CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Famosos / ATIVISMO

Sim, é verdade: George Clooney usou dinheiro de publicidade para investir em satélite espião no Sudão

Ator é conhecido por se manifestar contra atos violentos cometidos no país

Redação Publicado em 28/11/2019, às 17h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George Clooney em entrevista para o apresentador Jimmy Kimmel - YouTube
George Clooney em entrevista para o apresentador Jimmy Kimmel - YouTube

Além de já ter protagonizado diversas produções e ter ganhado um Oscar, George Clooney também é conhecido por seu trabalho como ativista humanitário. E uma das ações do ator ganhou a web desde a última quarta-feira (27).

Em agosto de 2013, Clooney revelou que utiliza o dinheiro ganho nas propagandas de uma marca de café para manter um satétlite privado no Sudão para observar o ditador Omar al Bashir. A iniciativa do ator faz parte do projeto Satellite Sentinel Project, criado por ele. O objetivo é rastrear o exército sudanê na tentativa de alertar os civis antes que ataques aconteçam.

"Bashir divulgou uma declaração dizendo que eu estou espionando ele e se eu iria gostar de ter uma câmera me seguindo em todos os lugares que eu fosse", comentou Clooney para o site Parade na época. "E eu digo: 'Bem-vindo à minha vida, Sr. Criminoso de Guerra'. Quero que o criminoso tenha a mesma atenção que eu recebo. Eu acho que é justo".

+Leia mais: Além de Jane Fonda: Shailene Woodley, George Clooney e outros astros presos em protestos

Bashir foi derrubado do governo do Sudão dia 11 de abril deste ano após um levante militar e popular. Ele foi substituído por um conselho de transição, que irá governar o país por dois anos. Em comunicado oficial, Clooney afirmou que isso não é o suficiente. "O povo do Sudão teve que esperar muito para que esse dia chegasse, mas este é apenas um primeiro passo para uma mudança real".

Clooney trabalha contra a violência no Sudão há alguns anos e já até foi preso durante protestos sobre a causa. Inclusive, em junho deste ano um grupo de apoiadores e aliados da causa LGBT promoveram uma campanha para indicá-lo para o Nobel da Paz.

A indicação seria por conta do trabalho de Clooney contra uma lei homofóbica da nação de Brunei. Em abril, o congresso sudanês aprovou uma lei que permite que homossexuais sejam apedrejados até a morte por sua orientação. Em resposta, Clooney declarou que iria boicotar os vários hotéis de luxo ao redor do mundo que são administrados pelo Sultão de Brunei.

Com o ativismo de Clooney, internautas estão acreditando que ele é realmente o Batman da vida real, visto que o ator interpretou o herói nos cinemas em 1997.


+ Quer se sentir dentro da sua série ou filme preferido? Então dá uma olhada nesses jogos incríveis que separamos para você!


Catan Game Of Thrones, Devir: Cheio de estratégia, este jogo é perfeito para se divertir com os amigos e promete conquistar o coração dos fãs de Game Of Thrones: https://amzn.to/2OAysRh

Breaking Bad - Galápagos Jogos: Este jogo de tabuleiro conta com mais de 300 peças e é todo baseado na série Breaking Bad: https://amzn.to/2OctiMk

Star Wars Legion: Ama Star Wars? Então dá uma olhada nesse jogo maravilhoso da saga: https://amzn.to/2D6Bk2R

Quebra-Cabeça Avengers Endgame: Com 2000 peças, este quebra-cabeça dos heróis mais famosos do mundo vai garantir a sua diversão com a galera! https://amzn.to/2D8Ecfz

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.