CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / POLÊMICA

Disney exclui cena de 'teste do sofá' em 'Toy Story 2' devido a movimento #MeToo

Franquia foi relançada em vários formatos devido estreia de 'Toy Story 4' e cena do segundo filme foi deletada

Redação Digital Publicado em 03/07/2019, às 20h42 - Atualizado às 20h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Toy Story 2' é deletada - Reprodução/Disney
Cena de 'Toy Story 2' é deletada - Reprodução/Disney

Segundo informações do site Deadline, a Disney deletou uma cena extra de Toy Story 2, filme de animação lançado em 1999.

A cena em questão envolve o personagem Pete Fedido, vilão da animação, em que ele assedia duas bonecas Barbie e promete às personagens um papel no próximo filme - numa clara alusão ao "teste do sofá".

A  cena com a piada de mal gosto foi retirada do filme uma vez que a Disney relançou a franquia Toy Story em formato Blu-Ray e 4K, devido a estreia de Toy Story 4.

Fóruns online sobre a franquia denunciaram a cena no mês passado, a qual não corresponde mais às transformações sociais vividas em nossa época. Parte das denúncias vêm do movimento #MeToo, que condena o comportamento do cineasta Harvey Weinstein e expõe vários escândalos sexuais e assédios em Hollywood.

Vale ressaltar também que John Lasseter, ex-chefe de criação da Pixar e diretor de Toy Story 2, foi mandado embora da empresa por denúncias de má conduta que envolviam assédio sexual. 

Mas essa não é a primeira vez que a Disney exclui uma cena de um de seus filmes que não correspondem mais com a realidade social. Uma cena explicitamente racista que aparecia no filme Dumbo, de 1941, também foi deletada pela empresa no início desse ano.

++'Toy Story 4' estreia com 100% de aprovação na Rotten Tomatoes

Toy Story 4 está atualmente em cartaz nos cinemas e chegou a ganhar 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, provando ser um sucesso de público e de bilheteria.