CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / PREMIAÇÃO

Netflix quebra próprio recorde e recebe 24 indicações ao Oscar 2020

Anúncio oficial foi feito na manhã desta segunda-feira (13)

Redação Publicado em 13/01/2020, às 12h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Irlandês, História de um Casamento e Dois Papas renderam indicações ao Oscar 2020 para a Netflix - Divulgação/Netflix
O Irlandês, História de um Casamento e Dois Papas renderam indicações ao Oscar 2020 para a Netflix - Divulgação/Netflix

Em 2019, após Roma receber três estatuetas de ouro no Oscar, maior e mais reconhecida premiação do cinema, a Netflix, produtora do filme dirigido por Alfonso Cuarón, eleito o Melhor Diretor do ano, teve que se defender de críticas que alegavam que as obras da plataforma de streaming não deveriam competir com os demais filmes, já que, supostamente, não proporcionariam a "experiência do filme cinematográfico", como pontuou o diretor Steven Spielberg.

À época, a Netflix respondeu às críticas pelo Twitter, dizendo amar o cinema e salientando algumas das possibilidades que a plataforma traz à arte: "Nós amamos o cinema. Aqui estão outras coisas que também amamos: Acesso a pessoas que não podem pagar ou vivem em cidades sem cinema; Permitir que todos, em qualquer lugar, possam aproveitar lançamentos ao mesmo tempo; dar a realizadores mais formas de compartilhar arte".

+ Leia mais: Coringa lidera com 11 indicações e Democracia em Vertigem representa o Brasil no Oscar 2020; confira a lista completa de indicados

Além de Roma, os curtas documentais A Partida Final e Absorvendo o Tabu e o longa The Ballad of Buster Scruggs, dirigo pelos irmãos Coen e estrelado Liam Neeson, James Franco e Tim Blake Nelson, também foram indicados, rendendo 15 nomeações à premiação, o recorde da Netflix até então.

Com o anúncio dos indicados para a premiação deste ano, realizado na manhã desta segunda-feira (13), a plataforma marca um novo recorde entre os serviços de streaming: 24 indicações em 17 categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Ao todo, são oito produções indicadas, o dobro dos indicados no ano passado.

O Irlandês é o principal representante da plataforma: teve dez indicações, incluindo as de Melhor Filme e Melhor Diretor. Protagonista do longa, Robert De Niro não conseguiu chegar à finalíssima na categoria de Melhor Ator, mas Al Pacino e Joe Pesci disputarão o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante.

+ Leia mais: Coringa quebra recorde de indicações de Batman: O Cavaleiro das Trevas no Oscar

O segundo maior indicado da Netflix foi História de um Casamento, protagonizado por Scarlett Johansson, Adam Driver e Laura Dern: além de Melhor Filme, os atores também foram indicados nas categorias de Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Atriz coadjuvante, respectivamente. Na última, Dern disputa com Johansson, mas pelo papel da atriz em Jojo Rabbit.

O longa também disputa a categoria de Melhor Roteiro Original e, indicado a Melhor Roteiro Adaptado, O Irlandês volta a aparecer, disputando com outra produção da Netflix: Dois Papas, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles. O filme retrata uma visita do Papa Francisco (Jonathan Pryce) ao então Papa Bento XVI (Anthony Hopkins) antes da renúncia, em 2013, e também rendeu aos protagonistas indicações às categorias de Melhor Ator, para Pryce, e Melhor Ator Coadjuvante, para Hopkins.

Outro destaque é Democracia em Vertigem, documentário dirigido pela brasileira Petra Costa que revisita os últimos anos da política brasileira, a partir das Jornadas de Junho, em 2013, passando pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, e a prisão do também ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2018, findando próximo às eleições do mesmo ano, que levaram Jair Bolsonaro, à época no PSL, ao cargo mais alto do país.

+ Leia mais: Antes de Joaquin Phoenix: Jared Leto, Heath Ledger e outros atores que já viveram o Coringa

Democracia em Vertigem chega com a missão de representar o Brasil na premiação. A Vida Invisível, longa de Karim Aïnouz estrelado por Fernanda Montenegro, Julia Stockler, Carol Duarte e Gregório Duvivier, chegou a ser pré-indicado à disputa para a categoria de Melhor Filme Internacional (antiga categoria de Melhor Filme Estrangeiro), mas acabou ficando de fora, quando os dez finalistas foram divulgados.

Outros dois documentários, Indústria Americana, e A Vida em Mim, conseguiram indicações nas categorias Melhor Documentário e Melhor Documentário em Curta-Metragem, respectivamente. Disputando entre si, as animações Perdi Meu Corpo e Klaus estão entre os indicados para receber o prêmio de Melhor Animação.

Para burlar as críticas do ano passado, que sugeriam que filmes que não vão ao cinema não devem ser indicados a uma premiação do tipo, a Netflix reabriu o cinema de rua Paris Theatre, em Manhattan, Nova York, fechado após 71 anos em atividade, e o manterá para a exibição de seus filmes. O primeiro contemplado foi História de um Casamento, que agora traz o retorno com seis indicações ao Oscar.

Em São Paulo, para citar um exemplo, os longas O Irlandês, Dois Papas e Atlantique, que acabou ficando de fora da disputa para Melhor Filme Internacional, estão sendo exibidos no CineSesc, na Rua Augusta, travessa com a Avenida Paulista, a via mais popular da cidade.

+ Leia mais: Netflix manterá clássico cinema de rua de Nova York para exibir seus filmes

Os vencedores do Oscar serão revelados na 92ª cerimônia de entrega, que será realizada em Los Angeles, na Califórnia, em 9 de fevereiro de 2020.


+ Não é segredo para ninguém que os heróis são super amados, mas os vilões também despertam interesse e possuem diversos fãs pelo mundo todo! Pensando nisso, preparamos uma lista incrível com 5 itens que vão conquistar o coração dos admiradores dos vilões da Marvel e DC Comics! 

1- Box Coringa (Coringa de Brian Azzarello + Piada Mortal):  Este box exclusivo do Coringa reúne duas das hqs mais icônicas do personagem -  https://amzn.to/2MVxzTD

2- Funko Pop! Thanos Avengers End Game: Este Funko Pop! do Thanos é um item perfeito para colecionar ou decorar o cantinho que você quiser! -  https://amzn.to/2Nl2Q17

3- Marvel Figurines Duende Verde: Esculpida e pintada à mão, essa miniatura do Doende Verde, vilão do Homem-Aranha, é repleta de detalhes! - https://amzn.to/2JuKslt

4- Jogo de Cartas Colecionáveis Marvel Vilões: Este jogo possui 60 cartas e é uma ótima escolha para se divertir com os amigos! - https://amzn.to/36g22Dp

5- Origens Secretas - Os Maiores Vilões de Gotham: Se você deseja conhecer melhor as histórias dos vilões de Gotham City, essa HQ é a escolha certeira! - https://amzn.to/2PsPYZt

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.