CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Música / Novatos

Dia do Rock: Confira 5 artistas jovens que estão mantendo o rock vivo (e pop!)

Imagine Dragons e twenty one pilots estão entre as bandas que mantém a essência do rock adaptadas aos seus trabalhos atuais

Júlia Andrade Publicado em 13/07/2019, às 08h44 - Atualizado às 10h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Twenty One Pilots - Reprodução/Instagram
Twenty One Pilots - Reprodução/Instagram

O Dia Mundial do Rock é celebrado neste sábado (13) e relembra o Live Aid, um grande festival de rock que aconteceu nessa data em 1985, no Wembley Stadium, em Londres, e no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia, com apresentações de alguns artistas em Sydney, Moscou e Japão.

O evento teve o objetivo de arrecadar fundos para a população da Etiópia, tendo uma das maiores transmissões televisivas de todos os tempos e a escolha da comemoração foi em homenagem a esse festival, organizado pelos músicos Bob Geldof e Midge Ure, exibido em mais de 100 países

Atualmente, o cenário musical carece de popularidade para o rock, que vem perdendo sua essência e seus fieis seguidores do estilo, que costumavam ter grandes nomes como referência como The Rolling Stones, Pink Floyd e Aerosmith.

Mas com toques de pop e outras musicalidades, de forma alternativa, o rock vai sendo remoldurado com a nova geração, tentando reviver o estilo que está com ameaças de extinção.

Confira 5 artistas jovens que estão mantendo esse estilo vivo:

twenty one pilots

O duo dos norte-americanos Tyler Joseph e Josh Dun, formado em 2009, traz uma mistura de instrumentos como piano, sintetizador e bateria, acompanhados dos vocais, com músicas baseadas em poesias escritas pelos integrantes. Eles tem cinco álbuns ao todo, com os dois primeiros gravados de forma independente, Twenty One Pilots, de 2009, e Regional at Best, de2011, e outros três lançamentos, Vessel, de2013, Blurryface, de 2015, e Trench, de2018.

 A dupla do hit Stressed Out venceu o Billboard Music Awards de 2016 como Top Artista de Rock e Top Album de Rock, com BlurryFace. No mesmo ano, os artistas ganharam O MTV Music Awards de Melhor Clipe de Rock com Heathens. O duo também foi atração do Lollapalooza 2019 do Brasil.

++ Dia do Rock: conheça os 10 maiores ícones LGBTQ+ do rock

The 1975

The 1975 é uma banda inglesa de pop rock, de Manchester, formado por Matty Healy, vocalista e guitarrista, Adam Hann, guitarrista, George Daniel, baterista e vocalista, e Ross MacDonald, baixista. Com um rock alternativo, eles mostram influência de electro-pop, música eletrônica, pop e R & B.

O primeiro álbum, The 1975, foi lançado em setembro de 2013 e atingiu o topo das paradas britânicas uma semana depois da estreia, além de I Like It When You Sleep, for You Are So Beautiful Yet So Unaware of It, de2016, e A brief Inquiry Into Online Relationships, de 2018.

++ De Pitty a Joan Jett: No Dia Mundial do Rock, relembre 15 roqueiras incríveis

Imagine Dragons

A banda norte-americana foi formada em 2008 e hoje conta com o vocalista Dan Reynolds, o guitarrista Wayne Sermon, o baixista Ben McKee e o baterista Daniel Platzman. Os donos do eterno hit Radioactive, música recordista que ficou mais tempo na Billboard Hot 110 em toda a história da parada e rendeu um Grammy Award de Melhor Performance de Rock, misturam o rock a um eletro-pop.

 Night Visions, de2012, que garantiu o Billboard Music Awards 2014 de Melhor Álbum de Rock, Smoke + Mirrors, de2015, com vibe mais pop indie, Evolve, de2017, que garantiu o mesmo prêmio na edição de 2018, e Origins, de 2018, são os álbuns de estúdios da banda, que ganhou o Billboard Music Award 2019 de Melhor Artista de Rock e vai estar no palco do Rock in Rio 2019.

++ 10 documentários para entender a história do rock

Far From Alaska

A banda brasileira classificada como de stoner rock surgiu em 2012, em Natal, Rio Grande do Norte. O grupo venceu o concurso Som Pra Todos e foi levado ao Planeta Terra Festival, de onde começaram a ascender. Atualmente, a formação conta com a vocalista Emmily Barreto, o baterista Lauro Kirsch, o guitarrista Rafael Brasil e a tecladista Cris Botarelli. O grupo possui dois álbuns de estúdio e costuma ter suas letras em inglês, de singles como Dino vs. DinoCollision Course Ghetto Blaster On The Moon.

ModeHuman é o disco de 2014, e Unlikely, de2017, produzido nos Estados Unidos por Sylvia Massy, que já participou de produções de System of a Down, Johnny Cash e Red Hot Chili Peppers. A banda ganhou prêmio de Artista Revelação na edição de 2016 do Internacional Midem Award, em Cannes, e já se apresentou em vários festivais como o Lollapalooza Brasil 2015, o Maximus Festival 2016, festival de heavy metal e hard rock, em São Paulo, que também acontece em Buenos Aires, e o Download Festival 2017, em Paris. 

++ De Jimi Hendrix a Kurt Cobain: conheça as 7 guitarras mais icônicas da história

Greta van Fleet

A banda norte-americana foi formada em 2012 e reúne os gêmeos Josh Kiszka, vocalista, e Jake Kiszkavocal, guitarrista, o irmão mais novo Sam Kiszka, baixista, e o baterista Daniel Wagner. O grupo costuma ter seu som comparado ao Led Zeppelin por produzir um rock que relembra os anos 1970. 

Anthem Of The Peaceful Army é o título do álbum lançadoem 2018, que venceu o Grammy Awards de 2019 como Melhor Álbum de Rock, além dos EPs Black Smoke Rising, em 2017, e From The Fires, também em 2017. A banda foi atração do Lollapalooza 2019, em São Paulo. Confira o clipe do single Highway Tune: