CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Se liga!

"The Office", "Popstar", "Parks and Recreation e mais mockumentaries que todo mundo deveria assistir

Produções, que na maioria são feitas com tom de humor, destacam-se em trazer veracidade para algo falso

Felipe Grutter Publicado em 01/03/2020, às 17h00 - Atualizado às 17h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagens de The Office, Popstar: Sem Parar, Sem Limites e de Eu Ainda Estou Aqui - Reprodução/NBC/Apatow Productions/YouTube
Personagens de The Office, Popstar: Sem Parar, Sem Limites e de Eu Ainda Estou Aqui - Reprodução/NBC/Apatow Productions/YouTube

Os documentários possuem um grande destaque mundialmente. Mas existe um gênero dessas produções, chamado mockumentary, também conhecido como mocumentário ou pseudodocumentário.

A finalidade dos mocumentários é contar uma história falsa, que contém fatos supostamente reais, mas, na realidade, são falsos. Ou seja, eles simulam um documentário onde toda a trama é ficção.

Eles podem ser tanto em formato de série, como por exemplo The Office e Parks and Recreation, quanto em formato de cinema, como Holocausto Canibal, Eu Ainda Estou Aqui e Popstar: Sem Parar, Sem Limites. Todos esses nomes estão nesta lista.

Agora, sem mais delongas, confira cinco ótimos mocumentários para você assistir:

Holocausto Canibal (1980)

Esse filme foi o marco da popularidade dos mocumentários. Visto que ele levantou muitas polêmicas no lançamento.

A história de Holocausto Canibal gira em torno de uma equipe formada por quatro documentaristas, que desaparecem após ter ido à Amazônia para filmar tribos canibais. Então, uma missão de resgate, liderada pelo antropólogo Harold Monroe recupera as fitas de gravações perdidas feitas pelos documentaristas. Ao assistir às filmagens, Monroe fica desgostoso com as ações da equipe, e depois de descobrir seus destinos, ele opõe-se à intenção da emissora de transmiti-la.

No entanto, quando o filme foi lançado, quase ninguém sabia que ele era uma ficção, pois rolavam rumores de que alguns atores do filme haviam morrido, visto que eles ficaram um bom tempo sem aparecer.

The Office (2005-2013)

The Office é considerada por muitos uma das melhores séries de comédia que já existiram na face da Terra. E além disso, obviamente, The Office é um ótimo exemplo de mockumentary.

A série mostra o cotidiano de um escritório em Scranton, na Pensilvânia, filial da empresa fictícia Dunder Mifflin, de suprimento de papel. A filial é comandada por Michael Scott (Steve Carell), que é um patrão insensível mas que se preocupa com o bem estar de seus empregados, enquanto a série traça um olhar sobre todos eles, destacando suas diferenças e particularidades. 

The Office teve nove temporadas e lançou em Hollywood nomes como Steve Carell e John Krasinski.

Eu Ainda Estou Aqui (2010)

Esse filme tem uma ótima história. Em fevereiro de 2009, Joaquin Phoenix foi ao talk show David Letterman, e surpreendeu a todos com seu visual barbudo e com a fala enrolada. Além disso, ele anunciou que largaria a sua conceituada carreira de ator e iria começar a ser um aspirante a rapper.

E todos acreditaram nessa história, pois o filme estava sendo filmado em segredo. Porém, em seu lançamento, foi revelado que toda essa novela não passava de um pseudodocumentário.

Eu Ainda Estou Aqui é dirigido por Casey Affleck, cunhado de Phoenix na época e irmão de Ben Affleck.

+ Leia mais: Gal Gadot e Brie Larson promovem paz entres heroínas: "Façam amor, não guerra"

Popstar: Sem Parar, Sem Limites (2016)

Esse é um mockumentary de comédia bem explícito. Popstar: Sem Parar, Sem Limites é formado pelo trio do The Lonely Island, formado por Akiva Schaffere, Andy Samberg e Jorma Taccone.

O filme conta a história mostra Conner, também conhecido como Conner4Real, depois de dois anos de turnês ao redor do mundo com entradas esgotadas, ele se torna o nome mais importante da música. No entanto, seu mais recente álbum fracassa, e ele então se reúne com sua antiga boy band.

Popstar: Sem Parar, Sem Limites ainda conta com depoimentos (falsos, é claro) de grandes nomes da música, como ASAP Rocky, Usher, Simon Cowell, entre outros.

Parks and Recreation (2009-2015)

Parks and Recreation segue os moldes de The Office, assim como sua popularidade e carinhos dos fãs.

A história da série mostra o cotidiano dos empregados do departamento de parques da fictícia Pawnee, pequena cidade do estado do Indiana. Esse departamento é comandado por Ron Swanson, um sujeito anti-governo, mas tem como figura central e protagonista Leslie Knope, uma dedicada funcionária.

A série durou por sete temporadas e até hoje é posta do panteão das melhoras séries de comédia.