CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / QUEEN B

De Dreamgirls a O Rei Leão: Relembre filmes com a participação de Beyoncé, aniversariante do dia

A rainha Beyoncé chegou a concorrer ao Globo de Ouro por sua atuação no musical Dreamgirls

Saulo Tafarelo Publicado em 04/09/2019, às 10h40 - Atualizado às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beyoncé e sua personagem Nala em O Rei Leão - Reprodução/Facebook
Beyoncé e sua personagem Nala em O Rei Leão - Reprodução/Facebook

Ao longo de sua carreira, a cantora americana Beyoncé Knowles, que completa 38 anos nesta quarta-feira (4), sempre mostrou toda sua versatilidade. Muitas pessoas não sabem, mas a diva pop também possui uma longa carreira como atriz, desempenhando papéis em filmes, que vão da comédia romântica até o suspense.

Ela também participou de musicais renomados, ganhando reconhecimento por seus personagens em Dreamgirls (2006) e Cadillac Records (2008) e chegando a ser nomeada a três prêmios do Globo de Ouro.

++ Rihanna surpreende ao participar da festa de aniversário de Beyoncé

Em 2019, além de lançar um documentário pela Netflix sobre sua apresentação no festival Coachella de 2018, Beyoncé também estreou em julho como Nala no live-action de O Rei Leão. Para o longa, a cantora fez um dueto especial com Donald Glover na canção Can You Feel The Love Tonight, lançando também a faixa surpresa Spirit, que, quem sabe, pode render alguns troféus na próxima temporada de premiações.

Para além do recente O Rei Leão, separamos uma lista com oito filmes anteriores dela de destaque de sua filmografia, para celebrar os seus 38 aninhos.

++ Produtores revelam que Beyoncé chorou nos bastidores da treta entre Kanye West e Taylor Swift no VMA

Confira abaixo alguns dos principais filmes dos quais a cantora já participou: 

Carmen: a hip hopera (2001)

O filme marca a estreia de Beyoncé em longa-metragens, sendo que ela interpreta a protagonista Carmen Brown. O longa é um musical produzido pela MTV e transmitido diretamente para a televisão. É livremente inspirado em um filme de 1954, chamado de Carmen Jones, que por sua vez é derivado de uma ópera de nome Carmen, do compositor francês George Bizet. A personagem de Beyoncé é descrita como uma aspirante atriz que arruma confusão para onde vai, "deixando a cidade toda sem palavras", de acordo com uma fala da própria protagonista. 

++ Retrato de Beyoncé para a capa da Vogue estará em exposição permanente na National Portrait Gallery

Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro (2002)

O filme de comédia americano é o último longa da trilogia de Austin Powers, que teve sua estreia em 1994 com Austin Powers: 000 - Um Agente Nada Discreto. Foi lançado em 2002 e arrecadou cerca de US$296 milhões em todo o mundo. Beyoncé co-estrela o filme na pele de Foxxy Cleopatra, ao lado de Mike Myers, que dá vida ao protagonista Austin Powers. O longa vai e volta no tempo, na qual o agente Powers volta em 1975  para tentar salvar seu pai. Ele acaba encontrando sua antiga namorada, Foxxy Cleopatra, e ambos confrontam o inimigo Goldmember. O filme também se passa no século XXI, na qual os fatos se desenrolam a partir daí. Especialmente para a trilha sonora do filme, Beyoncé lançou as músicas Work It Out e Hey Goldmember. Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro ganhou como melhor filme de comédia do Kids Choice Awards.

++ Rumor: Beyoncé quer reunir as Destiny's Child para uma turnê mundial e músicas novas

Resistindo às tentações (2003)

Neste filme de comédia romântica, Beyoncé é a protagonista Lilly, cantora de jazz que vive um romance com um executivo desempregado chamado Darrin (Cuba Gooding Jr.). A trilha sonora foi lançada antes do filme estrear nas telonas e várias da canções são interpretadas pelo próprio elenco. Chloe Bailey, irmã de Halle Bailey, que foi anunciada recentemente como a Ariel no remake de A Pequena Sereia, interpreta Lilly quando menor.

++ Beyoncé pode estar em conversa com a Disney para fazer mais filmes do estúdio

A Pantera Cor de Rosa (2006)

Mais um filme de comédia entra para a lista dos longas que Beyoncé atuou. Em A Pantera Cor de Rosa, baseado no desenho de mesmo nome, o famoso inspetor Jacques Clouseau (Steve Martin) é designado para resolver o assassinato de um famoso treinador de futebol e do roubo do diamante Pantera Cor-de-Rosa. Beyoncé interpreta  Xania, cantora pop fictícia muito famosa e namorada do técnico Gluant, que morre no filme, na qual a trama se desenrola.O filme foi dirigido por Shawn Levy, atual produtor executivo da série Stranger Things, da Netflix. Jason Statham, Clive Owen e Jean Reno também são parte do elenco.

++ Beyoncé divulga a emocionante 'Spirit', parte da trilha sonora de 'O Rei Leão'

Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho (2006)

Dreamgirls é um drama musical norte-americano dirigido por Bill Condon que deu grande destaque à Beyoncé. O filme de 2006 conta a história de um grupo de R&B composto por três mulheres: Deena Jones (interpretada pela nossa Queen B), Effie White e Lorrell Robinson. Elas começam a fazer sucesso com a ajuda do empresário Curtis Taylor Jr., que acaba as manipulando e fazendo com que Deena substitua Effie como a vocal principal do grupo. Pelo filme, ela foi indicada a dois Globo de Ouro: um como Melhor Atriz em Comédia ou Musical e outro por Melhor Canção original.

++ Destaques do Emmy 2019: O recorde de 'Game of Thrones' e as indicações de Beyoncé e Marie Kondo

Cadillac Records (2008)

Nesta biografia musical dirigida por Darnell Martin, Knowles desempenhou o papel de produtora e também de protagonista, interpretando a diva Etta Jones. O filme narra a história da música entre os anos 1940 e 1960, chamando atenção para os artistas da Chess Records, famosa gravadora de blues sediada em Chicago. Além das atuações, Cadillac Records destacou-se também pelas performances musicais, contando com toda a potência vocal de Beyoncé. Com sua interpretação de At Last, a cantora levou para casa o Grammy de Melhor Performance Tradicional de R&B.

++ Diretor revela como conseguiu Beyoncé para 'O Rei Leão'

Obsessiva (2009)

Dirigido por Steve Shill e lançado em 2009, Obsessiva é um filme de suspense que mostra a versatilidade da Queen B. A cantora dá vida a Sharon Charles, que é casada com Derek e tem um filho chamado Kyle. O conflito começa quando Derek, vice-presidente executivo da Gage Bendix, flerta com a funcionária temporária Lisa Sheridan, que desenvolve uma obsessão por ele. Apesar das críticas, a cena de luta ao final do longa entre Beyoncé e Ali Larter recebeu o prêmio de Melhor Luta do MTV Movie Awards 2010.

++ Capa de 'Homecoming', da Beyoncé, é transformada em estátua

Homecoming (2019)

Por último mas não menos importante, o filme que tirou o fôlego dos fãs neste ano: Homecoming. Ok, a Beyoncé não atuou neste filme, mas não dá para não falar desta aventura audiovidual da Queen B. O documentário foi lançado na plataforma de streaming Netflix e mostra bastidores e cenas da apresentação histórica da cantora norte-americana no festival Coachella Valley Music and Arts Festival de 2018. A ideia do longa é "revelar o caminho emocional do conceito criativo para um movimento cultural", segundo a própria descrição do filme.