da AIDS ainda era precário e ineficiente.

Com o prognóstico de um mês de vida, Ron corre encontrar uma forma de viver mais tempo. Através do estudo, ele descobre drogas que podem lhe dar o que deseja e, após conhecer Rayon (Jared Leto), uma travesti que também foi contaminada pela doença, ele vê um nicho de mercado para investir no tratamento paralelo de pacientes com AIDS. Aos poucos, no entanto, o trabalho passa a ser menos um negócio e mais uma função social reconhecida por uma comunidade que, outrora, Ron renegava.

+ Leia mais: 8 episódios especiais de Halloween das suas séries favoritas

  • "Sentidos do Amor" (2011)

Susan (Eva Green) é uma cientista e Michael (Ewan McGregor) é um chef de cozinha. Focados em suas próprias vidas, ambos nunca tiveram tempo para o amor. No entanto, a situação muda quando um cruza o caminho do outro e eles começam a se relacionar.

O problema vem quando uma epidemia passa a dominar as pessoas que, aos poucos, vão perdendo seus sentidos: tato, paladar, audição… A situação leva as pessoas à loucura e transforma tudo em um caos que antecede o fim do mundo. Cientes do seu fim, o casal decide viver a paixão da forma mais intensa possível.

+ Leia mais: 20 séries sobre o universo LGBTQIA+ para ver no streaming

  • "Sete Minutos Depois da Meia-Noite" (2016)

A vida de Connor (Lewis MacDougall) vai muito mal para um garoto de apenas 13 anos. Com um pai ausente e uma mãe com um câncer em fase terminal, ele não deixa de arrumar problemas para si. Velho demais para ser uma criança e jovem demais para ser um adulto, Connor precisa descobrir como viver enquanto o tempo para decidir vai se esgotando.

É nesse momento que o garoto passa a receber a visita de um monstro com uma forma de árvore, que aparece sempre sete minutos depois da meia-noite, diz conhecer tudo sobre o garoto e promete ajudá-lo a superar a iminente morte da mãe e o medo do que pode vir depois.

+ Leia mais: Anna Madrigal, de Tales of the City, e outros personagens LGBTQIA+ na terceira idade em filmes e séries

  • "Click" (2006)

Nessa comédia, Adam Sandler é Michael Newman, um homem que tem acesso a um controle universal e, com ele, pode controlar cada aspecto de sua vida: pode reverter erros do passado, adiantar tarefas entediantes, prolongar bons momentos etc. No entanto, o controle começa a sair de controle, Michael envelhece rapidamente e vê que sua vida foi desperdiçada sem que nem percebesse. Agora, ele precisa arrumar uma forma de reaver todo o tempo perdido e aproveitar a vida como deveria ter feito desde sempre: sem atalhos.

+ Leia mais: Os clones: Will Smith, Paul Rudd e outros artistas multiplicados em filmes e séries

  • "50%" (2011)

Adam (Joseph Gordon-Levitt) tem 27 anos e é um jovem saudável… até receber o diagnóstico de um câncer com 50% de chance de sobrevivência. Inconformado, ele conta com a ajuda do melhor amigo, Kyle (Seth Rogen), e sua psicóloga, Katherine (Anna Kendrick), para passar pelos cinco estágios do luto (negação, raiva, barganha, depressão e aceitação) antes mesmo de saber para onde a sua balança vai pender.

+ Leia mais: Além de Linn da Quebrada, cantoras trans e negras para não tirar da playlist

  • "Fanboys" (2009)

Inicialmente em uma jornada para conhecer o santuário sagrado de George Lucas, criador da saga Star Wars, um grupo de amigos, fãs devotos da série, precisa mudar seus planos após descobrirem que um deles está morrendo em decorrência de uma doença terminal. A meta agora é conseguir uma cópia de Star Wars: A Ameaça Fantasma, ainda inédito, para que o amigo possa ver antes de morrer.

+ Leia mais: AIDS: A evolução da luta contra a doença no cinema e na TV

  • "O Curioso Caso de Benjamin Button" (2008)

Benjamin Button (Brad Pitt) nasceu na pele de um idoso de cerca de 80 anos. Médicos disseram que ele não sobreviveria tanto tempo, mas Benjamin contraria as expectativas e, curiosamente, passa a rejuvenescer.

Em sua infância, ele conhece a pequena Daisy (Elle Fanning/Cate Blanchett), por quem acaba se apaixonando ao longo da vida. Só que as chances dos dois ficarem juntos é mínima, já que enquanto ele rejuvenesce, ela envelhece. Dessa forma, os dois precisam encontrar um meio termo para viver esse amor antes que o tempo acabe para os dois.

+ Leia mais: Como em Hair Love, vencedor do Oscar, mulheres negras deixam de escondê-los e celebram o amor por seus cabelo

  • "A Vida é Bela" (1997)

Nesse filme, Guido (Roberto Benigni) é um judeu, em meio à Segunda Guerra Mundial, que é capturado e levado para um campo de concentração junto com o filho, Giosué (Giorgio Cantarini). Para distrair o filho da realidade cruel que os cerca, Guido explora a sua imaginação e inteligência e o faz acreditar que tudo que estão vivendo não passa de uma grande brincadeira quando, na verdade, suas vidas estão em risco a todo momento.

+ Leia mais: Linn da Quebrada, Rogéria e outros ícones LGBTQIA+ brasileiros que tiveram suas histórias contadas em documentários

  • "Uma Vida em Sete Dias" (2002)

Angelina Jolie é Lanie Kerigan, uma repórter de televisão superficial e desprezível que acredita ter conquistado a vida perfeita, com um emprego numa grande emissora, um lindo apartamento e um namorado famoso. No entanto, as coisas mudam quando ela recebe o aviso de que morrerá em sete dias. Espantada com a visão e decidida a não morrer, ela procura novas formas de levar a vida e, talvez, contornar a profecia.


+ Itens para maratonar filmes em casa:

1. Pipoqueira Philco: https://amzn.to/3746SUt

2. Almofada porta-pipoca: https://amzn.to/2sxJ0JK

3. Smart TV LED Panasonic: https://amzn.to/38kZXGr

4. Fire TV Stick: https://amzn.to/30xAnLH

5. Home Theater Philco: https://amzn.to/38hufKl

6. Poltrona reclinável, K.R. Móveis: https://amzn.to/2Nz93Yi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.