CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / ESPECIAL

Além de Parasita: relembre outros filmes estrangeiros que ganharam remakes americanos

Filme coreano foi um dos maiores sucessos de 2019 e recebeu um Globo de Ouro no último domingo (5)

Henrique Nascimento Publicado em 15/01/2020, às 12h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parasita, sucesso sul-coreano, deve ganhar uma versão norte-americana em breve, assim como O Chamado e Táxi - Divulgação
Parasita, sucesso sul-coreano, deve ganhar uma versão norte-americana em breve, assim como O Chamado e Táxi - Divulgação

Não demorou muito: com o sucesso do sul-coreano Parasita, longa dirigido por Bong Joon Ho indicado a seis categorias no Oscar 2020, incluindo as de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original, era esperado que Hollywood produzisse a sua própria versão do filme.

Na história, uma família está desempregada e em situação degradante, vivendo em um porão apertado. A convite de um amigo, que deixará a cidade para estudar fora, o filho arruma um emprego como professor de inglês na casa de uma família rica e, aos poucos, consegue infiltrar a seus pais e a irmã em cargos na casa, melhorando a sua condição até que eles descobrem um segredo escondido que muda toda a história. Com toques de comédia, drama e suspense, a trama trata, sobretudo, de desigualdade social.

+ Leia mais: Coringa lidera com 11 indicações e Democracia em Vertigem representa o Brasil no Oscar 2020; confira a lista completa de indicados

Joon Ho já informou que está trabalhando na nova versão e o longa será transformado em uma série limitada da HBO, canal responsável por sucessos como Game of Thrones, Westworld e Big Little Lies. O diretor encabeçará o novo projeto e será acompanhado de Adam McKay, roteirista e diretor dos longas vencedores do Oscar A Grande Aposta, de 2015, e Vice, de 2018, além de ser produtor-executivo de Succession, da HBO, eleita a Melhor Série Dramática na última edição do Globo de Ouro.

Joon Ho, após receber o prêmio pelo filme Globo de Ouro, fez um discurso criticando a falta de apreço dos norte-americanos por filmes estrangeiros. O diretor afirmou que o público ainda verá grandes filmes, uma vez que eles resolverem os problemas entre as línguas. "Quando vocês ultrapassarem apenas alguns centímetros da barreira das legendas, vocês descobrirão tantos filmes incríveis", declarou.

+ Leia mais: Globo de Ouro: Após receber prêmio, diretor de Parasita faz discurso sobre as barreiras entre idiomas

Com a novidade, decidimos relembrar alguns filmes que também ganharam remakes norte-americanos nos últimos anos. Confira:

1. Olhos da Justiça

Lançado em 2015, Olhos da Justiça conta com Nicole Kidman e Julia Roberts em seu elenco e é um remake do argentino O Segredo dos Seus Olhos, protagonizado por Ricardo Darín.

O filme conta a história de um oficial de justiça aposentado que decide escrever um livro baseado em um caso real e não resolvido do estupro seguido de morte de uma jovem. Em meio à produção do livro, ele conhece o marido da vítima e decide ajudá-lo a encontrar o culpado pelos crimes.

2. Amigos Para Sempre

Inspirado pelo longa francês Os Intocáveis, Amigos Para Sempre conta a história de um milionário imobilizado em uma cadeira de rodas que precisa da ajuda de um auxiliar de enfermagem em sua rotina. Sem experiência e com um histórico no crime, Dell se dispõe a ajudá-lo e eles acabam se tornando grandes amigos (como sugere o título).

3. Quarentena

Sucesso em 2007, o espanhol [REC] conta a história de uma jornalista que, ao ser pautada para acompanhar bombeiros durante a sua rotina noturna, acaba indo parar em um prédio onde as pessoas parecem infectadas e agem de maneira agressiva. Sem saber o que está acontecendo, o governo acaba os colocando em quarentena e prendendo todos dentro do edifício, onde os ainda não afetados pela misteriosa doença devem lutar para sobreviver.

O filme ganhou um remake logo no ano seguinte, em 2008.

4. Táxi

Não é só das passarelas que vive Gisele Bündchen: em 2004, a modelo brasileira, famosa internacionalmente, estreou como atriz em Táxi, longa protagonizado por Queen Latifah e Jimmy Fallon. Misto de comédia e ação, o filme é inspirado em uma produção francesa homônima.

5. O Chamado

Quando se trata de remakes norte-americanos, os países do continente asiático são um prato cheio: O Chamado é um dos maiores sucessos de suspense, inspirado na franquia japonesa Ringu. Na história, quem assiste a um vídeo esquisito, que circula como um viral nas mãos das pessoas, morre sete dias depois pelas mãos da misteriosa Samara.

6. Sete Homens e um Destino

Com Denzel Washington, Chris Pratt e Ethan Hawke no elenco, entre outros, esse longa de 2016 é inspirado em Os Sete Samurais, filme japonês de 1954 que conta a história de sete samurais contratados para proteger uma vila de bandidos.

No remake, a trama ganha contornos diferentes, mas a essência se mantém.

7. A Casa do Lago

Estrelado por Sandra Bullock e Keanu Reeves, A Casa do Lago conta a história de dois apaixonados que se correspondem através do tempo por uma caixa de correio aparentemente mágica. O filme é inspirado no sulcoreano Il Mare, lançado em 2000.

8. Cidade dos Anjos

O famoso romance entre um anjo e uma humana, interpretados por Nicolas Cage e Meg Ryan, não é um filme original hollywoodiano: ele é inspirado no alemão Asas do Desejo, de 1987, que também é um clássico do cinema internacional.

9. Nine

Lançado em 2009, o musical estrelado por Daniel Day-Lewis, Nicole Kidman, Kate Hudson, Penélope Cruz, Judi Dench, Marion Cotillard, Sophia Loren e Fergie é adaptado da peça da Broadaway de mesmo nome, mas esta é inspirado pelo longa de 1963, 8 1/2, dirigido pelo grande diretor italiano Federico Fellini.

10. Três Solteirões e um Bebê

Após a namorada de um dos três amigos de um grupo deixá-los com um bebê, os inexperientes "novos pais" precisam se unir para cuidar da criança. Essa clássica comédia de 1987 também não é um original hollywoodiano, mas um remake do francês 3 Homens e um Bebê, lançado dois anos antes.

BÔNUS

Como Aproveitar o Fim do Mundo

Para não dizer que os norte-americanos esqueceram o Brasil, em 2016 o canal The CW estreou a série No Tomorrow, inspirada na produção brasileira indicada ao Emmy Internacional Como Aproveitar o Fim do Mundo, escrita por Fernanda Young e Alexandre Machado e estrelada por Alinne Moraes e Danton Mello. Em ambos os casos, as séries tiveram vida curta e duraram apenas uma temporada.

Na trama original, Kátia (Moraes), crente de que o mundo acabará ao fim de 2012, de acordo com o Calendário Maia, tenta fazer com Ernani (Mello), cético sobre o assunto, convença-se de que morrerão em breve e, assim, aproveite a vida.


+ Se você é fã de decoração e DC Comics, vai amar essa lista! Separamos 5 itens dos super-heróis da DC, disponíveis na Amazon, que unem utilidade e beleza para que você possa deixar o cantinho que desejar com a sua cara!

1- Luminária Logo Superman: Essa luminária do Superman é 3D e deixará o seu quarto muito mais divertido e bem decorado! - https://amzn.to/2NjY9op

2- Capa de Almofada Mulher Maravilha: Perfeita para personalizar o ambiente que você desejar, essa capa de almofada da Mulher Maravilha garante um toque a mais na decoração. - https://amzn.to/2onUpty

3- Caneca de Porcelana Batman: Com capacidade para até 300ml, essa caneca do Batman pode ser usada para tomar as suas bebidas preferidas ou como decoração para guardar canetas e lápis. - https://amzn.to/34dThb5

4- Caderneta de Anotação The Flash: Unindo utilidade e beleza, essa caderneta do Flash é perfeita para fazer anotações e decorar a escrivaninha ao mesmo tempo. - https://amzn.to/2PtfXQG

5- Pop! Funko Arqueiro Verde: Ideal para colecionar ou decorar o ambiente que você desejar, este Funko Pop! do Arqueiro Verde é repleto de detalhes. - https://amzn.to/2Nj95mm

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.