CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / VEM AÍ

Como 'Homem-Aranha: Longe de Casa' se encaixa no mundo pós Thanos e 'Vingadores: Ultimato'

Com protagonismo de Tom Holland, o filme estreia na próxima quinta-feira (04)

Júlia Andrade Publicado em 29/06/2019, às 10h53 - Atualizado às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tom Holland como Peter Parker em 'Homem-Aranha: Longe de Casa' - Reprodução/Sony Pictures
Tom Holland como Peter Parker em 'Homem-Aranha: Longe de Casa' - Reprodução/Sony Pictures

Homem-Aranha: Longe de Casa chega aos cinemas na próxima quinta-feira (04).

Pouco tempo depois do estrondoso sucesso de Vingadores: Ultimato, o vigésimo segundofilme do Universo Cinematográfico da Marvel conta com mais histórias do adolescente Peter Parker, o Homem-Aranha, lidando com consequências do último lançamento.

Com direção de Jon Watts e protagonismo de Tom Holland, a produção lida com diferentes universos, com a questão da viagem no tempo do filme anterior, a perda do mentor de Parker e a vida pessoal do adolescente.

Saiba mais sobre Homem-Aranha: Longe de Casa :

Quando se passa? [SPOILER DE ULTIMATO]

Além da cronologia de estreia, o enredo do longa também se passa depois dos acontecimentos de Ultimato e a informação foi confirmada pelo pelo diretor do último filme, Joe Russo, que também explicou sobre a linha temporal.

No final de Vingadors: Ultimato todos os personagens que tinham sido eliminados por Thanos acabam reaparecendo, cinco anos a frente no tempo, alcançando a linha da vida normal. Parker chega a aparecer com o amigo Ned (Jacob Batalon) numa das cenas finais e o garoto também não mudou nada. 

Russo explicou sobre essa linha temporal em evento na China. “O motivo do Homem-Aranha ter visto seu amigo no ensino médio no final foi simplesmente porque, infelizmente, ele também foi desintegrado como ele. Claro, algumas pessoas de sua sala que não morreram provavelmente já estão na faculdade”, explicou Joe Russo.

Isso explica o porquê da nova trama se passar em uma uma viagem para a Europa de Peter com os amigos da escola. Se todos ainda são estudantes do ensino médio, então o estalo de Thanos atingiu o grupo inteiro e o enredo se passa depois do retorno.

"As pessoas desintegradas não têm consciência desses últimos 5 anos. Elas não sabem o que aconteceu. É como se tivessem acordado de uma longa soneca. É um mundo muito complicado agora", completou o diretor.

O produtor Kevin Feige chegou a falar ao Toronto Sun, em junho de 2017, sobre cronologia. "Esse arco de 22 filmes termina com Vingadores 4 em 2019 e então, meses depois, teremos Peter e Homem-Aranha, em julho de 2019, mostrando as consequências e o que acontece a partir de então”, disse.

Qual o enredo?

No meio de uma viagem pela Europa com os amigos de escola, Peter Parker (Tom Holland) é convocado por Nick Fury (Samuel L. Jackson) para uma nova missão de herói. Dessa vez, ele precisa enfrentar os montros elementais que estão surgindo em grandes cidades europeias. Durante essa missão, surge o enigmático Mysterio (Jake Gyllenhaal), que chega de outra realidade para ajudar, mas pode surpreender no meio do caminho. Diante disso, Peter Parker ainda precisa lidar com a sua vida de adolescente comum, com sua paixão por MJ (Zendaya) e a necessidade de declarar isso para ela.

Quem é Mysterio?

Vindo dos quadrinhos, Quentin Beck (Jake Gyllenhaal), o Mysterio,será o principal vilão do filme e, no cinema, surge de um multiverso. O estalo de dedos de Thanos abriu um buraco na dimensão e o personagem veio de outra Terra para "ajudar" a deter os monstros elementais.

Mysterio diz à Parker sobre a existência de múltiplas realidades, que essa Terra é da dimensão 616, e ele é  da Terra 833.

Essa é a primeira aparição no mundo cinematográfico desse conceito, que vem dos quadrinhos da Marvel, em que o número 616 é o que identifica o universo principal da companhia. 

Mysterio aparece de forma diferente do que é apresentado nos quadrinhos. Nas telonas, parece que vai criar uma maior aproximação com Parker como uma espécie de mentor, depois da perda de Tony Stark. Só depois se revela como vilão, com suas grandes habilidades de ilusionismo e controle mental.

"Eu acho que as pessoas amam esse personagem, que está muito diferente de como ele é nos quadrinhos. E quando está fazendo algo tão diferente assim do original, você meio que fica com medo", disse Jake Gyllenhaal em entrevista ao GQ.

Quem vai estar no filme?

Além de todos que já citamos, como Tom Holland, Jake Gyllenhaal, Zendaya, Samuel L. Jackson e Jacob Batalon, retornam ainda Marisa Tomei como a tia May, Jon Favreau como Happy e Cobie Smulders como Maria Hill.

Falando em retornos, há um personagem que volta ao mundo do Homem-Aranha nos cinemas na primeira cena pós-créditos do filme, mas não vamos estragar a surpresa.

Quem assitiu ao episódio Rachel, Jack and Ashley Too, com Miley Cyrus, da série Black Mirror, vai reconhecer ainda a atriz Angourie Rice, que aparece em Longe de Casa como o novo interesse amoroso de Ned.  

++ Mysterio explica multiverso em cena inédita de 'Homem-Aranha: Longe de Casa'

Homem-Aranha: Longe de Casa estreia nos cinemas brasileiros no próximo dia 4 de julho.