CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / RANKING

Retrospectiva 2019: Listas de melhores e piores filmes do ano no Rotten Tomatoes têm Vingadores, Homem-Aranha e X-Men

Baseado nas avaliações da crítica especializada, o ranking é definido de acordo com a média de aprovação

Redação Publicado em 08/01/2020, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vingadores:Ultimato, Homem Aranha: Longe de Casa e X-Men: Fênix Negra receberam média - Reprodução/YouTube
Vingadores:Ultimato, Homem Aranha: Longe de Casa e X-Men: Fênix Negra receberam média - Reprodução/YouTube

O ano de 2019 teve grandes lançamentos no cinema e também nas plataformas de streaming, que cada vez produzem mais conteúdo original. Baseando-se na porcentagem de aprovação do site Rotten Tomatos, que oferece uma média para os filmes baseando-se nas notas das fontes mais confiáveis da crítica especializada, selecionamos os 10 melhores e piores filmes do ano.

Sendo o maior termômetro para o cinema e televisão disponível online, o Rotten Tomatoes não considera apenas as notas da crítica, mas também as avaliações do público que assistiu aos filmes em questão. As notas finais são a média final dessas avaliações.

Em primeiro lugar está o filme Vingadores: Ultimato, que estreou nos cinemas mundiais em abril. O filme teve 94% de aprovação da crítica, com mais de 495 avaliações que o descrevem como "empolgante, divertido e emocionalmente impactante". 

+ Leia mais: Vingadores: Ultimato é eleito o pior filme da década e revolta fãs da Marvel na internet

Eçenco no trailer de Nós - Reprodução/YouTube

Em segundo lugar, está o filme Nós, lançado em março. O filme conta com Jordan Peele e Lupita Nyong'o no elenco e tem uma média de 93% de aprovação nas 507 críticas divulgadas. Apesar da opinião positiva dos críticos, que o considerou um "filme de terror ambicioso", ele recebeu elogios de apenas 59% do público, o que lhe concedeu a classificação de fracasso entre a audiência no site.

Confira o ranking dos dez melhores filmes do ano no site:

  1. Vingadores: Ultimato (94%)
  2. Nós (93%)
  3. Toy Story 4 (97%)
  4. Entre Facas e Segredos (97%)
  5. Parasita (99%)
  6. O Irlandês (96%)
  7. The Farewell (97%)
  8. Fora de Série (98%)
  9. Se a Rua Beale Falasse (91%)
  10. Homem-Aranha: Longe de Casa (95%)

+ Leia mais: Google divulga quais foram os dez filmes e séries de TV mais pesquisados no Brasil em 2019, Vingadores: Ultimato e Game of Thrones lideram listas

Já entre os filmes com avaliações negativas, destacam-se filmes como As Trapaceiras, que teve apenas 14% de aprovação da crítica e MIB: Homens de Preto Internacional, que teve 23% de comentários positivos da opinião especializada, mas foi um sucesso entre 66% do público, caso semelhante ao do filme X-Men: Fênix Negra, que foi aprovado por 63% dos fãs apesar de não ter conquistado os especialistas. 

Cena do trailer oficial de Homens de Preto Internacional - Reprodução/YouTube

A animação UglyDolls, lançada em maio deste ano, foi um fracasso de bilheteria e deu prejuízo. O filme  tampouco agradou aos críticos, que o consideraram clichê, resultando em uma aprovação de apenas 28%. Apesar de ter sido melhor avaliado por 56% do público, a animação ainda foi classificada como um fracasso pelo termômetro do Rotten Tomatoes. 

+ Leia mais: Além de O Exterminador do Futuro: Franquias que decidiram apostar em personagens femininas

O reboot de Hellboy  também não foi aprovado pela crítica, apesar de ter agradado pouco mais da metade de seu público. O filme conseguiu uma aprovação de apenas 17% dos especialistas no assunto, que não encontraram no longa os elementos que funcionaram no original. 

Um segundo título com Anne Hathaway entra na lista de piores filmes. Além de As Trapaceiras, o filme Calmaria, do primeiro semestre, também foi alvo de críticas negativas, tendo apenas 19% de aprovação por "não ser tão inteligente quando tentava". 

+ Leia mais: Marianne e mais 7 séries de terror de fora dos EUA que estão na Netflix

O filme lançado em 2019 com a pior avaliação de todas é Mary, um filme de terror americano dirigido por Michael Goi. O longa teve apenas 4% de aprovação da crítica e 20% de aprovação do público, tendo o pior desempenho do ano. 

O filme Cats já está entre os piores do ano antes mesmo de seu lançamento. Após sua pré-estreia para a crítica, a adaptação cinematográfica do musical da Broadway recebeu uma nota baixa, com apenas 16% de aprovação até o momento. O filme estreia no dia 25 de dezembro no Brasil. 

Confira o ranking dos filmes com piores avaliações:

  1. Mary (4%)
  2. Jacob's Ladder (5%)
  3. Replicas (9%)
  4. The Professor (10%)
  5. Jexi (11%)
  6. A Madea Family Funeral (12%)
  7. An Acceptable Loss (13%)
  8. As Trapaceiras (14%)
  9. Night Hunter (15%)
  10. A Score to Settle (15%)


+ É fã de um bom livro de fantasia? Então dá uma olhada nessa lista! Separamos 5 histórias incríveis que vão fazer você ler até não poder mais: 


Box Trilogia O Senhor dos Anéis: Esse box reúne a trilogia do clássico O Senhor dos Anéis e vai te fazer mergulhar nos mistérios e aventuras da Terra-Média. https://amzn.to/2KCfdW4


O nome do vento: Se você curte um livro interativo e cheio de reviravoltas, então esse é para você! “O nome do vento” te convida a desvendar a verdadeira identidade da personagem Kote. https://amzn.to/2NZUmOw

Sol e Tormenta: Procurando por um livro inovador? Escrito por Leigh Bardugo, “Sol e Tormenta” faz parte da Trilogia Grisha e é bem diferente dos outros do seu gênero por ter como protagonista uma personagem feminina. https://amzn.to/343WdYh


Prince of Thorns (The Broken Empire, Book 1): Para quem está procurando por um livro de fantasia medieval, essa é uma ótima opção! Sua versão em inglês escrita por Mark Lawrence conta uma história repleta de aventura, magia, traição e irmandade. https://amzn.to/2OvfBXJ


O poder da espada: Considerada uma das melhores trilogias dos últimos tempos, “O poder da espada” narra o esforço de um grupo para combater o exército inimigo. Sem contar que para quem gosta de ação, esse livro é cheio de passagens de luta incríveis! https://amzn.to/2Xr7NdF


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.