CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Famosos / CAUSAS

Além de Jane Fonda: Shailene Woodley, George Clooney e outros astros presos em protestos

A atriz de 81 anos tem chamado a atenção ao ser presa às sextas-feiras por protestos contra mudanças climática

Redação Publicado em 22/11/2019, às 16h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jane Fonda, Shailene Woodley e George Clooney sendo presos por protestarem
Jane Fonda, Shailene Woodley e George Clooney sendo presos por protestarem

A atriz de 81 anos Jane Fonda já foi presa por várias vezes, sempre às sextas-feiras, desde o dia 11 de outubro em Washington, capital dos EUA, por protestar contra as mudanças climáticas causadas pelo homem. 

Acompanhada de um grupo de militantes, ela escolheu as sextas-feiras para ser o dia do movimento Fire Drill Friday’s, no qual eles fazem discursos politizados e pedem por atitudes por parte do governo dos Estados Unidos. Por “incomodar a ordem pública’’, Fonda foi presa pelo menos quatro vezes desde o início dos protestos e chegou a passar algumas noites na prisão.

+Leia mais: Jane Fonda revela como é passar a noite na cadeia aos 81 anos

Ela, inclusive, já foi presa anteriormente na década de 1970 por protestar contra a Guerra do Vietnã. 

Porém, Fonda não é a única artista de Hollywood a ser presa em atos que reivindicavam uma causa. Shailene Woodley, Amy Schumer, George Clooney, entre outros, já foram algemados pelas autoridades em meio aos protestos.

Confira abaixo nove outros artistas além de Jane Fonda que foram detidos enquanto protestavam: 

+Leia mais: Jane Fonda espera passar aniversário de 82 anos na prisão por conta dos protestos contra mudanças climáticas

George Clooney

O ator e ativista de 58 anos foi preso em 2012 em frente à Embaixada do Sudão durante uma manifestação em Washington. Clooney se juntou ao ato contra o presidente sudanês, na qual ele e as pessoas ali envolvidas pediam que ele parasse a violência no sul do Sudão e permitisse ajuda humanitária ao país.

YouTube 

Shailene Woodley

A atriz de Divergente e de Big Little Lies foi presa enquanto protestava pacificamente contra a construção de um oleoduto em uma área de reserva indígena no estado da Dakota do Norte, nos EUA. Ela foi algemada por policiais enquanto fazia um live no Facebook e detida sob a alegação de “invasão de propriedade”. 

+Leia mais: Jane Fonda aceita prêmio BAFTA enquanto é algemada por policiais em Washington

Facebook

Martin Sheen

O colega de cena de Jane Fonda em Grace and Frankie já foi preso anteriormente em 1997 durante um protesto da United Farm Workers do lado de fora de uma fábrica de embalagens de morango na Califórnia. Ele, porém, configura como uma das celebridades de Hollywood  que mais foram presas em vida por diferentes protestos, tendo sido detido mais de 60 vezes, de acordo com o E!News

+Leia mais: Jane Fonda é presa novamente nos EUA, desta vez ao lado de Sam Waterston, de Grace and Frankie

YouTube

Susan Sarandon

A atriz de 73 anos ganhadora do Oscar por Os Últimos Passos de um Homem foi presa no ano passado em um protesto anti-Trump em Washington enquanto marchava junto de outras mulheres.

Elas protestavam contra a política de imigração estabelecida no governo de Donald Trump e sentaram-se em meio ao pátio de um dos prédios do Senado norte-americano numa política de zero aceitação das medidas do governo. Ela já havia sido presa antes em 1999 por desobediência civil por protestar contra a brutalidade policial em um caso de um civil desarmado. 

+Leia mais: Erick Jacquin agradece trabalho da polícia contra falsa babá de seus filhos, presa no último domingo

YouTube

Danny Glover

O astro de Máquina Mortífera já foi detido pelas autoridades norte-americanas em 2010 por protestar junto de um grupo trabalhista contra o tratamento ilegal e injusto de trabalhadores de uma empresa alimentícia. Ele foi detido no protesto que ocorria em Maryland junto de outras 11 pessoas por ter ultrapassado uma barreira policial. 

+Leia mais: A$AP Rocky se declara inocente em julgamento por agressão na Suécia

YouTube

James Cromwell

O ator de 79 anos indicado ao Oscar por Babe e que atuou em AHS: Asylum e em Jurassic Park, também foi preso em outubro deste ano por conta de um protesto contra o uso de cachorros e animais para testes na indústria farmacêutica. Ele foi detido junto de um outro homem na Texas A&M University, universidade de pesquisa coeducacional no estado do Texas. 

+Leia mais: Meryl Streep e Emma Stone serão anfitriãs do MET Gala 2020

YouTube

Amy Schumer 

A comediante e atriz de 38 anos foi presa durante um protesto em 2018 em frente ao Senado dos EUA, em Washington, por protestar contra a indicação de Brett Kavanaugh para a Suprema Corte do país. Kavanaugh foi acusado de má conduta sexual por três mulheres, caso que liderou protestos por todo o território dos EUA. 

+Leia mais: Tatianna, de RuPaul's Drag Race, é presa nos Estados Unidos por má conduta

YouTube

Emily Ratajkowski

A modelo conhecida mundialmente foi presa ao lado de Amy Schumer e de outras 302 mulheres no mesmo protesto em frente ao Senado norte-americano. Na ocasião, a modelo segurava um cartaz em que dizia: “Respeite a existência feminina ou espere nossa resistência’’. 

+Leia mais: Família de Mama June afirma que ela não dá notícias para Honey Boo Boo com frequência

Twitter

Cynthia Nixon

A atriz de Sex and The City possui um histórico de envolvimento com a política. Em 2002, ela foi detida junto de um grupo em Nova Iorque, na qual demandavam melhores repasses para escolas públicas. Ela foi algemada pelas autoridades em frente a prefeitura de Lower Manhattan após bloquearem a entrada do edifício em um ato de oposição aos cortes de verba do então prefeito.

HBO