CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / POLÊMICA

Juiz nega pedido de advogados para impedir lançamento de A Lavanderia

Em comunicado para a imprensa, Netflix acusou os envolvidos de censura

Redação Publicado em 18/10/2019, às 12h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Meryl Streep em A Lavanderia - Netflix
Meryl Streep em A Lavanderia - Netflix

O processo envolvendo os advogados Jürgen Mossack e Ramón Fonseca, do escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca & CO, e a Netflix ganhou um novo episódio.

De acordo com a Variety, a juíza do caso, Janet Bond Arterton, recusou a emitir uma liminar para impedir o lançamento da produção e transferiu o caso para a Califórnia. Ela concluiu que o tribunal de Connecticut não tem jurisdição sobre o assunto.

++Netflix é processada por advogados do caso Panama Papers por causa do filme A Lavanderia

Diante disso, o filme, que é estrelado pro Meryl Streep, já está disponível no catálogo da Netflix.

A empresa de streaming também emitiu um comunicado oficial para a imprensa norte-americana, acusando os advogados de uma tentativa de censura.

“Esse processo foi um golpe legal frívolo, projetado para censurar a expressão criativa. O filme de Steven Soderbergh conta uma história importante sobre a exploração de pessoas inocentes e o mau uso do sistema financeiro mundial. Felizmente, agora você pode assistir ‘A Lavanderia’ – o filme que Mossack e Fonesca tentaram censurar – na Netflix”

ENTENDA O CASO

Mossack e Fonseca decidiram entrar com uma ação judicial contra o filme A Lavanderia na última quarta-feira (16). A produção aborda o caso Panama Papers, que trata-se de um dos maiores vazamentos de dados da história.

Em 2015, uma fonte anônima enviou para a imprensa um conjunto de 11,5 milhões de documentos da Mossack Fonseca, que revelavam que a companhia operava na ocultação de dinheiro de políticos e figuras públicas do mundo inteiro.

++Netflix e Ava DuVernay são processados por Olhos Que Condenam

No processo, os advogados acusaram que o longa "difama e retrata os autores de processos como advogados que estão envolvidos em lavagem de dinheiro, crimes fiscais, propina e outras condutas criminosas". Os advogados apontaram que o filme os retrata como vilões que lucram com a morte de pessoas.

No filme, Gary Oldman intepreta Jürgen Mossack e Antonio Banderas dá vida para Ramón Fonseca.

Veja o trailer: