Exitoína
Facebook ExitoínaTwitter ExitoínaYoutube ExitoínaInstagram ExitoínaTelegram Exitoína
Música » EMOCIONANTE

Veterano da Segunda Guerra desbanca Justin Bieber e Ed Sheeran em parada britânica

'Shores of Normandy' relembra o histórico Dia D, que completa 75 anos, testemunhado por Jim Radford

Redação Digital Publicado em 06/06/2019, às 15h59 - Atualizado às 17h33

Jim Radford
Jim Radford - Divulgação/Youtube

Jim Radford, um senhor de 90 anos de idade, veterano do Dia D da Segunda Guerra Mundial, o histórico desembarque das forças aliadas na Normandia, no norte da França, está em primeiro lugar na parada musical britânica da Amazon.

Ele conseguiu desbancar Justin Bieber e Ed Sheeran, agora em segundo lugar com a parceria I Don't Care. Katy Perry, por exemplo, está apenas em sexto lugar com o novo single Never Really Over. Esse sucesso é por conta da gravaçao de uma canção composta por Jim há 50 anos, no aniversário de 25 anos do histórico Dia D, que, neste 6 de junho, completa 75 anos.

Radford tinha 15 anos na época e servia a Marinha Mercante Britânica. Ele explicou ao New York Post sobre o significado do single de nome Shores of Normandy, relançado pelo Normandy Memorial Trust, para arrecadar fundos para construir um memorial no local da invasão"A música é para lembrar os caras corajosos que não voltaram", disse.

++ Dia D: Há 75 anos acontecia o lélebre desembarque na Normandia

O veterano relembrou ao site sobre a experiência que viveu, a bordo de um rebocador no Dia D. "Sua principal preocupação é não deixar seus companheiros para baixo", afirmou. "Você não está pensando em rei ou país, você não está pensando em democracia. Você está pensando: 'Meus amigos dependem de mim, como eu dependo deles', revelou. 

"Isso ficou comigo. Qualquer um que estivesse na Normandia, todos nós nos sentimos ligados uns aos outros. E especialmente para todos os rapazes que não voltaram ”, relatou.

Ele agora pertence ao Veterans for Peace, uma organização anti-guerra, e espera que a canção sirva de alerta para a nova geração sobre os horrores da guerra. "O significado e a seriedade foram esquecidos", disse. "Eu não acho que os jovens hoje percebam o quão sério era ... 1 em cada 4 marinheiros da Marinha Mercante foi morto durante a guerra", contou.

+ Justin Bieber e Ed Sheeran se divertem com chroma key no clipe de 'I Don't Care'

"A mensagem que quero transmitir é que não devemos deixar que isso aconteça novamente", completou. Confira:

Exitoína agora está no Telegram! Você quer ficar por dentro de todas as novidades? Acesse https://t.me/exitoinabrasil e não perca mais nada!