CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Polêmico

Familiares de vítimas de massacre em sessão de Batman estão preocupados com o filme Coringa

Atentado em exibição de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, em 2012, deixou 12 mortos

Redação Publicado em 24/09/2019, às 10h38 - Atualizado às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joaquin Phoenix em cena de Coringa - Divulgação/WarnerBros.
Joaquin Phoenix em cena de Coringa - Divulgação/WarnerBros.

Os familiares de vítimas do massacre em uma sessão de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, em 2012, que deixou 12 mortos, estão preocupados com os efeitos do novo filme baseado nos quadrinhos da DC Comics, Coringa.

O caso foi na cidade de Aurora, nos Estados Unidos. Um homem visivelmente alterado, dizendo ser o Coringa, invadiu a sala de cinema no dia 20 de julho de 2012 com um fuzil AR-15. Além dos 12 mortos, mais de 70 pessoas ficaram feridas. 

++ Diretor diz que Joaquin Phoenix chegou a "perder a compostura" nas gravações de Coringa

De acordo com a Variety, os familiares das vítimas estão preocupados com a abordagem da violência no filme. Para algumas pessoas que já assistiram a Coringa, o longa pode dar voz pessoas com tendências violentas e incitar ataques.

Em uma carta à produtora Warner Bros., publicada pela Variety, porém, os familiares não pedem um boicote ao filme, e sim uma atitude da empresa, para que siga o exemplo de outras companhias americanas e se pronuncie sobre o controle de armas. 

++ Jared Leto, Heath Ledger... Relembre outros atores que já viveram o Coringa

"Nós estamos pedindo que vocês usem as suas gigantescas plataforma e influência para se juntar a nós para construir comunidades mais seguras e menos armas", diz a carta, assinada por familiares de quatro jovens mortos em Aurora. 

Segundo a carta, eles não pedem a retirada do filme por apoiar a liberdade de expressão, mas que a "simpatia" com que é mostrada a história de origem do personagem os deixou "reticentes". 

Segundo o Hollywood Reporter, Coringa não vai ser exibido no cinema de Aurora onde houve o ataque em 2012.

++ Oscar: Joaquin Phoenix, Adam Sandler, Jennifer Lopez e outros atores que podem concorrer em 2020

Na última semana, o ator Joaquin Phoenix, intérprete do personagem-título em Coringa, chegou a se retirar de uma entrevista após ser questionado se a história poderia inspirar os mesmos tipos de pessoa retratados no filme, podendo causar tragédias na vida real. Após consultar o time de relações públicas da Warner Bros., o ator voltou para a entrevista, ao jornal britânico The Telegraph, e declarou apenas que o questionamento nunca passou por sua cabeça. 

Coringa estreia nos cinemas brasileiros na próxima semana, no dia 3 de outubro.