Exitoína
Facebook ExitoínaTwitter ExitoínaYoutube ExitoínaInstagram ExitoínaTelegram Exitoína
Famosos » POLÊMICA

J.K Rowling devolve prêmio após se envolver em polêmica com comunidade trans

Autora da saga Harry Potter recebeu o Ripple of Hope Award em 2019

Redação Publicado em 28/08/2020, às 12h50

J.K. Rowling em entrevista ao USA Today
J.K. Rowling em entrevista ao USA Today - Reprodução/YouTube

A escritora J.K. Rowling, famosa por ter sido a criadora da saga Harry Potter, decidiu devolver o prêmio Ripple of Hope (Onda de Esperança, em tradução livre) após se envolver em polêmicas com a comunidade trans.

Criada pela fundação Robert F Kennedy Human Rights, a premiação é voltada a pessoas que “demonstraram compromisso com mudanças sociais”.



Em um comunicado oficial, a escritora afirma que considerou incorreto o posicionamento de Kerry Kennedy, presidente da fundação RFKHR, que a chamou de transfóbica e a considerou “responsável por machucar pessoas trans.

+Leia mais: J.K. Rowling sugere que uso de hormônios é "terapia de conversão para jovens gays"

Ela fez questão de reforçar que é uma antiga doadora de caridade voltadas à comunidade LGBT e sempre apoiou o direto de pessoas trans de viver livre de perseguição. No entanto, voltou a afirmar algumas de suas posições, justificando que sua luta é pelo direito das mulheres.

Por fim, Rowling disse que discorda da posição da RFKHR a respeito do debate entre direitos das mulheres e direitos de pessoas trans. “(...) Nenhum prêmio ou designação, não importa minha admiração pela pessoa que o recebeu, significa tanto para mim que eu perderia o direito de seguir as regras de minha própria consciência”, concluiu.

SOBRE O CASO

Rowling foi acusada de ser transfóbica após fazer um comentário polêmico no Twitter, sobre uma matéria que dizia "pessoas que menstruam" em vez de "mulheres". O texto tinha a intenção de ser inclusivo, isto é, considerar também as mulheres trans.

Porém, para a autora, a identidade de gênero das pessoas - isto é, se a pessoa se identifica como homem, mulher ou não-binária - é definida exclusivamente pelo sexo biológico, apagando portanto a existência da população trans.

 

 


+ Notebooks novinhos para você trabalhar ou estudar:

1. Kit Notebook Acer Aspire 3 + Mochila: https://amzn.to/37Em9Ms

2. Notebook 2 em 1 Acer Spin 3: https://amzn.to/30pqhga

3. Notebook Acer Aspire 5: https://amzn.to/35J9c2f

4. Chromebook Acer N7 C731-C9DA: https://amzn.to/37zgcQO

5. Notebook Ideapad S145, Lenovo: https://amzn.to/3ajowpk

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Exitoína agora está no Telegram! Você quer ficar por dentro de todas as novidades? Acesse https://t.me/exitoinabrasil e não perca mais nada!