CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Música / RETROSPECTIVA

A década de Anitta: do funk carioca ao posto de maior estrela do pop no Brasil

A carioca se tornou uma das artistas mais influentes do Brasil e ganha destaque pelo mundo

Redação Publicado em 07/01/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anitta em fotos de 2014, 2018 e 2019 - Reprodução/Instagram
Anitta em fotos de 2014, 2018 e 2019 - Reprodução/Instagram

Recentemente anunciada atração do festival Coachella, Anitta fecha a décadade 2010 como uma das maiores artistas brasileiras. Com suas campanhas ousadas de divulgação de sua carreira, ela alcançou um patamar inédito na música pop nacional, conquistando um espaço de destaque na América Latina. Selecionamos alguns dos momentos mais marcantes de sua carreira:

Nascida Larissa de Macedo Machado, a trajetória de Anitta começou no funk carioca. No início da década, ela foi descoberta pela produtora Furacão 2000 após postar um vídeo amador na internet. Ela abandonou o estágio que tinha em uma mineradora e fechou contrato, ganhando o prêmio de Revelação do Funk aos 18 anos.

Em 2012, ela começou a ser empresariada por Kamilla Fialho e resolveu abandonar o nome de MC. O trabalho conjunto de ambas resultou no hit Meiga e Abusada, que ganhou um clipe bem produzido que alavancou a faixa e chamou a atenção da gravadora Warner Music, que fechou contrato com a cantora no ano seguinte. A música entrrou na trilha sonora da novela global Amor à Vida

+ Leia mais: Anitta rebate críticas sobre apropriação cultural e desabafa: 'Vocês nunca estão satisfeitos'

PRIMEIROS SUCESSOS

A partir daí, a cantora lançou seu primeiro álbum de estúdio em 2013. No homônimo Anitta, ela emplacou o sucesso Show das Poderosas, que a projetou ao sucesso nacional, viralizando na internet e recebendo milhões de acessos em seu clipe. 

Após Show das Poderosas, a carreira de Anitta se estabeleceu em âmbito nacional. Muitos acreditavam que seu sucesso não passaria daquela música, mas a cantora se reiventou a cada lançamento. No ano seguinte, lançou seu segundo álbum, com singles como Na Batida e Ritmo Perfeito, faixa que dá nome ao projeto. 

+ Leia mais: Retrospectiva 2019: Anitta domina lista das parcerias musicais que mais bombaram no Brasil no ano

O ano de 2015 foi de grande importância para a carreira da cantora. Com o lançamento do álbum Bang, ela alcançou ótimos números e reafirmou seu lugar na música pop brasileira. O clipe da música bateu a marca de 1 milhão de acessos no prazo de seis horas e foi dirigido por Giovanni Bianco, que já tinha trabalhado com Madonna. 

Foi neste ano também que Anitta se tornou a primeira artista brasileira a ser premiada no European Music Awards, premiação europeia da MTV, que a elegeu como a Melhor Artista Latino. Foi o começo de uma história de vitórias. Na categoria de Melhor Artista Brasileiro, Anitta foi vencedora invicta entre 2016 e 2018. 

PARA O MUNDO

Sua carreira começou a atravessar fronteiras na América Latina em 2016, com o lançamento do single Sim ou Não ao lado do cantor colombiano Maluma. 

Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que ocorreram no Brasil naquele ano, ela se tornou assunto ao subir ao palco de Caetano Veloso e Gilberto Gil, dois grandes nomes da MPB brasileira. 

Em 2017, Anitta se destacou com parcerias internacionais. Após o sucesso de Sua Cara, parceria com Major Lazer e Pabllo Vittar, a artista surpreendeu ao lançar sua primeira música completamente em inglês em parceria com o pordutor musical Poo Bear. Com Will I See You?, parte de um ousado projeto chamado Check Mate, Anitta conquistou novos públicos, tocando em rádios mais "adultas" e sendo manchete em sites internacionais, como a Billboard. 

O projeto, que contou com um novo clipe a cada mês, também trouxe aos fãs os sucessos Is That For Me, parceria com o DJ sueco Alesso; Downtown, cantando em espanhol com J. Balvin e finalmente o funk Vai Malandra, que chamou atenção por mostrar as celulites da cantora no clipe gravado no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro. 

+ Leia mais: Anitta lamenta morte de dançarino do clipe de Vai Malandra: "Matar ou morrer virou algo banal no Rio de Janeiro"

No ano seguinte, em 2018, ela começou a colher os frutos de seu investimento em uma carreira internacional. Roberto Medina, organizador do Rock In Rio, a convidou para estrear nos palcos europeus na edição de Portugal do festival. "Eu dou um valor especial para Anitta porque ela foi por um tipo de caminho que não é mole", contou o empresário

No cenário nacional, Anitta fez parcerias com artistas de diversos estilos. Do MPB Silva, em Fica Tudo Bem, até o forró de Wesley Safadão, em Romance com Safadeza, ela conquistou novos públicos em sua carreira já estabelecida no país. 

Anitta ao lado de Silva e Wesley Safadão - Divulgação/Slap/Som Livre

+ Leia mais: Madonna teria comentado sobre Faz Gostoso em show: "Por que eu deveria gravar um vídeo com Anitta?”

A cantora fechou o ano de 2018 com o EP trilíngue Solo e o lançamento da série documental sobre sua vida Vai, Anitta, na Netflix. 

Apesar de ter chegado mais longe do que qualquer outro artista pop brasileiro, Anitta não desacelerou em 2019. Neste ano, ela lançou seu quarto álbum, um projeto audiovisual e trilíngue intitulado Kisses, participou do novo álbum de Madonna na música Faz Gostoso, participou das trilhas sonoras dos filmes Ugly Dolls e As Panteras, além de ter feitos várias parcerias - nacionais e internacionais. 

A cantora chegou ao Palco Mundo do Rock In Rio em setembro, fazendo uma apresentação que navegou por todas as fases de sua carreira. "Eu quero agradecer a mim mesma por que eu não desisti", disse no palco do festival. "Hoje, passou um filme na minha cabeça". 


+ As divas do pop estão dominando o mundo! Sempre criando tendências, seus trabalhos possuem uma enorme influência na vida dos fãs. Pensando nisso, preparamos uma lista incrível com 5 itens para quem deseja demonstrar todo amor e admiração que sente pelas suas artistas preferidas!

1- Camiseta Ariana Grande God is a Woman: Com uma malha macia e confortável, essa camiseta vai conquistar o coração dos fãs da Ariana Grande! - https://amzn.to/2PmGv6a

2- Sketch Book Lana Del Rey: Com 129 páginas, este Sketch Book da Lana del Rey é ideal para fazer desenhos e anotações. - https://amzn.to/2MW2Yp8

3- Kit Demi Lovato: Item essencial para os fãs da Demi Lovato, esse kit é composto por dois livros da cantora. - https://amzn.to/2qSofaz

4- Beyoncé Heat Femme Edp 50ml: Não é segredo para ninguém que Beyoncé é uma criadora de tendências. Este perfume da diva é uma combinação de elegância, charme e sensualidade! - https://amzn.to/32Va0zY

5- Lady Gaga Biografia: Se você deseja saber mais sobre a vida da cantora Lady Gaga, então este item é o indicado! - https://amzn.to/2JuGhpQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.