CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Curiosidades / EITA!

Cabeleireira é forçada a remover anúncio de emprego por discriminar pessoas tristes

Descrição pedia para "pessoas alegres" se candidatarem, o que gerou a controvérsia

Redação Publicado em 06/09/2020, às 10h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alison Birch, dona de um salão de beleza, foi acusada de discriminar pessoas tristes ao pedir para que "apenas pessoas felizes" se candidatassem a uma vaga de emprego - Jacqueline Macou/Pixabay
Alison Birch, dona de um salão de beleza, foi acusada de discriminar pessoas tristes ao pedir para que "apenas pessoas felizes" se candidatassem a uma vaga de emprego - Jacqueline Macou/Pixabay

Tudo o que Alison Birch não poderia imaginar ao colocar um anúncio de emprego para contratar um profissional para o seu salão de beleza, em Stroud, no Condado de Gloucestershire, na Inglaterra, é que alguém a acusaria de discriminar pessoas tristes.



Na descrição do anúncio, ela pedia alguém com cinco anos de experiência em salão, "confiante em barbearia, assim como em todos os aspectos de penteados de cabelo". O anúncio também recomendava - e aí é que surge o problema - que só os profissionais mais felizes e amigáveis poderiam se candidatar, já que o local é "um pequeno, atarefado e amigável salão".

+ Leia mais: Ator de Crepúsculo revela desejo em reprisar papel na saga: "Voltaria na mesma hora"

Alison enviou o anúncio para um agência de vagas de emprego e, na última quarta-feira (2), recebeu uma ligação de lá, informando que eles não poderiam veicular o anúncio já que a palavra "feliz" sugeriria um comportamento "discriminatório" por parte do salão. 

Ao telefone, funcionário informou: "Eu sinto muito, mas nós não podemos colocar o seu anúncio porque você colocou uma palavra discriminatória nele e nós precisaríamos mudá-lo". Sem entender, Alison questionou: "Eu realmente sinto muito, mas eu tenho certeza de que não coloquei. O que coloquei?"

+ Leia mais: Homem bebe a própria urina e dorme apenas quatro horas por noite para cuidar da saúde

"Você disse que é um salão feliz e apenas pessoas felizes poderiam se candidatar", esclareceu o homem. "A palavra 'feliz' é discriminatória e nós não estamos autorizadas a utilizá-la. Eu posso ler para vocês as regras de discriminação, se você quiser, mas é um longo documento. Podemos mudar a palavra para o caso de alguém acreditar que não pode se candidatar para o trabalho porque ela não é uma pessoa feliz?"

Alison não aceitou e, ao invés disso, removeu o anúncio do site: "Eu estava sendo um pouco sensível demais e a palavra 'feliz' é discrimatória? Ou o mundo inteiro ficou louco?", questionou.

+ Leia mais: Meninas flagradas estudando com internet de lanchonete ganham mais de meio milhão de reais em vaquinha

No entanto, muitos de seus clientes concordaram com ela, assim que a dona do salão compartilhou a história em suas redes sociais: "O mundo ficou completamente louco. Isso significa que todas as palavras descritivas são discriminatórias? Feliz, alto, inteligente, elegante? Boa sorte com a sua busca", escreveu uma delas.


+ Já pensou poder controlar as tarefas do seu dia a dia de uma maneira super tecnológica! Acredite se quiser, mas isso já é possível com os dispositivos Echo! Controlados pela Alexa, assistente de voz da Amazon, com eles você pode realizar diversas atividades por meio de alguns comandos. Confira:

1. Echo Dot 3ª geração: https://amzn.to/2Ty61aI

2. Echo Show 5: https://amzn.to/366fSae

3. Echo 3ª geração: https://amzn.to/2Ny2ghp

4. Echo Show 8: https://amzn.to/2PO3x5f

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.