Exitoína
Facebook ExitoínaTwitter ExitoínaYoutube ExitoínaInstagram ExitoínaTelegram Exitoína
News » RACISMO

Marca lança esponja de aço e é criticada por nome com conotação racista

Batizado de "Krespinha", o produto foi acusado de referenciar cabelos de mulheres negras

Redação Publicado em 17/06/2020, às 12h54 - Atualizado às 17h42

Krespinha, nova esponja de aço da Bombril, foi criticada nas redes sociais por nome com conotação racista
Krespinha, nova esponja de aço da Bombril, foi criticada nas redes sociais por nome com conotação racista - Divulgação

A Bombril, marca de fabricação de esponjas de aço, foi acusada de racismo nas redes sociais após lançar uma esponja de aço e batizá-la de "Krespinha", associando-a aos cabelos de mulheres negras. Desde a manhã desta quarta-feira (17), a hashtag #BombrilRacista está entre os assuntos mais comentados no Twitter.



As acusações de racismo se basearam em uma campanha de 1952, onde a esponja de mesmo nome era vendida com a propaganda de uma garota negra e com os cabelos crespos trançados, como explicou a jornalista Yasmin Santos em uma publicação. Confira:

+ Leia mais: Anitta se pronuncia sobre racismo após ataques contra Ludmilla: "A justiça vai atrás de você"

Em meio a debates sobre racismo no Brasil e no mundo, seguindo casos de violência policial, como o de George Floyd, em Minneapolis, morto sufocado por um policial durante uma abordagem, e Guilherme Silva Guedes, adolescente de 15 anos encontrado morto após ser sequestrado na Zona Sul de São Paulo, a propaganda sofreu críticas intensas de usuários do Twitter:

 

 

 

 

 

 

+ Leia mais: Ativista do movimento Vidas Negras Importam é encontrada morta após denunciar abuso sexual

Em nota, divulgada pelo UOL, a Bombril comunicou que vai retirar a marca Krespinha de seus produtos e pediu desculpas à sociedade ao explicar que a divulgação do item não se tratava de lançamento ou reposicionamento de produto.

"A Bombril decidiu que vai retirar, a partir de hoje, a marca Krespinha do seu portfólio de produtos. Diferentemente do que foi divulgado, não se tratava de lançamento ou reposicionamento de produto. A marca estava no portfólio há quase 70 anos, sem nenhuma publicidade nos últimos anos, fato que não diminui nossa responsabilidade. Mesmo sem intenção de ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda a sociedade", diz o comunicado.

 


+ Itens para maratonar filmes em casa:

1. Pipoqueira Philco: https://amzn.to/3746SUt

2. Almofada porta-pipoca: https://amzn.to/2sxJ0JK

3. Smart TV LED Panasonic: https://amzn.to/38kZXGr

4. Fire TV Stick: https://amzn.to/30xAnLH

5. Home Theater Philco: https://amzn.to/38hufKl

6. Poltrona reclinável, K.R. Móveis: https://amzn.to/2Nz93Yi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Exitoína agora está no Telegram! Você quer ficar por dentro de todas as novidades? Acesse https://t.me/exitoinabrasil e não perca mais nada!