CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
#CineBuzzJáViu / NOVIDADE

“Luca”, nova animação da Pixar, é aventura em ritmo de férias para as crianças | #CineBuzzIndica

Filme terá estreia exclusiva no Disney+ no dia 18 de junho, sem taxa de locação

Angelo Cordeiro | @angelocinefilo Publicado em 16/06/2021, às 13h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Luca", nova animação da Pixar, é aventura em ritmo de férias para as crianças - Divulgação/Disney+
"Luca", nova animação da Pixar, é aventura em ritmo de férias para as crianças - Divulgação/Disney+

Quando se fala em Pixar, automaticamente imaginamos uma animação que agrada tanto ao público infantil, com seu visual colorido e personagens engraçadinhos, quanto ao público adulto, com suas mensagens edificantes que fazem qualquer marmanjo se emocionar.

No caso de “Luca”, no entanto, os adultos até podem se emocionar caso role uma identificação com o personagem principal, só que a tendência é que as crianças se envolvam e se divirtam muito mais com as aventuras do “menino-peixe” que dá nome ao filme.

Em “Luca”, o jovem Luca (voz de Jacob Tremblay, de “O Quarto de Jack”) é um monstro marinho que vive nas profundezas do oceano e é proibido pelos pais de ir à superfície. Um dia, ele cruza o caminho de Alberto (voz de Jack Dylan Grazer, de “Shazam!”), um monstro marinho como ele, que lhe mostra os fascínios da vida na superfície, e foge para lá, se infiltrando numa vila de humanos.

Como já era de se esperar de uma animação Pixar, as cores e a trilha sonora ajudam a nos transportar para Portorosso, na Riviera Italiana, onde a história dirigida por Enrico Casarosa é ambientada. Além disso, nossos sentidos são aguçados pelos sons da vila praiana e, principalmente, pelos pratos apetitosos preparados pelo personagem Massimo Marcovaldo (voz de Marco Barricelli). Dá vontade de assistir ao filme comendo uma bela macarronada!

Se por um lado os adultos serão muito mais “passageiros” dessa aventura, por outro lado, as crianças devem se divertir muito mais, pois “Luca” transmite uma ideia de curtir as férias que toda criança adora. Após se infiltrarem na vila de humanos, Luca Alberto se juntam à jovem Giulia (voz de Emma Berman) para competir numa corrida local contra o imbatível Ercole Visconti (voz de Saverio Raimondo).

A partir da relação entre o trio, surge um forte laço de amizade e companheirismo entre Luca Alberto. E é essa a principal mensagem que “Luca” deixa para as crianças, que talvez nem a percebam, já que estarão muito mais envolvidas com as aventuras vividas pelos amigos.

No entanto, aos adultos a mensagem ficará bem mais clara: privar seus filhos de conhecer as maravilhas do mundo pode ser traumatizante, ainda mais se a criança tiver uma personalidade curiosa e de espírito aventureiro como Luca. Não é preciso soltá-las no mundo, mas uma hora ou outra elas irão querer conhecê-lo.

COLETIVA DE IMPRENSA

Nós do CineBuzz tivemos acesso exclusivo a “Luca” e, após assistirmos ao filme, fomos convidados a participar de uma coletiva de imprensa com parte do elenco de vozes da animação. Estavam presentes: Jacob TremblayJack Dylan GrazerEmma BermanMaya Rudolph e Jim Gaffigan, além do diretor Enrico Casarosa e da produtora Andrea Warren.

MAYA RUDOLPH

No filme, Maya Rudolph é Daniela Paguro, a mãe do protagonista Luca. Questionada sobre o protecionismo exagerado da personagem, Maya respondeu: “É a coisa mais assustadora do mundo deixar que seus filhos explorem o mundo. Mesmo sabendo que eles precisem daquilo.” E concluiu: “É menos sobre seu filho e mais sobre os perigos do mundo“.

GRAVAR DURANTE A PANDEMIA

Como as gravações de “Luca” não puderam acontecer em estúdio, os atores gravaram suas vozes em casa, curtindo o ambiente familiar. Jim Gaffigan, intérprete de Lorenzo Paguro, o pai de Luca, falou sobre essa forma de gravar: “Senti como se estivesse envolvido em algo bem pessoal para o [diretor] Enrico. Nem parecia um trabalho, era como estar captando a visão e o tom de alguém“.

Devido à pandemia de coronavírus, “Luca” não estreará nos cinemas, o filme chega exclusivamente ao Disney+ no dia 18 de junho, em cópias dubladas e legendadas.