Exitoína
Facebook ExitoínaTwitter ExitoínaYoutube ExitoínaInstagram ExitoínaTelegram Exitoína

Aplicativo criado na USP detecta coronavírus a partir de radiografia do pulmão

A plataforma é capaz de identificar se um paciente está infectado pelo vírus

Redação Publicado em 08/07/2020, às 13h06

Imagem ilustrativa de radiografia de pulmão
Imagem ilustrativa de radiografia de pulmão - Getty Images

Um aplicativo criado por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) da USP, em Ribeiro Preto, e do Supera Parque de Inovação e Tecnologia da cidade é capaz de realizar o diagnótisco do coronavírus a partir de uma radiografia do pulmão.

De acordo com o Jornal da USP, foram analisados 3.500 imagens, obtidas de repositórios de Brasil, China, Estados Unidos e Itália, sendo duas mil de pacientes infectados pelo vírus, para criar a ferramenta. Outras 500 eram de pacientes com tuberculose e mil de pessoas sem nenhuma doença.

O aplicativo também pode ser utilizado para fazer triagem de pacientes com suspeita de COVID-19 por permitir a análise de várias imagens simultaneamente e seu nome foi escolhido a fim de homenagear Marie Curie. Nascida em Varsóvia, na Polônia, a cientista foi a primeira mulher a ganhar um Nobel, além de ser a única pessoa da História a ganhá-lo duas vezes, um de Física e outro de Química.

A pesquisadora Paula Cristina dos Santos, uma das responsáveis pela criação do aplicativo, explicou que foram separadas nas 3.500 imagens somente a área do pulmão. “Em seguida foi feita uma análise estatística, usando algoritmo capaz de distinguir os três grupos de pacientes: aqueles com a covid-19, aqueles com tuberculose e aqueles sem nenhuma doença”, relatou ela, que é formada em Fonoaudiologia e Informática Biomédica, além de doutora pela USP.



“Foram identificadas 144 características, sendo 42 específicas da COVID-19. Percebemos que essas características também têm níveis, dependendo do estágio da doença: mais leves, moderados e graves. Agora estamos fazendo estudos mais aprofundados, usando outros algoritmos, para estudar essa evolução nas imagens", completou.

A confirmação do aumento na densidade do pulmão foi um outro detalhe que chamou a atenção dos pesquisadores, chamado na medicina de ‘vidro fosco’. “Na COVID-19, o ‘vidro fosco’ tem apresentado uma forma diferente até em relação a outras patologias que apresentam essa característica, por isso o aplicativo consegue agrupar”, comentou.

Paula ainda afirmou que o Marie apresenta uma assertividade de 93% a 98% no diagnóstico apesar de ainda estar em fase de ajustes. “Percebemos que a assertividade cai quando o paciente está na fase inicial da doença, mas em pacientes com grau mais avançado, a assertividade chega a 98%. Então o que precisamos é aprofundar o estudo dos casos leves”, contou a pesquisadora.

+ Leia Mais: Estudo aponta que coronavírus circula no esgoto de Florianópolis desde novembro do ano passado

A professora Geraldine Góes Bosco, do Departamento de Computação e Matemática da FFCLRP, que também participou do desenvolvimento da ferramenta, apontou outra vantagem do novo aplicativo. O médico pode enviar várias imagens para triagem e diagnóstico, ou somente uma imagem para diagnóstico pelo celular. “Isso pode auxiliar o profissional onde quer que ele esteja, pois o aplicativo consegue analisar e processar várias imagens ao mesmo tempo e dar a resposta em poucos minutos”, concluiu.

 

 


+ Notebooks novinhos para você trabalhar ou estudar:

1. Kit Notebook Acer Aspire 3 + Mochila: https://amzn.to/37Em9Ms

2. Notebook 2 em 1 Acer Spin 3: https://amzn.to/30pqhga

3. Notebook Acer Aspire 5: https://amzn.to/35J9c2f

4. Chromebook Acer N7 C731-C9DA: https://amzn.to/37zgcQO

5. Notebook Ideapad S145, Lenovo: https://amzn.to/3ajowpk

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Exitoína agora está no Telegram! Você quer ficar por dentro de todas as novidades? Acesse https://t.me/exitoinabrasil e não perca mais nada!