Exitoína
Facebook ExitoínaTwitter ExitoínaYoutube ExitoínaInstagram ExitoínaTelegram Exitoína
Cinema » Se liga!

5 mockumentaries que todo mundo deveria assistir: The Office, Popstar, Parks and Recreation e mais

Produções, que na maioria são feitas com tom de humor, destacam-se em trazer veracidade para algo falso

Felipe Grutter Publicado em 01/03/2020, às 17h00 - Atualizado às 17h15

Personagens de The Office, Popstar: Sem Parar, Sem Limites e de Eu Ainda Estou Aqui
Personagens de The Office, Popstar: Sem Parar, Sem Limites e de Eu Ainda Estou Aqui - Reprodução/NBC/Apatow Productions/YouTube

Os documentários possuem um grande destaque mundialmente. Mas existe um gênero dessas produções, chamado mockumentary, também conhecido como mocumentário ou pseudodocumentário.

A finalidade dos mocumentários é contar uma história falsa, que contém fatos supostamente reais, mas, na realidade, são falsos. Ou seja, eles simulam um documentário onde toda a trama é ficção.

Eles podem ser tanto em formato de série, como por exemplo The Office e Parks and Recreation, quanto em formato de cinema, como Holocausto Canibal, Eu Ainda Estou Aqui e Popstar: Sem Parar, Sem Limites. Todos esses nomes estão nesta lista.

+ Leia mais: Hunters, Locke & Key e outras novidades nas plataformas de streaming para maratonar

Agora, sem mais delongas, confira cinco ótimos mocumentários para você assistir:

 

Holocausto Canibal (1980)

Esse filme foi o marco da popularidade dos mocumentários. Visto que ele levantou muitas polêmicas no lançamento.

A história de Holocausto Canibal gira em torno de uma equipe formada por quatro documentaristas, que desaparecem após ter ido à Amazônia para filmar tribos canibais. Então, uma missão de resgate, liderada pelo antropólogo Harold Monroe recupera as fitas de gravações perdidas feitas pelos documentaristas. Ao assistir às filmagens, Monroe fica desgostoso com as ações da equipe, e depois de descobrir seus destinos, ele opõe-se à intenção da emissora de transmiti-la.

No entanto, quando o filme foi lançado, quase ninguém sabia que ele era uma ficção, pois rolavam rumores de que alguns atores do filme haviam morrido, visto que eles ficaram um bom tempo sem aparecer.

+ Leia mais: The Witcher: Mark Hamill fica de fora e Kim Bodnia será Vesemir na 2ª temporada

 

The Office (2005-2013)

The Office é considerada por muitos uma das melhores séries de comédia que já existiram na face da Terra. E além disso, obviamente, The Office é um ótimo exemplo de mockumentary.

A série mostra o cotidiano de um escritório em Scranton, na Pensilvânia, filial da empresa fictícia Dunder Mifflin, de suprimento de papel. A filial é comandada por Michael Scott (Steve Carell), que é um patrão insensível mas que se preocupa com o bem estar de seus empregados, enquanto a série traça um olhar sobre todos eles, destacando suas diferenças e particularidades. 

The Office teve nove temporadas e lançou em Hollywood nomes como Steve Carell e John Krasinski.

 

Eu Ainda Estou Aqui (2010)

Esse filme tem uma ótima história. Em fevereiro de 2009, Joaquin Phoenix foi ao talk show David Letterman, e surpreendeu a todos com seu visual barbudo e com a fala enrolada. Além disso, ele anunciou que largaria a sua conceituada carreira de ator e iria começar a ser um aspirante a rapper.

E todos acreditaram nessa história, pois o filme estava sendo filmado em segredo. Porém, em seu lançamento, foi revelado que toda essa novela não passava de um pseudodocumentário.

Eu Ainda Estou Aqui é dirigido por Casey Affleck, cunhado de Phoenix na época e irmão de Ben Affleck.

+ Leia mais: Gal Gadot e Brie Larson promovem paz entres heroínas: "Façam amor, não guerra"

 

Popstar: Sem Parar, Sem Limites (2016)

Esse é um mockumentary de comédia bem explícito. Popstar: Sem Parar, Sem Limites é formado pelo trio do The Lonely Island, formado por Akiva Schaffere, Andy Samberg e Jorma Taccone.

O filme conta a história mostra Conner, também conhecido como Conner4Real, depois de dois anos de turnês ao redor do mundo com entradas esgotadas, ele se torna o nome mais importante da música. No entanto, seu mais recente álbum fracassa, e ele então se reúne com sua antiga boy band.

Popstar: Sem Parar, Sem Limites ainda conta com depoimentos (falsos, é claro) de grandes nomes da música, como ASAP Rocky, Usher, Simon Cowell, entre outros.

 

Parks and Recreation (2009-2015)

Parks and Recreation segue os moldes de The Office, assim como sua popularidade e carinhos dos fãs.

A história da série mostra o cotidiano dos empregados do departamento de parques da fictícia Pawnee, pequena cidade do estado do Indiana. Esse departamento é comandado por Ron Swanson, um sujeito anti-governo, mas tem como figura central e protagonista Leslie Knope, uma dedicada funcionária.

A série durou por sete temporadas e até hoje é posta do panteão das melhoras séries de comédia.

 


+ AMANTES DE SUPER-HERÓIS (OU VILÕES), SÉRIES, BRUXOS E GUERRAS ESTELARES, ATENÇÃO: Separamos uma lista INCRÍVEL de coisas que nenhum membro no mundo geek deveria viver sem!

  1. Coleção Harry Potter - 7 volumes: Este box com a coleção completa de Harry Potter que parece mais uma obra de arte - https://amzn.to/2pDKNv1
  2. Harry Potter Luminária Noturna Da Coruja Hedwig: Essa luminária noturna da famosa coruja de Harry Potter - https://amzn.to/2PgARmb
  3. Luminária Acrílico Star Wars Darth Vader: Falando de decoração, que tal iluminar o seu Lado Negro da Força no melhor estilo de todos? - https://amzn.to/2J67sqI
  4. Quebra Cabeça 2000 Peças Avengers Endgame: Seja por hobby ou passatempo, com este quebra-cabeça de 2000 peças dos Vingadores, a diversão é garantida! - https://amzn.to/2o3Pqhw
  5. Crisis on Infinite Earths Box Set: Você está prestes a se apaixonar pelo SONHO de consumo de qualquer fã da DC Comics. Esse box com 14 volumes do "Crisis on Infinite Earths". Garanta este produto na pré-venda! - https://amzn.to/35VDaAH

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Exitoína agora está no Telegram! Você quer ficar por dentro de todas as novidades? Acesse https://t.me/exitoinabrasil e não perca mais nada!