CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / CURIOSIDADE

Já imaginou Robin Williams como Coringa? Veja 7 atores que quase deram vida ao vilão

Até Frank Sinatra poderia ter dado vida ao personagem da risada bizarra que luta contra o Batman

Saulo Tafarelo Publicado em 29/09/2019, às 10h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robin Williams poderia ter vivido o Coringa nas telonas - Reprodução/Starz Digital/DC
Robin Williams poderia ter vivido o Coringa nas telonas - Reprodução/Starz Digital/DC

O novo filme baseado no personagem Coringa chega às telonas do Brasil no dia 3 de outubro e tem como ator principal Joaquin Phoenix, que interpreta o palhaço de uma maneira própria. 

Antes dele, Jack Nicholson fez sua marca em Hollywood ao interpretar o personagem macabro em 1989, no filme Batman de Tim Burton. Heath Ledger tambem teve um papel consagrado na pele de Coringa, ao interpreta-lo na na trilogia de Batman do diretor Christopher Nolan. Pelo papel, Ledger chegou a ganhar até o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

++Antes de Joaquin Phoenix: Jared Leto, Heath Ledger e outros atores que já viveram o Coringa 

 Além deles, Cesar Romero foi o primeiro a interpretar o personagem no audiovisual ao realizar a série Batman, de 1966, de Adam West, e, mais recentemente, Jared Leto teve uma atuação criticada em Esquadrão Suicida. 

Porém, antes de todos eles, vários outros atores famosos quase já deram vida a um dos vilões mais emblemáticos de Batman nas produções das franquias da DC. Astros como Ray Liotta, Robin Williams e até Frank Sinatra poderiam ter sido o famoso palhaço bizarro, mas acabaram não realizando o papel. 

++ Análise: O problema de Coringa é que nós estamos em Gotham

Confira abaixo 7 atores famosos que quase foram o Coringa: 

Robin Williams

(Reprodução/Starz Digital) 

Com seus papéis carismáticos e engraçados, Robin Williams poderia ter interpretado um personagem com humor ácido e com um lado mais macabro. Fato é que ele teve uma relação de amor e ódio com o filme Batman, de 1989, e com a Warner Bros.

O próprio Tim Burton queria ele no papel e o ofereceu ao ator, de acordo com o próprio Williams em uma entrevista à revista Empire em 2010. Porém, ele acabou perdendo o papel para Jack Nicholson, o preferido desde o começo pelos estúdios da Warner. 

Curioso é que Williams ainda poderia ter sido o vilão Charada em Batman Forever (1995), mas acabou perdendo o papel para Jim Carrey. Fãs também suspeitaram que ele poderia finalmente ser o Coringa na trilogia de Christopher Nolan, sendo que ele mesmo disse à IGN que “adoraria fazer o papel no filme”, mas nada foi concretizado e Heath Ledger surpreendeu a todos com sua atuação. 

++Familiares de vítimas de massacre em sessão de Batman estão preocupados com o filme Coringa

Ray Liotta

(Reprodução/Warner Bros.) 

Aclamado por seu papel em Goodfellas - Os Bons Companheiros (1990), de Martin Scorsese, o ator era um dos mais cotados para entrar no elenco de Batman (1989), de Tim Burton. Ele poderia ter interpretado tanto o Coringa quanto o próprio Batman, já que seu papel ainda não havia sido definido, mas ele mesmo recusou a proposta de participar do longa. 

Em uma entrevista ao The Playlist, em 2011, ele se redimiu e disse que esnobou o papel. "Lembro que depois de um filme que fiz, Totalmente Selvagem, Tim Burton me queria para o Batman", revelou o ator, agora com 64 anos, que ainda recusou o papel em um tom de deboche.

++Coringa: Exército dos Estados Unidos é notificado sobre risco de ataques em sessões do filme

"E naquela época, eu disse: ‘Você está brincando comigo? Eu sou um ator’’’, relembrou. 

Sem Ray Liotta, o Batman de 1989 teve Michael Keaton no papel de Batman e Jack Nicholson deixou sua marca na produção ao interpretar o temido Coringa.

Tim Curry 

(Reprodução/Dimension Films) 

O ator britânico ficou mundialmente conhecido ao interpretar o Dr. Frank no The Rocky Horror Picture Show (1975) e por interpretar outro palhaço medonho: ele foi o Pennywise na primeira adaptação do livro de Stephen King em It - Uma Obra Prima do Medo (1990).

Tecnicamente, Tim Curry foi o Coringa em Batman: A Série Animada (1992-1995), mas tudo começou a desandar rapidamente e seu trabalho não foi ao ar. 

Segundo o próprio ator e dublador, ele foi demitido do cargo por conta de complicações de saúde. ‘’Eu interpretei o Coringa por um tempo’’, relembrou o ator ao Screen Geek. ‘’Mas eu tive bronquite e eles me demitiram e contrataram o Mark Hamill. Assim é a vida’’, desabafou o artista. 

++Warner Bros. nega que Coringa incentive a violência ao se retratar sobre controvérsias do filme

John Lithgow 

(Reprodução/Showtime) 

O ator norte-americano ganhador do Globo de Ouro e do Emmy poderia ter sido o Coringa nas telonas não uma, mas duas vezes. Fato é que, segundo ele mesmo, ele se esquivou dos papéis.

Em uma entrevista para a Vulture em 2017, o ator revelou os planos de um filme não rodado do Batman e ainda falou sobre como sucedeu em desapontar Tim Burton no teste para o papel de Coringa no filme de 1989.

O diretor Joe Dante tinha planos de realizar um filme sobre o Batman que, segundo ele mesmo para a Psychotronic Cinema, seria uma versão muito mais focada no vilão Coringa e logo John recusou o papel por estar fazendo uma “exaustiva”  peça na Broadway.

++Diretor Todd Phillips nega planos de continuação para Coringa: "O filme não foi montado para ter sequência"

Já em 1989, o ator chegou a fazer testes para o papel do palhaço risonho para o filme de Tim Burton, mas revelou que foi o pior teste de toda sua vida. Segundo o ator, o papel não era certo para ele. “Tentei persuadir Tim Burton que eu não era apto para o papel, e eu sucedi. Não me dei conta de que era uma grande coisa. Uma semana depois eu ouvi que eles estavam indo atrás de Robin Williams e de Jack Nicholson”, revelou o ator. 

Adrian Brody

(Reprodução/Focus Features) 

Em 2003, Adrien Brody fez história no cinema ao ser o mais jovem ator a ganhar um Oscar por melhor ator em O Pianista. Para o filme Batman - Cavaleiro das Trevas, Adrien Brody era um dos cotados para o papel, assim como Heath Ledger. 

Para a MTV, o ator confirmou as especulações e disse ter se encontrado com o diretor Christopher Nolan, da trilogia contemporânea de Batman. 

Mesmo perdendo o papel para Heath Ledger, o ganhador do Oscar elogiou o colega. “Heath era fantástico naquilo, mas sim, eu teria amado fazer o papel. Era um papel incrível”, afirmou. 

Recentemente, mais uma vez, ele até manifestou a vontade de interpretar o vilão nas telonas em Liga da Justiça (2017), ao dizer ao Metro que “sinto que consigo contribuir com algo valioso e que o papel seria interessante. Para mim, os vilões são divertidos!’’. 

++Diretor diz que Joaquin Phoenix chegou a "perder a compostura" nas gravações de Coringa

Sam Rockwell 

(Reprodução/Marvel) 

Segundo rumores da imprensa americana, Sam Rockwell foi um dos finalistas da para interpretar o Coringa na saga de Christopher Nolan iniciada em 2005. Ao lado de Adrien Brody, acabou perdendo o papel para Heath Ledger. 

Até aquele momento, o ator tinha interpretado papéis de reconhecimento, como nos filmes À Espera de Um Milagre e Confissões de uma Mente Perigosa, porém não tinha muita experiência com vilões. Eventualmente, ele ganhou o papel do vilão Justin Hammer em Homem de Ferro 2, em 2010.

++Coringa: Joaquin Phoenix se junta ao caos no último e intenso trailer do filme

Frank Sinatra

(Reprodução/YouTube)

Sim, o lendário cantor norte-americano poderia ter sido um dos Coringas que já existiu na ficção, ou melhor, o primeiro. Na década de 1960, a primeira série baseada no personagem de Batman foi televisionada nos Estados Unidos e ganhou o mundo ao se popularizar Adam West como Batman e Burt Ward como Robin.

Em um relato no livro Truth and Rumors: The Reality Behind TV's Most Famous Myths, Ward afirma que Frank Sinatra ficou desapontado por não ter feito Coringa na série. “Até onde sei, Frank Sinatra ficou muito triste por não ter interpretado o Coringa”, revelou.

++Jared Leto diz que 'definitivamente' interpretaria o Coringa de novo, mesmo com as críticas

Ele tinha travado alguns contatos, mas o papel acabou ficando com Cesar Romero, o qual eternizou a primeira imagem da adaptação do vilão para as telinhas.