Exitoína
Facebook ExitoínaTwitter ExitoínaYoutube ExitoínaInstagram ExitoínaTelegram Exitoína
Cinema » NOVIDADE

Associação de cineastas lança guia para filmar cenas de sexo e nudez em produções

Documento pretende criar ambientes de trabalho mais seguros nas indústrias cinematográfica e televisiva

Redação Publicado em 21/11/2019, às 11h26

Emilia Clarke, que interpretou Daenerys Targaryen em Game of Thrones, revelou que chorava antes de fazer cenas de nudez ou sexo
Emilia Clarke, que interpretou Daenerys Targaryen em Game of Thrones, revelou que chorava antes de fazer cenas de nudez ou sexo - HBO

Em recente entrevista ao podcast Armchair Expert, a atriz Emilia Clarke, famosa por seu papel como Daenerys Targaryen em Game of Thrones, revelou que ficava bastante desconfortável com as cenas de nudez e sexo que tinha que gravar para a série: "Eu pensava que meus sentimentos estavam errados, ia chorar no banheiro e voltava para filmar a minha cena de nudez, como se tudo estivesse bem".

Seguindo o comentário, a Directors UK, associação de cineastas do Reino Unido, lançou um guia para orientar cenas simuladas de sexo e nudez. O documento, inédito no país, apresenta técnicas de como dirigir cenas de violência sexual e soluções criativas para desafios que podem surgir nos sets de filmagens durante essas gravações, por exemplo.

+ Leia mais: Emilia Clarke revela que foi pressionada para fazer cenas de nudez em Game of Thrones: "Eu ia chorar no banheiro"

De acordo com o Deadline, a organização declarou, em um comunicado, que o guia "nasceu pela necessidade de deixar claro e dividir expectativas que se aplicam a todos os envolvidos em fazer conteúdo sensível com o objetivo de que se torne uma prática de trabalho normal dentro da indústria".

O documento foi produzido pela  Directos UK em parceria com diversas representantes das indústrias cinematográficas e televisivas, como a British Academy of Film and Television Arts (BAFTA), o British Film Institute (BFI), as organizaçãos Casting Director's Guild e Writer's Guild of Great Britain, além das campanhas ERA 50:50, sobre igualdade de gênero, e Time's Up UK, que combate o assédio sexual na indústria.

+ Leia mais: Apple TV+ cancela estreia de filme após acusações de abuso sexual infantil contra personagem retratado

Membro da Director's UK, a diretora Susanna White declarou: "O diretor, como líder-criativo de uma produção, deve dar o primeiro passo para criar um ambiente profissional e respeitável. Nós todos estamos aqui porque nós queremos contar histórias encantadoras e impactantes e nenhum membro de elenco ou equipe deve ser colocado em uma posição onde se sente inseguro, explorado ou maltratado - especialmente quando estiver fazendo um conteúdo delicado".

No caso de Emilia Clarke, ela ainda disse que algumas coisas no set de Game of Thrones eram inaceitáveis, o que a fez entender seus próprios limites: "As coisas são diferentes agora, eu sei dizer com o que estou confortável ou não", declarou. "Eu tive brigas no set em que dizia: 'Não, o lençol vai me cobrir'. E eles diziam: 'Você não quer decepcionar os fãs de Game of Thrones, quer?'. E eu respondia: 'Vão se f**er!'"

+ Leia mais: Jason Momoa lamenta destino de Daenerys em 'Game of Thrones': 'Aquele episódio acabou comigo'

"Ao longo da minha carreira, eu vi como é de vital importância saber como abordar conteúdo sensível com profissionalismo. O guia criado pela Directors UK define padrões para dirigir cenas íntimas e ajudará a criar um espaço de trabalho seguro para todos em sets de filmes ou TV", acrescentou Susanna White.

 


+ Tem série que ganha nosso coração desde a primeira temporada, né? Dá uma olhada nessas dicas de produtos INCRÍVEIS que todo fã deveria ter:

1 - Os 13 Porquês: Se você curte 13 Reasons Why, com certeza vai adorar o livro que deu origem à série. Ahh, e o melhor de tudo é que agora temos a versão em português! - https://amzn.to/2MWXDh3

2 - Fantasia La Casa de Papel: É fã de carteirinha de La Casa de Papel? Imagina só que homenagem maravilhosa usar a roupa da série na próxima festa à fantasia - https://amzn.to/2BRCn6j

3 - Stranger Fans: Quer saber TUDO sobre os bastidores de Stranger Things, teorias, curiosidades, histórias por trás dos personagens e vários detalhes que só quem é fã de verdade sabe? Então o livro "Stranger Fans" foi feito pra você - https://amzn.to/36eBwKP

4 - Caneca You're My Person Grey's Anatomy: Quem ama Grey's Anatomy sabe: não existe declaração de amizade maior do que dar de presente para seu melhor amigo uma caneca com a frase "You're my person" - https://amzn.to/2pefdnY

5 - Friends Forever: Os fãs de Friends vão pirar com essa novidade: o livro “Friends Forever” será lançado em homenagem aos 25 anos da série, com várias fotos exclusivas, entrevistas com o elenco e curiosidades que nunca foram contadas antes! Garanta o seu livro na pré-venda - https://amzn.to/36fC4jo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.


Exitoína agora está no Telegram! Você quer ficar por dentro de todas as novidades? Acesse https://t.me/exitoinabrasil e não perca mais nada!