CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Música / SUCESSO

O significado por trás de "Shallow", música de Lady Gaga regravada por Paula Fernandes

A música do filme 'Nasce Uma Estrela' ganhou uma versão brasileira chamada 'Juntos'

Redação Digital Publicado em 17/05/2019, às 17h14 - Atualizado às 17h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bradley Cooper e Lady Gaga, cantando 'Shallow', em 'Nasce Uma Estrela' - Divulgação/Youtube
Bradley Cooper e Lady Gaga, cantando 'Shallow', em 'Nasce Uma Estrela' - Divulgação/Youtube

A música "Shallow", tema do filme Nasce Uma Estrela, feita por Lady Gaga e cantada em dueto com Bradley Cooper no longa, fez muito sucesso e ficou na boca do povo. Ainda mais com o recente anúncio de Juntos, versão brasileira adaptada por Paula Fernandes e gravada com Luan Santana. Mas o que significa "shallow"?

A palavra em si significa "raso", mas a mensagem da música, que ganhou o Oscar de "Melhor Canção Original" em 2019, é muito mais do que uma tradução do termo. Em entrevista à Variety, Lady Gaga falou sobre o que quis passar com a letra:

“Tem sido chocante e surpreendente ver as pessoas se apegarem a essa música, porque é, para mim, como artista, uma das coisas mais autênticas que escrevi”, disse. A cantora ainda relacionou a importância da canção com a forma em que ela foi exibida no longa pela primeira vez, em uma cena em que o personagem de Cooper está sentado no meio-fio de um estacionamento, ouvindo a personagem de Gaga cantar alguns versos de "Shallow":

"Esta é uma conversa entre um homem e uma mulher, e ele realmente a escuta", disse Gaga. “E acho que vivemos em um momento em que isso é algo realmente importante para as mulheres. As mulheres querem ser ouvidas ”.

A adapatação brasileira, por sua vez, opta por um caminho diferente e demonstra não ser uma tradução estrita da letra original: "Diga o que te fez sentir saudade / Bote um ponto final / Cole de uma vez nossas metades / Juntos e shallow now", cantam Paula Fernandes e Luan Santana.

Paula disse ao jornal Extra qual foi sua intenção com essa produção. "Fiz uma versão adaptada, não uma tradução... E, assim como usamos tantos termos aqui como 'Baby' e outros, 'Shallow' é comum'", relatou.

Ela ainda disse que a ideia de manter a expressão é para ter uma parte da música original. "Não era pra fazer sentido, era para ter uma celebração da versão original", afirmou. "Como autora, me senti livre pra juntar os idiomas", continuou.

Lembrando que a adaptação passou por processo de autorização da compositora norte-americana e, segundo Paula, Lady Gaga não mudou uma vírgula.

+ 'Lady Gaga aprovou tudo, sem mudar uma vírgula', diz Paula Fernandes sobre versão brasileira de 'Shallow'

A mineira ainda explicou que, diferente do tom mais dramático da letra original, a letra em português quer transmitir outro sentimento. “'Juntos' é sobre o reencontro de pessoas que se amam", concluiu.