CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Estudo aponta que coronavírus circula no esgoto de Florianópolis desde novembro do ano passado

Uma pesquisa da UFSC com a Universidade de Burgos constatou o fato

Redação Publicado em 02/07/2020, às 17h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coronavírus foi detectado no esgoto de Florianópolis desde novembro - Ian Waldie/Getty Images
Coronavírus foi detectado no esgoto de Florianópolis desde novembro - Ian Waldie/Getty Images

Um estudo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Universidade de Burgos, da Espanha, constatou que o coronavírus já circulava no esgoto de Florianópolis desde novembro de 2019.

De acordo com o SBT, a amostra de três meses antes do primeiro caso oficial da doença no Brasil, identificado dia 25 de fevereiro, em São Paulo, aponta a contaminaçao pelo vírus.

 A pesquisa está disponível na plataforma para artigos científicos medRxiv desde a última segunda-feira (29) e ainda depende de revisão por pares, mas analisou amostras de esgoto bruto de uma rede de coleta, que atende 5 mil pessoas, localiazado no centro de capital catarinense.



Foram seis diferentes datas de coleta do material, que aconteram entre 30 de outubro de 2019 e 4 de março de 2020, quando foi registrado o primeiro caso de COVID-19 no estado da região sul.

A mais antiga amostra testada que apresentou o Sais-CoV-2, vírus causador da COVID-19, foi feita no dia 27 de novembro do ano passado. As amostras passaram por testes RT-qPCR no laboratório de Virologia Aplicada e Engenharia Ambiental da UFSC, e as dos dias 11 de dezembro, 20 de fevereiro e 4 de março, também testaram positivo para a doença.

+ Leia Mais: Shopping abre em formato drive-thru e libera carros nos corredores em meio à pandemia

Essa constação prova que o coronavírus chegou ao território brasileiro bem antes da primeira confirmação de caso da doença.


+ Separamos 5 itens de decoração inspirados em grandes nomes do Rock ‘n’ Roll que todo fã de música vai amar.

1. Quadro Led Zeppelin: https://amzn.to/2OkvdOQ

2. Almofada Beatles: https://amzn.to/35yrD9t

3. Caneca Banda Muse: https://amzn.to/2shdDTm

4. Relógio Decorativo AC/DC: https://amzn.to/2OHynva

5. Capacho Rolling Stones: https://amzn.to/35zDMuQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.