CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Origem

'O Rei Leão': curiosidades, bastidores e a história por trás da animação original de 1994

Animação original de 'O Rei Leão' teve demissão de diretor e inspiração africana; live-action estreia esta semana

Redação Digital Publicado em 17/07/2019, às 10h57 - Atualizado às 11h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'O Rei Leão' - Reprodução/YouTube
'O Rei Leão' - Reprodução/YouTube

O live-action de O Rei Leão está sendo um dos filmes mais aguardados de 2019, contando com um elenco impecável de dubladores como Donald Glover (Simba), Beyoncé (Nala) e Seth Rogen (Pumba).

O filme chegará aos cinemas do Brasil esta semana, mais especificamente no dia 18 de julho.

Porém, você a conhece direitinho a animação original da Disney? Lançada lá em 1994, ela também já foi um sucesso logo de cara, agradando não só o público infantil como o adulto. 

Originalmente, os diretores de O Rei Leão eram George Scribner (Oliver e sua Turma) e Roger Allers (A Bela e a Fera), que foram ao Quênia em 1991 para coletar inspirações e conhecimento sobre a cultura do país africano, e posteriormente adaptá-lo na animação. 

Lá eles aprenderam sobre o lema “Hakuna Matata”, o “asante sana squash banana” e desenvolveram a ideia do “círculo da vida” que apresentariam no filme. 

Mesmo existindo um respeito entre os dois diretores, sempre houve um conflito quando falava-se sobre o tom de O Rei Leão. George pensava em algo mais realista, quase como um documentário que explorasse a natureza africana. Já Roger que, como sabemos, acabou ganhando e tirando o outro diretor do filme, queria um musical. 

Durante a criação da história, foram notadas grandes inspirações vindas de Hamlet, de William Shakespeare, principalmente se falando de um drama familiar. O pai de família assassinado pelo próprio irmão para conseguir o que quer é algo que está presente nas duas tramas. 

Na verdade, este conflito não ia existir, pois originalmente Scar e Mufasa não eram irmãos, mas o filme passou por alterações no roteiro que o deixaram ainda mais semelhante à tragédia shakespeariana.

Para a produção, os animadores constantemente visitavam o Zoológico de Los Angeles para estudar o movimento dos animais, o que foi difícil mesmo com o conhecimento, precisando até levar leões reais para os estúdios da Disney.

A famosa cena da manada de Gnus, que acaba matando Mufasa, levou nada mais e nada menos que três anos para ser finalizada, mesmo tomando poucos minutos do filme.

Quase no fim da produção de O Rei Leão, a Disney presencia um imprevisto: um terremoto em Los Angeles que deixou seus estúdios inacessíveis, precisando ser continuado em garagens da Califórnia. Meses depois do ocorrido, a situação foi estabilizada e puderam retornar ao seu local de trabalho normalmente. 

++ 'O Rei Leão': mãe de Simba deveria ser a protagonista do filme, dizem pesquisadores

O Rei Leão obteve a maior bilheteria de 1994, e se tornando um dos clássicos mais bem sucedidos da Disney, tanto aos olhos da crítica especializada quando dos fãs. A música Can You Feel The Love Tonight, de Elton John para a animação, levou um Oscar por Melhor Canção Original. 

Relembre: