CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Música / sucesso

Números mostram que BTS é tão (ou até mais) popular que Taylor Swift e Anitta

Após os indicados ao VMA 2019 serem divulgados, fãs se descontentam com a criação de categorias específicas para grupos de k-pop

Redação Digital Publicado em 01/08/2019, às 10h55 - Atualizado em 11/08/2019, às 15h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BTS em clipe de 'Boy With Luv'. Reprodução/YouTube
BTS em clipe de 'Boy With Luv'. Reprodução/YouTube

Há poucas semanas foram anunciados os indicados ao VMA 2019 e, desde então, fãs de k-pop questionam uma mudança da premiação transmitida e organizada pela MTV. A emissora criou categorias específicas para os grupos musicais sul-coreanos.

O maior incômodo veio dos armys, fãs do BTS, grupo que acaba de anunciar uma pausa na carreira para descanso. A banda é a principal representante da música coreana no mundo, vendendo significamente mais do que alguns dos outros indicados, e principalmente nas categorias de artistas ocidentais.

No Twitter fãs se manifestam: "Estão criando novas categorias para não poderem dar ao BTS e outros grupos de k-pop o reconhecimento que merecem (...) Achei que nós tinhamos que quebrar barreiras e não criar novas".

Os fãs questionam a atitude da MTV por separá-los dos outros cantores pop, como Ariana Grande, Billie Eilish e Lil Nas X, já que seus números de vendas, seguidores e visualizações são tão grandes quanto o deles.

Com isso em mente, foi realizada uma pesquisa para comparar esses dados pelo site Market Watch, que levou em consideração as vendas, quantidade de ouvintes e desempenho de seus clipes nos Estados Unidos.

Em relação aos álbuns, vendendo no ano 573.000 cópias, BTS fica em primeiro lugar, passando na frente de Billie Eilish, Ariana Grande, Jonas Brothers e Taylor Swift.

Já com clipes, o grupo sul-coreano não fica para trás. Com mais de meio bilhão de visualizações, eles ultrapassam 21 Savage, Jonas Brothers e Taylor, novamente. Se aproximando da quantidade de Lil Nas X.

De acordo com a Forbes, o BTS é o grupo mais bem pago, faturando $57 milhões de dólares e sendo colocado em 43º lugar na lista de artistas mais bem pagos em geral, que atualmente possui Taylor Swift em primeiro lugar, com $185 milhões.

É possível comparar o sucesso do grupo com outro fenômeno que cresce internacionalmente, uma das maiores artistas brasileiras da atualidade, Anitta.

Um de seus grandes hits deste ano foi Bola Rebola, parceira com Tropkillaz, J. Balvin e MC Zaac. Lançado em fevereiro deste ano, a música da cantora conquistou mais de 90 milhões de ouvintes no Spotify e mais de 121 milhões de visualizações no clipe.

Já o BTS lançou em abril Boy With Luv, em parceria com Halsey, e foi ouvido mais de 232 milhões de vezes no mesmo aplicativo, com 484 milhões de visualizações no vídeo.

Este lançamento no YouTube, inclusive, permitiu que eles quebrassem o recorde de maior número de view em 24 horas.

++ Empresa por trás de BTS é avaliada em mais de US$ 1 bilhão

Em contrapartida, em relação aos ouvintes mensais no Spotify dos dois, Anitta, com 19 milhões, ultrapassa os meninos, com 17 milhões.