Exitoína
Facebook ExitoínaTwitter ExitoínaYoutube ExitoínaInstagram ExitoínaTelegram Exitoína
News » PERIGO

ALERTA: Polícia adverte pais sobre perfil no Facebook que induz crianças ao suicídio

Perfil do "Homem Pateta" se identifica como Jonatan Galindo

Redação Publicado em 24/06/2020, às 19h02

Perfil usa imagem que remete ao Pateta, personagem da Disney
Perfil usa imagem que remete ao Pateta, personagem da Disney - Facebook

A polícia têm divulgado uma série de alertas para os pais de crianças e adolescentes que usam a internet. Tudo porque surgiu uma ameaça recente, que se identifica como Jonatan Galindo, nas rede sociais. Ele usa fotos que remetem ao personagem Pateta, da Disney.

São perfis que se aproximam de menores de idade por meio do Facebook, enviando mensagens pertubadoras, que podem induzir até mesmo ao suicídio. Segundo o Metrópoles, a polícia já apurou que o priemiro deles foi criado na Europa, em 2017, com publicações em espanhol.

Ainda não existem casos confirmados no Brasil, mas algumas contas com codinome Jonatan Galindo já apresentam conteúdo em português. 

+Leia mais: Homem é acusado após esfaquear menina de 7 anos que havia desenhado para ele

Diante destes riscos, a Polícia Civil e o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina orientam pais e responsáveis a realizarem um monitoramento do conteúdo que é acessado por seus filhos. Além disso, é recomendado observar eventuais mudanças de comportamento.

"Esses perfis têm poucas postagens e desafiam as pessoas a segui-los e enviar uma mensagem privada. Feito isso, é só esperar o retorno deles, que se dá através do envio de mensagens, vídeos, áudios ou até mesmo de uma ligação por vídeo ao vivo. O conteúdo da resposta tem a intenção de causar desconforto, medo e, em alguns casos, tenta provocar o suicídio", explicou o agente da polícia civil Ivan de Souza Castilhos, integrante do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional, em entrevista à revista Crescer.

 

 

Exitoína agora está no Telegram! Você quer ficar por dentro de todas as novidades? Acesse https://t.me/exitoinabrasil e não perca mais nada!