CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Famosos / Curiosidades

Tudo sobre Lupita Nyong’o: livros infantis, nascida no México e mais

Mesmo sendo vencedora de Oscar, muitos desconhecem detalhes da trajetória da atriz

Camila Gomes Publicado em 01/03/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lupita Nyong'o em 12 Anos de Escravidão, Nós e Pantera Negra - Divulgação/Tobis Film/Universal Pictures/Marvel Studios
Lupita Nyong'o em 12 Anos de Escravidão, Nós e Pantera Negra - Divulgação/Tobis Film/Universal Pictures/Marvel Studios

Lupita Nyong’o é uma atriz de 37 anos que ganhou destaque ao estrelar o filme 12 Anos de Escravidão, lhe rendendo uma estatueta do Oscar.

Prestes a protagonizar o Americanah, a adaptação do livro da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, ela deve retornar na sequência de um dos filmes de maiores sucesso da Marvel, em Pantera Negra.

Mesmo interpretando uma das grandes guerreiras de Wakanda, a carreira da atriz como produtora, a participação especial em Star Wars, e muitos desses detalhes acabam passando despercebido por muitos admiradores.

+ Leia mais: Ava DuVernay e Victoria Mahoney estão desenvolvendo adaptação do livro O Despertar

Confira 6 curiosidades sobre a atriz que você (provavelmente) não sabia:

  • Nacionalidade

Filha de pais quenianos, muitos não sabem que a atriz é na verdade mexicana. Nyong’o nasceu na Cidade do México e seu nome é uma homenagem a padroeira do país, Nossa Senhora de Guadalupe. Ainda assim, ela não chegou a completar um ano de vida no lugar, retornando ao Quênia para seu pai lecionar na Universidade de Nairóbi.

Por conta disso, Lupita fala fluentemente quatro idiomas. O primeiro é o espanhol, sua língua materna, as três línguas faladas no Quênia, inglês, swahili e o luo. Já em Pantera Negra, a guerreira de Wakanda aparece falando um pouco do idioma da nação que é totalmente real. Língua Natal do líder Nelson Mandela, o filme resgatou em algumas cenas o xhosa, um dos onze oficiais falado na África do Sul. 

+ Leia mais: Candyman, remake de terror produzido por Jordan Peele, ganha trailer assustador; confira

  • Ela está em Star Wars
Preparação de Lupita Nyong'o para interpretar Maz Kanata

Muita gente deixou essa informação passar antes de entrar nas salas de cinema para assistir a nova franquia estrelada por Daisy Ridley e Adam Driver. Em O Despertar da Força, Os Últimos Jedis e A Ascensão Skywalker ela interpreta Maz Kanata.

Irreconhecível no filme, a atriz foi convidada pelo próprio diretor J.J. Abrams para fazer uma participação da nova fase de Guerra nas Estrelas. Passando 45 minutos diariamente para fazer toda a maquiagem, era necessário colocar 149 pontos no seu rosto para o processo de motion capture. Fã da franquia, ela revelou que somente anos depois ela percebeu que os filmes de uma referência cultural. 

+ Leia mais: Normani desafaba sobre as publicações racistas de Camila Cabello

  • 12 Anos de Escravidão

Mesmo atuando no curta East River, dirigido por Marc Grey, e em seu próprio documentário In My Genes, em que mostra a luta de oito quenianos albinos lutando contra o preconceito, sua primeira aparição em um longa metragem somente em 2013.

Em sua estreia em 12 Anos de Escravidão, a atriz conquistou a estatueta do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por interpretar a escrava Patsey, se tornando a primeira mexicana a conquistar o prêmio.

+ Leia mais: Phoebe Waller-Bridge revela que "estava sonhando" em roteirizar 007 meses antes de ser convidada

  • Produtora executiva

Não foi atuando que Lupita entrou para o mundo das artes, ela começou sua carreira trabalhando na equipe de produção de diversos filmes. Um de seus trabalhos mais famosos como produtora executiva está O Jardineiro Fiel, onde trabalhou com o diretor brasileiro, Fernando Meirelles.

Lupita também é responsável pelo grande sucesso Rainha de Katwe. O longa acompanha uma jovem moradora da favela de Uganda, assistir a aulas de xadrez até que se descobre uma grande jogadora, indo parar nas principais competições do país.

+ Leia mais: Conheça Justice Smith, o ator que promete emocionar o público em novo romance da Netflix, Por Lugares Incríveis

  • Autora infantil

Em seu primeiro livro voltado para o público infantil, ela conta a história de Sulwe, uma garotinha negra que tenta clarear a própria pele para se deixar de sofrer bullying e ser aceita pelas pessoas.

Ver essa foto no Instagram

#Sulwe across the pond! ✨ @PuffinBooksUK

Uma publicação compartilhada por Lupita Nyong'o (@lupitanyongo) em

Quando nenhuma de suas tentativas dão certo, ela recebe uma visita de uma estrela que a leva para uma jornada mágica para conhecer o conto do sol e da lua, descobrindo a importância do amor próprio. Ao lado da ilustradora Vashti Harrison, o livro recebeu recentemente o prêmio de Destaque de Trabalho de Literário para Crianças, na NAACP.

+ Leia mais: Parasita ganhará versão em graphic novel


+ Se você é fã de super-heróis, de boas histórias e da Marvel, então está no lugar certo! Preparamos uma lista incrível com 5 livros, disponíveis na Amazon, que vão conquistar o seu coração:

1- Box Marvel Guerra Civil e Guerras Secretas: Item essencial para os fãs de heróis, este box da Marvel é composto pelos livros Guerra Civil e Guerras Secretas - https://amzn.to/3465qz1

2- Capitã Marvel: Mais Alto, Mais Longe, Mais Rápido e Mais: Com uma excelente qualidade, essa HQ é uma ótima escolha para quem deseja conhecer melhor a história da personagem! - https://amzn.to/2ooChjg

3- Marvel 1602: Escrita por Neil Gaiman, famosos autor britânico, essa HQ combina a clássica ação e aventura ambientada quatrocentos anos no passado. - https://amzn.to/31Sf9Y4

4- Desafio Infinito: Os fãs do vilão Thanos vão amar essa HQ! Essa edição possui 372 páginas e reúne as edições The Thanos Quest 1-2 e Infinity Gauntlet 1-6. -https://amzn.to/36c6Slg

5- A Morte do Capitão Marvel: Todo fã de marvel precisa ter essa HQ! A morte do Capitão Marvel é um clássico que coleciona elogios. Além disso, possui um final surpreendente! - https://amzn.to/32UkTBV

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.