CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Famosos / POLÊMICA

J.K. Rowling devolve prêmio após se envolver em polêmica com comunidade trans

Autora da saga Harry Potter recebeu o Ripple of Hope Award em 2019

Redação Publicado em 28/08/2020, às 12h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
J.K. Rowling em entrevista ao USA Today - Reprodução/YouTube
J.K. Rowling em entrevista ao USA Today - Reprodução/YouTube

A escritora J.K. Rowling, famosa por ter sido a criadora da saga Harry Potter, decidiu devolver o prêmio Ripple of Hope (Onda de Esperança, em tradução livre) após se envolver em polêmicas com a comunidade trans.

Criada pela fundação Robert F Kennedy Human Rights, a premiação é voltada a pessoas que “demonstraram compromisso com mudanças sociais”.



Em um comunicado oficial, a escritora afirma que considerou incorreto o posicionamento de Kerry Kennedy, presidente da fundação RFKHR, que a chamou de transfóbica e a considerou “responsável por machucar pessoas trans.

+Leia mais: J.K. Rowling sugere que uso de hormônios é "terapia de conversão para jovens gays"

Ela fez questão de reforçar que é uma antiga doadora de caridade voltadas à comunidade LGBT e sempre apoiou o direto de pessoas trans de viver livre de perseguição. No entanto, voltou a afirmar algumas de suas posições, justificando que sua luta é pelo direito das mulheres.

Por fim, Rowling disse que discorda da posição da RFKHR a respeito do debate entre direitos das mulheres e direitos de pessoas trans. “(...) Nenhum prêmio ou designação, não importa minha admiração pela pessoa que o recebeu, significa tanto para mim que eu perderia o direito de seguir as regras de minha própria consciência”, concluiu.

SOBRE O CASO

Rowling foi acusada de ser transfóbica após fazer um comentário polêmico no Twitter, sobre uma matéria que dizia "pessoas que menstruam" em vez de "mulheres". O texto tinha a intenção de ser inclusivo, isto é, considerar também as mulheres trans.

Porém, para a autora, a identidade de gênero das pessoas - isto é, se a pessoa se identifica como homem, mulher ou não-binária - é definida exclusivamente pelo sexo biológico, apagando portanto a existência da população trans.


+ Notebooks novinhos para você trabalhar ou estudar:

1. Kit Notebook Acer Aspire 3 + Mochila: https://amzn.to/37Em9Ms

2. Notebook 2 em 1 Acer Spin 3: https://amzn.to/30pqhga

3. Notebook Acer Aspire 5: https://amzn.to/35J9c2f

4. Chromebook Acer N7 C731-C9DA: https://amzn.to/37zgcQO

5. Notebook Ideapad S145, Lenovo: https://amzn.to/3ajowpk

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.