CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / ANTAGONISTAS

Quando o vilão é herói: Malévola, Aves de Rapina e mais filmes sobre grandes vilões

De Coringa ao inédito Cruella, filmes sobre vilões e anti-heróis têm roubado a cena em Hollywood

Saulo Tafarelo Publicado em 12/10/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Angelina Jolie e Margot Robbie respectivamente como Malévola e Arlequina - Disney/Warner
Angelina Jolie e Margot Robbie respectivamente como Malévola e Arlequina - Disney/Warner

Angelina Jolie retorna ao papel da temida Malévola na sequência Dona do Mal, que estreia no dia 17 de outubro nos cinemas brasileiros. Ao contrário de outros longas, a personagem central é a própria vilã, na qual a narrativa foca em sua vida e em seus vínculos com os outros personagens. 

Porém, Malévola é apenas mais um dos filmes que tem virado a câmera não apenas para a história entre o herói e o vilão, mas sim, concentrando-se no próprio antagonista da história.

Ultimamente, tem sido comum o crescimento do número de filmes sobre os vilões e anti-heróis, a exemplo de Coringa, que já bate recordes nos cinemas mundiais, além do grupo Esquadrão Suicida e o até um filme solo de Venom, decorrente das histórias do Homem-Aranha. 

++Angelina Jolie revela queda por Michelle Pfeiffer na adolescência: ''Você era muito gostosa''

Muitos dos personagens dos estúdios são também retratados como anti-heróis, como no caso de Deadpool, protagonizado por Ryan Reynolds, e Arlequina em Aves de Rapina. Como no caso deste último, alguns filmes da lista ainda serão lançados futuramente, a exemplo também do aguardado Cruella, live-action de uma das vilãs tenebrosas da Disney. 

Abaixo, confira oito filmes que possuem vilões como protagonistas da história: 

++Angelina Jolie leva os filhos para estreia de Malevóla 2

Esquadrão Suicida

(Warner Bros.) 

A Warner resolveu unir alguns de seus vilões mais macabros em Esquadrão Suicida, filme estreado em 2016. Embora não tão aclamado pela crítica, o filme arrecadou cerca de 746 milhões de dólares mundialmente e levou atores de primeiro escalão às telonas, como Margot Robbie como Arlequina, Jared Leto no papel de Coringa; Will Smith como Pistoleiro e Cara Delevingne como Magia.

O filme foi o terceiro longa do Universo Estendido da DC, depois de Homem de Aço e Batman vs. Superman, e narra a história de um grupo de vilões e anti-heróis que é recrutado por uma agência governamental secreta para salvar o mundo de uma letal ameaça. A agência é liderada por Amanda Waller (Viola Davis) e, com o passar do filme, eles vão percebendo que não foram escolhidos apenas para o sucesso, e sim para levarem uma certa culpa caso falhassem na missão. 

++Angelina Jolie fala sobre Brasil: "Existem muitos desafios e dificuldades"

Apesar das críticas negativas ao filme, a produção obteve sucesso de público e um segundo filme da franquia foi anunciado para 2021, ao ser dirigido por James Gunn e ter até a brasileira Alice Braga confirmada no longa. 

Venom 

(Sony)

O filme faz parte do Universo da Marvel da Sony e tem Tom Hardy no elogiado papel do jornalista Eddie Brock que se torna o hospedeiro de um simbionte alienígena que acaba produzindo no personagem habilidades sobre-humanos e violentas. 

A relação do jornalista e o hospedeiro é como um híbrido, como dois personagens distintos compartilhando o mesmo corpo: Eddie Brock e Venom. O filme explora essa relação entre os dois bem como a trama segue a narrativa de como o simbionte veio parar na Terra e os bastidores da Fundação que deixou que a criatura alienígena chegasse por aqui sem maiores precauções. 

O filme foi lançado em 2018 e acumulou mais de 855 milhões de dólares em bilheteria mundial. Além de Hardy, Michelle Williams, Riz Ahmed e Jenny Slate complementam o elenco.

++Presidente dos estúdios Marvel afirma que está em negociações com Keanu Reeves

Hardy, inclusive, já está confirmado como o anti-herói no segundo longa da franquia, ainda sem data de lançamento, informação compartilhada pela própria produtora do filme Amy Pascal. 

Coringa

(Warner Bros.)

++Jared Leto ficou ''frustrado e triste'' por não ter interpretado novo Coringa, diz revista

O filme do diretor Todd Phillips é um dos mais recentes nesta lista, ao estrear no dia 3 de outubro nos cinemas mundiais. Apesar de recente, o filme já quebrou alguns recordes de público e bilheteria, além de elogios de membros do Oscar, ao retratar a vida e ascensão do personagem Coringa

Ele é tido como um dos vilões do herói Batman e Joaquin Phoenix deu conta de um papel sombrio e celebrado pela crítica.O longa segue a trajetória de Arthur Fleck, um palhaço desempregado que tem problemas financeiros e mentais que acaba levando uma grande rebelião dos oprimidos à cidade de Gotham.

++Joaquin Phoenix pode ser prejudicado no Oscar pela controvérsia de Coringa, segundo revista

Diferente de outros filmes da DC, Coringa não tem conexão direta com outros projetos da empresa e destacou-se ao ter a melhor estreia de um filme em outubro de todos os tempos: somente no primeiro final de semana de exibição, o filme arrecadou mais de 31 milhões de reais no Brasil e levou cerca de 1,8 milhão de pessoas ao cinema por aqui. No mesmo período, o filme acumulou mais de 93,5 milhões de dólares nos Estados Unidos.

Aves de Rapina

(YouTube)

A produção marca mais um filme baseado nos quadrinhos da DC e traz Margot Robbie novamente em seu elogiado papel de Arlequina. O longa abordará a personagem se distanciando da influência de Coringa (interpretado por Jared Leto em Esquadrão Suicida), na qual ela forma um time de heroínas.

Quem está no grupo é a Caçadora (Mary Elizabeth Wintead), Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell) e Renee Montoya (Rosie Perez), as quais terão de salvar a  jovem Cassandra Cain (Ella Jay Basco) dos vilões Máscara Negra, interpretado por Ewan McGregor, e Victor Zsasz, personagem de Chris Messina. 

++7 coisas que você pode ter perdido no trailer de Aves de Rapina

Mesmo ainda não estreado, o filme tem causado certa comoção em Hollywood. Recentemente, Ewan McGregor afirmou que o Aves de Rapina será um filme feminista para a revista Premiere e, em entrevista a MTV, Margot Robbie disse que o longa tem certa inspiração em Tarantino. 

O filme é dirigido por Cathy Yan, de Dead Pigs, e tem estreia marcada para o dia 7 de fevereiro de 2020. 

Cruella

(Disney)

Mesmo ainda não lançado, o filme solo da vilã da história de 101 Dálmatas  já vem criando um burburinho em Hollywood. Quem fica a cabo do papel de Cruella De Vil é Emma Stone, que apareceu de cabelos vermelhos em fotos de paparazzi da produção.

O que se sabe até agora é que o filme solo da vilã acompanhará sua história de vida e crescimento até se tornar a tão temida Cruella De Vil. 

++Disney proíbe comerciais da Netflix antes de lançar seu serviço de streaming

O longa será feito para o inédito streaming da Disney, que será liberado no mercado norte-americano em novembro,e a data de lançamento do filme foi acertada para 28 de maio de 2021, após alguns adiamentos da produção. Quem dirige o longa é Craig Gillespie, de Eu, Tonya, e o roteiro fica por conta de Tony McNamara, de A Favorita. Interessante é que Glenn Close, que já interpretou a vilã em 1996 assume a produção executiva de Cruella

Deadpool

(Marvel)

++Disney tenta colocar Deadpool no MCU e está decepcionada com Os Novos Mutantes

Mesmo não sendo um vilão no sentido amplo da palavra, o cômico Deadpoolnão é um herói, sendo caracterizado, na verdade, como um anti-herói. Interpretado por Ryan Reynolds nos dois filmes da franquia até agora lançados, ele interpreta Wade Wilson, um ex-agente especial que passou a ser um mercenário. 

A trama do primeiro filme gira em torno da vingança do personagem a um cientista que o torturou e o desfigurou completamente, na qual o personagem ganhou poderes e força. O filme se utiliza de um humor escrachado para conduzir a narrativa e se diferencia dos filmes de heróis e vilões da Marvel. 

++Fusão entre Fox e Disney promete reboot das franquias de 'X-Men' e 'Quarteto Fantástico'

O primeiro filme da franquia foi lançado em 2016 e conta também com a brasileria Morena Baccarin e os atores Ed Skrein e T.J Miller e arrecadou mais de 783 milhões de dólares mundialmente. 

Já o segundo filme, lançado em 2018, narra uma mudança de comportamento da personagem ao tentar salvar o jovem mutante Russell (Julian Dennison) das mãos do supersoldado do futuro Cable (Josh Brolin). 

Dredd

(Lionsgate)

Baseado nos quadrinhos de 1977, que introduziram o personagem ao mundo, Dredd é um juíz, júri e executor da cidade fictícia de Mega City, ambientada no século 22, na qual ele faz o papel de um anti-herói que não mede esforços de para impor seu poder e sua violência nas ruas da cidade. 

Lançado em 2012, o filme narra a primeira missão de Cassandra Anderson (Olivia Thirlby) - uma aspirante a juíza que é recrutada pela corporação por seu poder de ler mentes - ao lado de Dredd (Karl Urban). A missão ocorre no gigante bloco residencial Peach Trees, o qual é comandado por Madeline Madrigal (Lena Headey) do alto do 200º andar.

++Kamala Khan, a Ms. Marvel, é nova personagem jogável em Marvel's Avengers

O longa não foi tão bem na bilheteria, arrecadando cerca de 41 milhões de dólares, o qual teve um orçamento de 45 milhões de dólares, e contou com a direção de Pete Travis, de O Franco Atirador

Mulher Gato 

(Warner)

++The Batman: Lupita Nyong’o e Tessa Thompson podem ser Mulher-Gato no filme

Halle Berry deu vida à anti-heroína dos quadrinhos do Batman no filme de 2004. Ela interpreta a personagem no longa dirigido por Pitof, mas que se difere da personagem clássica de Selina Kyle. 

A produção é vagamente inspirada na persoangem dos quadrinhos da DC de mesmo nome, a qual é a anti-heroína que tem um interesse amoroso por Batman. O filme segue a história de Patience Phillips, desenhista industrial é morta por conspiradores após descobrir segredos letais de uma companhia de cosméticos. 

Ela então revive por meio de gatos egípcios que lhe garantem algumas habilidades sobre-humanas. O filme não foi tão recebido pela crítica e as diferenças entre as histórias não agradaram tanto o público. 

++Robert Pattinson não faz ideia de como conseguiu o papel de Batman

Vale ressaltar que em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Anne Hathaway dá vida ao papel clássico de Selina Kyle como a Mulher-Gato.