Exitoína
Facebook ExitoínaTwitter ExitoínaYoutube ExitoínaInstagram ExitoínaTelegram Exitoína
Coronavírus » EITA

Estudo aponta que coronavírus circula no esgoto de Florianópolis desde novembro do ano passado

Uma pesquisa da UFSC com a Universidade de Burgos constatou o fato

Redação Publicado em 02/07/2020, às 17h51

Coronavírus foi detectado no esgoto de Florianópolis desde novembro
Coronavírus foi detectado no esgoto de Florianópolis desde novembro - Ian Waldie/Getty Images

Um estudo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Universidade de Burgos, da Espanha, constatou que o coronavírus já circulava no esgoto de Florianópolis desde novembro de 2019.

De acordo com o SBT, a amostra de três meses antes do primeiro caso oficial da doença no Brasil, identificado dia 25 de fevereiro, em São Paulo, aponta a contaminaçao pelo vírus.

 A pesquisa está disponível na plataforma para artigos científicos medRxiv desde a última segunda-feira (29) e ainda depende de revisão por pares, mas analisou amostras de esgoto bruto de uma rede de coleta, que atende 5 mil pessoas, localiazado no centro de capital catarinense.



Foram seis diferentes datas de coleta do material, que aconteram entre 30 de outubro de 2019 e 4 de março de 2020, quando foi registrado o primeiro caso de COVID-19 no estado da região sul.

A mais antiga amostra testada que apresentou o Sais-CoV-2, vírus causador da COVID-19, foi feita no dia 27 de novembro do ano passado. As amostras passaram por testes RT-qPCR no laboratório de Virologia Aplicada e Engenharia Ambiental da UFSC, e as dos dias 11 de dezembro, 20 de fevereiro e 4 de março, também testaram positivo para a doença.

+ Leia Mais: Shopping abre em formato drive-thru e libera carros nos corredores em meio à pandemia

Essa constação prova que o coronavírus chegou ao território brasileiro bem antes da primeira confirmação de caso da doença.

 


+ Separamos 5 itens de decoração inspirados em grandes nomes do Rock ‘n’ Roll que todo fã de música vai amar.

1. Quadro Led Zeppelin: https://amzn.to/2OkvdOQ

2. Almofada Beatles: https://amzn.to/35yrD9t

3. Caneca Banda Muse: https://amzn.to/2shdDTm

4. Relógio Decorativo AC/DC: https://amzn.to/2OHynva

5. Capacho Rolling Stones: https://amzn.to/35zDMuQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Exitoína agora está no Telegram! Você quer ficar por dentro de todas as novidades? Acesse https://t.me/exitoinabrasil e não perca mais nada!