CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Livros / Entrevista

Autora de livros baseados em games como World of Warcraft, Christie Golden confessa: "Nunca havia jogado antes"

No Brasil para a CCXP, a escritora, que também navega por universos como Star Wars e Star Trek, bateu um papo exclusivo com a Exitoína

Felipe Grutter Publicado em 14/12/2019, às 11h22 - Atualizado em 15/12/2019, às 09h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Christie Golden já escreveu mais de 10 livros sobre World of Warcraft - Divulgação/Blizzard
Christie Golden já escreveu mais de 10 livros sobre World of Warcraft - Divulgação/Blizzard

A escritora estadunidense Christie Golden tem seu nome marcado em séries muito amadas pelo público, como Star Wars, Star Trek e World of Warcraft. São dela obras literárias que expandem esses universos e englobam terror, ficção científica e fantasia.

Não por acaso, Golden, que já escreveu cerca de 50 obras em sua carreira, foi uma das convidadas da mais recente edição da Comic Con Experience, a CCXP, em São Paulo, durante o último final de semana. A autora continuou na cidade após o evento e conversou, exclusivamente com a Exitoína Brasil, sobre a sua jornada e sua imersão em diversos mundos da cultura geek.

Dona de livros como Ravenloft: Vampire of the Mists (1991), Star Trek: The Last Roundup (2002) e Star Wars: Fate of the Jedi: Omen (2009), Golden começou sua carreira escrevendo livros originais. "Nenhum realmente vendeu", ela brinca.

Foi então que ela conseguiu uma audição na TSR, uma das principais empresas de jogos de RPG, para escrever a primeira saga de Ravenloft, cenário de campanha para o jogo de RPG Dungeons & Dragons. Sua longa carreira nos livros de fantasia baseados em franquias já existentes começou ali.

"É limitador e desafiador”, ela conta sobre criar histórias a partir de mundos já existentes. “É como escrever um soneto, onde você só pode colocar certas coisas." Apesar das limitações, ela garante que as experiências são boas. “Felizmente, eu me diverti muito com as franquias que trabalhei."

+ Leia mais: 5 Fan Films que são (quase) tão bons quanto os filmes de Hollywood

Em seu currículo, Christe possui obras em mais de cinco franquias de games. No entanto, ela confessa que nunca jogou um game até escrever Warcraft: Lord of the Clans. "Foi difícil aprender a jogar porque eu nunca havia jogado antes. Mas realmente quis jogar esse."

Assim, ela se viu ligando para seu agente, na tentativa de escrever mais um trabalho sobre World of Warcraft. "Para justificar todo o tempo dentro desse mundo", diz bem-humorada. Sua primeira vez no game, a autora conta, foi inesquecível. “Eu estou nesse mundo em que todo lugar que eu movo o mouse, meu personagem consegue sentir.” Como resultado, já são 11 livros sobre World of Wracraft.

A escritora explica que parte do trabalho de escrever livros baseados em games, como Assassin's Creed e HEX: Shrads of Fate, é estar em contato constante com os desenvolvedores. A cada dúvida, Golden procurava alguém competente para entender melhor sobre aquele universo, como quando ela precisou saber exatamente qual seria a cor do sangue de um orc. “Um preto avermelhado”, hoje ela sabe. Muito também veio da experiência dentro do jogos, sozinha. “Jogando por tanto tempo, acabei aprendendo muito sobre os personagens.”

+ Leia mais: Assinantes do Switch Online, serviço de assinatura do Nintendo Switch, receberão seis games clássicos da Nintendo

O futuro de World of Warcraft na literatura 

Esta é a terceira vez de Christie, que esteve no Brasil para a primeira edição da CCXP, em 2014. "Amo o quão animado o fã brasileiro é. São muito gentis."

Desta vez, ela veio para falar sobre seu trabalho na Blizzard e dos 25 anos de World of Warcraft. O jogo online de MMORPG se passa em Azeroth, um mundo fantástico que possui diversas criaturas, como orcs e seres humanos. Para ela, é um de seus mundos favoritos. "Eu amo o quão vasto [Azeroth] é, como ele parece um lugar real", acredita. "Lá tem tantas culturas, tantas coisas para se explorar e aprender, é muito bem desenvolvido."

+ Leia mais: Comic Con Experience 2020 ganha datas oficiais

Christie Golden diz que ainda fará mais trabalhos literários que envolvemr World of Warcraft. Segundo ela, ainda existem coisas a serem exploradas. "Sempre tem alguma coisa, eu não acho que tenha algum limite para as histórias que possam ser contadas, principalmente de algo nunca feito e contado antes." 


+ É fã de um bom livro de fantasia? Então dá uma olhada nessa lista! Separamos 5 histórias incríveis que vão fazer você ler até não poder mais:

  1. Box Trilogia O Senhor dos Anéis: Esse box reúne a trilogia do clássico O Senhor dos Anéis e vai te fazer mergulhar nos mistérios e aventuras da Terra-Média. https://amzn.to/2KCfdW4
  2. O nome do vento: Se você curte um livro interativo e cheio de reviravoltas, então esse é para você! “O nome do vento” te convida a desvendar a verdadeira identidade da personagem Kote. https://amzn.to/2NZUmOw
  3. Sol e Tormenta: Procurando por um livro inovador? Escrito por Leigh Bardugo, “Sol e Tormenta” faz parte da Trilogia Grisha e é bem diferente dos outros do seu gênero por ter como protagonista uma personagem feminina. https://amzn.to/343WdYh
  4. Prince of Thorns (The Broken Empire, Book 1): Para quem está procurando por um livro de fantasia medieval, essa é uma ótima opção! Sua versão em inglês escrita por Mark Lawrence conta uma história repleta de aventura, magia, traição e irmandade. https://amzn.to/2OvfBXJ
  5. O poder da espada: Considerada uma das melhores trilogias dos últimos tempos, “O poder da espada” narra o esforço de um grupo para combater o exército inimigo. Sem contar que para quem gosta de ação, esse livro é cheio de passagens de luta incríveis! https://amzn.to/2Xr7NdF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.