CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / ESPECIAL

Maria e João e outras releituras de contos de fadas no cinema

Em versão assustadora, história dos irmãos perdidos chega os cinemas nesta quinta (20)

Henrique Nascimento Publicado em 15/02/2020, às 14h00 - Atualizado em 20/02/2020, às 10h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maria e João, A Fera, A Forma da Água e Cinderela Pop: Releituras de contos de fada - Divulgação
Maria e João, A Fera, A Forma da Água e Cinderela Pop: Releituras de contos de fada - Divulgação

Estreia nesta quinta-feira (20) o longa Maria e João: O Conto das Bruxas, uma releitura do conto dos irmãos que saem para colher amoras na floresta e, para não se perderem, deixam uma trilha de migalhas de pão no caminho de volta para casa.

No entanto, eles não contavam com a fome de passarinhos, que devoram a sua trilha, e perdidos, cansados e famintos, acabam encontrando uma casa feita de doces, moradia de uma velha bruxa que deseja devorá-los.

+ Leia mais: Sonic, Super Mario, Tomb Raider e outros games que foram adaptados para o cinema

No filme de Osgood Perkins (A Enviada do Mal), porém, a história colhida pelos irmãos Grimm, que viveram entre os séculos XVIII e XIX, ganha contornos assustadores em uma trama de terror.

A história não é muito diferente da original, mas não há colheita de amoras por castigo ou uma casa construída com doces para enganar o imaginário: tudo é feito para colocar medo. Confira o trailer:

Inspirados pelo lançamento, decidimos reunir algumas releituras de contos de fada que chegaram às telonas nos últimos anos. Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, A Bela e a Fera, A Pequena Sereia e muitos outros aparecem na lista a seguir. Confira:

+ Leia mais: Billie Eilish, Ariana Grande e Lil Nas X são transformados em líderes de ginásio de Pokémon

Branca de Neve e o Caçador

Esqueça-se da indefesa princesa que sucumbe sob a vilania da rainha má até ser salva pelo beijo do amor verdadeiro: nessa adaptação, Branca de Neve é uma guerreira e está destinada a acabar com a escuridão de um reino dominado pelas trevas. Com um estilo medieval e épico, Branca de Neve e o Caçador mostra que uma maçã envenenada não é o único temor da princesa e há muitos inimigos lá fora.

+ Leia mais: De criminoso a CEO: 5 filmes com Robert Pattinson para assistir antes da estreia de The Batman

A Garota da Capa Vermelha

Sempre que a noite cai, um lobo ataca o vilarejo onde mora Valerie (Amanda Seyfried), a garota da capa vermelha. Conforme os corpos começam a se empilhar, os habitantes do lugar desejam por um fim ao mistério e, ao descobrirem que o lobo é, na verdade, um lobisomem que vive entre eles, todo mundo passa a ser um suspeito e ninguém está seguro.

+ Leia mais: Como em Hair Love, vencedor do Oscar, mulheres negras deixam de escondê-los e celebram o amor por seus cabelos

A Fera

Kyle (Alex Pettyfer) é um jovem privilegiado que acredita que pode se safar de qualquer situação com o seu rostinho bonito. A sua arrogância, no entanto, acaba chamando a atenção de Kendra (Mary-Kate Olsen), uma feiticeira que o amaldiçoa com a feiura. Para reverter a magia, Kyle precisa encontrar alguém que o ame como ele é em um ano ou será horrendo pelo resto da vida. Sem esperanças, ele está prestes a desistir, até que conhece Lindy (Vanessa Hudgens), uma antiga colega de escola que, talvez, consiga ver além do que ele aparenta.

+ Leia mais: Além de Para Todos Os Garotos que Já Amei: Relembre todos os dramas adolescentes com Noah Centineo

Malévola

Você deve conhecer a história de Aurora, a princesa que, ao espetar o dedo em um tear, cai em um sono profundo, fruto da maldição que uma bruxa a colocou quando ainda era apenas um bebê. Mas você sabe quem é essa bruxa? Malévola conta a história da Bela Adormecida de um ponto que não vimos antes, que é o da vilã. Mas será que ela é uma vilã mesmo? E por que será que ela amaldiçoou a pequena Aurora? 

+ Leia mais: Cinco filmes baseados em livros de Jane Austen com protagonistas que fogem dos padrões

Cinderela Pop

A vida de Cíntia Dorella (Maisa Silva) vira de ponta-cabeça quando ela descobre que nem tudo é tão perfeito quanto parece ser: o casamento de seus pais chega ao fim, ela tem que conviver com a nova namorada infernal do pai e deixou de acreditar no amor, preferindo seguir o seu sonho de ser uma DJ. As coisas mudam quando Cíntia conhece um popstar famoso, que acaba se apaixonando perdidamente por ela. No entanto, tudo o que ele tem dela é um tênis, que a garota deixou para trás após fugir de uma festa na qual trabalhava.

+ Leia mais: Além de Rodrigo Santoro e Alice Braga: 7 brasileiros que aparecem em filmes estrangeiros

Peter Pan

Um garoto que se recusa a crescer e vive uma vida cheia de aventuras e magia na Terra do Nunca: esse é Peter Pan. Porém, antes de recrutar Wendy e seus irmãos para viver com ele na terra fantasiosa, na história que já conhecemos, Peter Pan foi apenas Peter, um órfão sequestrado e que precisa se virar em um reino desconhecido e repleto de perigos.

+ Leia mais: Joaquin Phoenix, de Coringa, pode interpretar o Capitão Gancho em novo filme de Peter Pan

Jack: O Caçador de Gigantes

Diferentemente de João e o Pé de Feijão, essa adaptação mostra o nosso herói indo ao resgate de uma princesa que, ao tentar fugir da comodidade de sua vida como membro da realeza, decide partir para uma aventura, mas acaba sendo sequestrada por uma raça inteira de gigantes.

+ Leia mais: Após Aves de Rapina, confira quando os próximos filmes da DC chegam aos cinemas

A Forma da Água

Apesar de não ter contos de fada como uma referência direta, o vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2018 guarda algumas semelhanças com histórias como A Pequena SereiaA Bela e a Fera: no longa, uma criatura é sequestrada na Amazônia (sim, na nossa Amazônia!) e é levada para um laboratório experimental nos Estados Unidos. Compadecida pela criatura e a situação em se encontra, a zeladora Elisa a leva para a sua casa e, em meio aos cuidados, eles acabam se apaixonando.

+ Leia mais: Feito histórico, críticas à Academia e todos os detalhes da premiação do Oscar 2020

Descendentes

Os Estados Unidos de Auradon estão em paz após o casamento de Bela e Fera, que se tornaram rainha e rei. Todos os personagens de contos de fada vivem harmoniosamente e os vilões foram banidos. Porém, o filho da realeza, príncipe Benjamin, decide dar a oportunidade de quatro filhos de vilões se redimirem e os traz para Auradon, mas será que as crias de Malévola, Rainha Má, Cruella De Vil e Jafar serão capazes de negar as suas raízes maléficas e selar a paz em todo o mundo encantado?

+ Leia mais: Depois da "crise", Renée Zellweger está de volta ao topo com Judy: Muito Além do Arco-Íris, que a rendeu o Oscar de Melhor Atriz em 2020

Os Irmãos Grimm

Conhecidos por viajarem a Europa colhendo todos os contos de fada que conhecemos hoje, os irmãos Grimm acabam sendo descobertos pelas autoridades francesas e indo parar dentro de uma floresta encantada, tendo que ver os contos tornarem realidade, desde os mais encantadores até os mais tenebrosos.


+ É apaixonado por cinema? Poderia ficar hooooras assistindo aos seus filmes favoritos (ou conversando sobre eles)? Então você está no lugar certo! Fizemos uma lista com 6 ítens que todo cinéfilo de carteirinha vai amar ter em casa:

  • Pipoqueira Pop New, Philco: filme e pipoca é a combinação perfeita. Agora imagina só ter uma pipoqueira em casa e poder se sentir no próprio cinema sempre que quiser? Confira esse produto da Philco que, além de lindo, é super prático: https://amzn.to/2JW7P7V
  • Porta chaves de claquete com foto: que tal uma decoração temática para a sua parede? Dá uma olhada nesse porta chaves que também é um porta retratos incrível: https://amzn.to/3387NBj
  • Kit Almofada Porta Pipocas Cinema: a gente tem o kit perfeito para a sua sessão de filmes em casa ser super confortável! Essa almofada vem acompanhada de um balde de pipoca e dois copos para você curtir com alguém: https://amzn.to/323QkZj
  • Luminária claquete: impossível ser fã de cinema e não pirar com essa luminária de claquete que vai deixar o ambiente ainda mais com a sua cara! Ah, e o mais incrível de tudo é que ela vem com uma caneta para você ou seus amigos deixarem recadinhos iluminados: https://amzn.to/2N6Tqrd 
  • Porta controle Popcorn: o porta controles da Popcorn é uma opção super divertida para organizar sua sala e, ainda por cima, deixá-la no clima de cinema: https://amzn.to/36siGQe
  • Quadro decorativo cinema: quer estampar seu amor por filmes em todo lugar? Olha só que quadro mais lindo: https://amzn.to/2NvN9UZ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.