CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Música / SUCESSO

De Nirvana a Lady Gaga, saiba quem já ganhou o prêmio de artista revelação do VMA

Madonna e Björk também já concorreram ao mesmo prêmio, mas não ganharam

Saulo Tafarelo Publicado em 24/08/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain, do Nirvana, e Lady Gaga já ganharam como artistas revelação no prêmio. Crédito: Reprodução/YouTube
Kurt Cobain, do Nirvana, e Lady Gaga já ganharam como artistas revelação no prêmio. Crédito: Reprodução/YouTube

A edição deste ano do VMAestá prestes a acontecer e reserva grandes emoções. Artistas pop já muito reconhecidos, como Lady Gaga, Taylor Swift e Ariana Grande, são alguns dos indicados às categorias principais deste ano que dividem o palco e os prêmios com gente nova no pedaço. 

Rosalía, Lil Nas X e Billie Eilish são alguns dos indicados ao prêmio de Artista Revelação no VMA 2019, ao fazerem um sucesso estrondoso em pouquíssimo tempo de carreira. A projeção é que, daqui para frente, eles só cresçam artisticamente, quebrando seus próprios recordes musicais, como Alicia Keys, Eminem e Nirvana fizeram no passado.

++Miley Cyrus está descontente com o VMA desse ano e diz que 'nem f...' estaria na premiação

Mas você sabia que esses e outros grandes artistas do mundo pop de hoje já concorreram e ganharam como Artista Revelação no passado? Além deles, famosos como Madonna, Björk e Green Day também já foram indicados à mesma categoria e, apesar de não terem ganho o prêmio, começaram lá trás e fizeram sucesso com suas composições, tornando-se grandes nomes do cenário pop.

Até 1989 a categoria de Artista Revelação era chamada de Melhor Artista Novo num Vídeoclipe, já que a premiação é voltada para melhores trabalhos da música em vídeo.  Porém, essa não foi a única vez em que a categoria mudou de nome: em 2014 passou a se chamar Artist To Watch (algo como artista para se ficar de olho) e em 2016 voltou a se chamar Artista Revelação.

++Taylor Swift e Ariana Grande lideram as indicações ao VMA 2019; veja a lista completa

Confira artistas pop que fazem muito sucesso e que um dia já venceram como artistas revelação no VMA: 

A-ha  - 1986 

O grupo musical estourou à época com a faixa Take On Me, que ainda ressoa por gerações e que, além de Melhor Artista num Videoclipe, ganhou os prêmios por Melhor Direção e Escolha do Público no VMA em 1984. O clipe da banda também concorria a Vídeo do Ano, prêmio que ficou com Dire Straits por Money for Nothing.

Nirvana -1992 

A banda foi uma das grandes atrações da noite e até fez uma apresentação da música Lithium que ficou marcada na história da premiação. Além disso, a banda levou o prêmio de revelação pela icônica Smells Like Teen Spirit, que lançou os integrantes da banda parao estrelato mundial. Com o mesmo clipe, eles concorriam a Vídeo do Ano, prêmio mais importante da noite. 

Eminem - 1999 

O rapper se destacou ao longo do tempo com suas letras fora da caixa e que muitas vezes atacavam outras celebridades e a sociedade. Em 1999, o rapper foi o ganhador de Artista Revelação com My Name Is, que também concorria a Melhor Vídeo Masculino.

Alicia Keys - 2001 

A cantora de R&B e pop ficou conhecida no início dos anos 2000 por sua voz doce e suas letras contagiantes. Ela ganhou o prêmio em 2001 de Artista Revelação pelo clipe da faixa Fallin

Maroon 5 - 2004 

A banda liderada por Adam Levine estava em ascensão na época com suas canções românticas e melódicas. Os integrantes ganharam o prêmio de revelação por This Love, que estourou nas rádios à época do lançamento. 

Lady Gaga - 2009 

Ainda no início de sua fama, Lady Gaga ganhou o prêmiio de Melhor Artista Revelação por Poker Face. Com o clipe, ela também concorria a Video do Ano e fez uma perfomance para lá de icônica de Paparazzi.

++MTV publica pela primeira vez no Youtube a apresentação de Lady Gaga no VMA 2009

Justin Bieber - 2010 

O cantor, à época ainda um artista mirim, ganhou destaque com o vídeo da música Baby, que logo viralizou no YouTube. O clipe lançou Justin Bieber ao sucesso e o vídeo já conta com mais de 2 bilhões de visualizações. 

++VMA: As 10 apresentações mais icônicas da história da premiação

One Direction - 2012

A banda formada no reality britânico The X Factor ganhou o mundo após os vídeos de suas canções viralizarem no YouTube. Além da boyband ganhar o prêmio de Artista Revelação com o clipe de What Makes You Beautiful, os meninos do One Direction ainda levaram o prêmio de Vídeo Mais Compartilhado pela música no VMA de 2012. 

Cardi B - 2018 

Mesmo com o recente prêmio e a rápida ascensão a fama, Cardi B já é uma rapper muito bem sucedida no mundo do entretenimento. A rapper ganhou o prêmio de revelação e ainda foi a artista com o maior número de indiações da noite, totalizando 12 nomeações nas principais categorias.