Exitoína
Facebook ExitoínaTwitter ExitoínaYoutube ExitoínaInstagram ExitoínaTelegram Exitoína
Famosos » PERSONALIDADE

Joaquin Phoenix além do discurso no Oscar: conheça o ativismo do ator pelos animais e o meio ambiente

Vegano desde a infância, Joaquin Phoenix usa a carreira para falar sobre o tema

Redação Publicado em 10/02/2020, às 09h01 - Atualizado às 14h18

Joaquin Phoenix em campanha para a ONG Peta em 2019
Joaquin Phoenix em campanha para a ONG Peta em 2019 - Divulgação/PETA

Consagrado como Melhor Ator do Oscar 2020 por seu papel em Coringa, Joaquin Phoenix termina a temporada de premiações do ano com uma coleção de novas estatuetas como vencedor da mesma categoria no Globo de Ouro, Critics 'Choice Awards e no SAG Awards. O ator tem usado seu momento de destaque internacional para falar sobre as causas em que acredita, como o veganismo e a proteção do meio ambiente.

Em seu discurso no Oscar, que ocorreu  neste domingo (10), o ator falou sobre várias causas. "Acho que o maior presente que foi dado a mim e muitos de nós aqui é a oportunidade de usar nossa voz pelos que não a tem", disse. "Quando falamos de desigualdade de gênero, racismo, direitos LGBT, direitos indígenas ou direitos dos animais, estamos falando sobre a luta contra a injustiça." 

+ Leia mais: Joaquin Phoenix irá receber prêmio de Pessoa do Ano por trabalho em prol dos animais

O ator também citou que os seres humanos estão "saqueando" a natureza e usou a indústria de laticínios como exemplo. "Sentimos ter o direito de inseminar artificialmente uma vaca e, quando ela dá à luz, roubamos seu bebê, mesmo que seus gritos de angústia sejam inconfundíveis. Depois, pegamos o leite dela, destinado ao seu bezerro, e o colocamos no café e no cereal", descreveu o ator antes de convidar as pessoas para uma mudança no estilo de vida. 

Além de ter citado a causa animal e ambiental na maioria de seus discursos nas premiações, Phoenix também conseguiu "veganizar" as cerimônias. De acordo com o The Hollywood Reporter, ele pressionou a organização de eventos como o Globo de Ouro para que optassem por um cardápio sem nenhum tipo de ingrediente de origem animal e conseguiu a mudança. O mesmo ocorreu nas premiações do Critic's Choice e SAG Awards em janeiro.

+ Leia mais: Como Joaquin Phoenix "veganizou" as temporada de premiações pelos bastidores

Vegano desde sua infância, o ator não deixou de comparecer a atos com organizações que lutam pelos direitos animais enquanto fazia sua corrida pelo Oscar. Antes de comparecer ao Festival Internacional de Toronto, em setembro do ano passado, ele compareceu a uma ação realizada em uma estação de metrô da cidade. "Ele é uma inspiração para muitas pessoas, ele é muito comprometido com a causa", disse Anita Krajn, fundadora da ONG Be Fair, Be Vegan na ocasião.

No começo do ano,  ele chegou até mesmo a ser preso ao participar da jornada pelo meio-ambiente travada por Jane Fonda no Capitólio, em Washington, nos Estados Unidos. "Às vezes nos perguntamos o que podemos fazer nesta luta contra a mudança climática, e você pode mudar já hoje ou amanhã o que consome", falou em discurso.

+ Leia mais: Dieta de Gladiadores, o documentário com Arnold Schwarzenegger que está tornando pessoas veganas

Após ser ser premiado no SAG Awards, ele dispensou a festa após o evento para comparecer a uma vigília de ativistas em um abatedouro de porcos, capturando imagens do estado em que os animais estão e oferecendo água aos porcos.

DOCUMENTÁRIOS

Em 2005, o ator foi o narrador do documentário Terráqueos, que conta com uma trilha sonora exclusiva de Moby. Em 2018, ele voltou a narrar um documentário sobre os direitos animais ao lado da Rooney Mara, sua esposa. no documentário Dominion

No último ano, ele foi produtor executivo do documentário The Animal People, que conta a história de ativistas veganos que foram processados como terroristas.

+ Leia mais: Jason Momoa é criticado por vídeo com urso e PETA pede que ator se recuse a contracenar com animais selvagens

Pôster do documentário Terráqueos - Divulgação

CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

Em parceria com a PETA, uma das mais conhecidas organizações que promovem o veganismo e direitos animais, o ator já estrelou diversas campanhas publicitárias ao longo dos anos, de vídeos informativos a fotos para outdoors.

Na campanha abaixo, ele aparece se afogando para simular a morte por asfixia de peixes e animais marinhos:

 

 


+ É apaixonado por cinema? Poderia ficar hooooras assistindo aos seus filmes favoritos (ou conversando sobre eles)? Então você está no lugar certo! Fizemos uma lista com 6 ítens que todo cinéfilo de carteirinha vai amar ter em casa:

  • Pipoqueira Pop New, Philco: filme e pipoca é a combinação perfeita. Agora imagina só ter uma pipoqueira em casa e poder se sentir no próprio cinema sempre que quiser? Confira esse produto da Philco que, além de lindo, é super prático: https://amzn.to/2JW7P7V
  • Porta chaves de claquete com foto: que tal uma decoração temática para a sua parede? Dá uma olhada nesse porta chaves que também é um porta retratos incrível: https://amzn.to/3387NBj
  • Kit Almofada Porta Pipocas Cinema: a gente tem o kit perfeito para a sua sessão de filmes em casa ser super confortável! Essa almofada vem acompanhada de um balde de pipoca e dois copos para você curtir com alguém: https://amzn.to/323QkZj
  • Luminária claquete: impossível ser fã de cinema e não pirar com essa luminária de claquete que vai deixar o ambiente ainda mais com a sua cara! Ah, e o mais incrível de tudo é que ela vem com uma caneta para você ou seus amigos deixarem recadinhos iluminados: https://amzn.to/2N6Tqrd
  • Porta controle Popcorn: o porta controles da Popcorn é uma opção super divertida para organizar sua sala e, ainda por cima, deixá-la no clima de cinema: https://amzn.to/36siGQe
    Quadro decorativo cinema: quer estampar seu amor por filmes em todo lugar? Olha só que quadro mais lindo: https://amzn.to/2NvN9UZ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.


 

Exitoína agora está no Telegram! Você quer ficar por dentro de todas as novidades? Acesse https://t.me/exitoinabrasil e não perca mais nada!