CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / NOSTALGIA

Relembre filmes que tiveram a Catedral de Notre-Dame como cenário

Torre de Paris foi atingida por um trágico incêndio nesta segunda-feira (15)

Redação Digital Publicado em 15/04/2019, às 18h50 - Atualizado em 03/05/2019, às 16h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Corcunda de Notre-Dame em Catedral - Divulgação/Disney
Corcunda de Notre-Dame em Catedral - Divulgação/Disney

Um terrível incêncio atingiu a Catedral de Notre-Dame, em Paris, nesta segunda-feira (15). Um ponto turístico mundialmente conhecido, a torre já protagonizou o cenário de algumas produções ao longo dos anos. Relembre alguns filmes que eternizaram a igreja francesa, incialmente construída em 1163, no mundo cinematográfico:

O Corcunda de Notre-Dame


Inspirado no livro Victor Hugo, de 1831, o longa da Disney, de 1996, tem a catedral como centro da história e retrata a vida de Quasimodo, um corcunda que vive recluso na catedral com medo de não ser aceito na sociedade, por conta da aparência. A animação foi a adaptação que mais deu notoriedae ao ponto turístico parisiense.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Na comédia romântica de 2002, Amélie é uma jovem do interior que se muda para Paris e logo começa a trabalhar em um café. Um dia, ela encontra uma caixinha dentro de seu apartamento e decide procurar o dono e vive várias experiências na cidade grande. A catedral de Notre-Dame foi o local do funeral da mãe da protagonista. 

Antes do Pôr-do-Sol


A história é protagonizada por um casal formado por um escritor e uma ambientalista, que se conhece em um trem, nove anos atrás de se reencontrarem em Paris. Apesar de comprometidos com outros relacionamentos, eles notam o sentimento forte que existe entre os dois e vivem essa história na capital francesa. Em uma cena específica do filme de 2004, ao passar pela famosa catedral, Jesse Wallace, personagem de Ethan Hawke, comenta que a catedral iria deixar de existir um dia. Ironia do destino.

Meia-Noite em Paris

O filme de 2011 conta a história das férias em Paris de um escritor com sua noiva. Ele sai sozinho para explorar a cidade e conhece um grupo de estranhos que são, na verdade, grandes nomes da literatura. Gil Pender é levado a uma viagem ao passado e vai explorando a capital, contendo a bela torre como componente do cenário e história.

A Invenção de Hugo Cabret

O drama, também de 2011, retrata a história de Hugo, um garoto de 12 anos, que vive numa estação de trem em Paris no começo do século 20 e perde o pai um pouco depois de receber a sua última descoberta do relojoelheiro: um androide. Hugo faz amizade com uma jovem que tem uma chave que cabe no fecho existente no robô. Uma aventura de descobertas com a Cidade da Luz como cenário, com aparições da eterna catedral.

+ Relembre os 21 primeiros filmes do universo cinematográfico da Marvel

Até o momento não se sabe a causa exata que resultou nessa tragédia, mas há suspeitas de problemas em uma manutenção que estava sendo feita no local. Para relembrar a construção sem danos, nos resta, por enquanto, apreciar as produções que contemplaram essa maravilhosa obra, lhe tornando eterna. Um ponto de extrema importância para a História, para o turismo, para o cinema e para o mundo. Felizmente, a sua estrutura interna está preservada.