Exitoína
Facebook ExitoínaTwitter ExitoínaInstagram Exitoína
Premiações » PREMIAÇÃO

Além da consagração de Parasita, confira todos os detalhes do Oscar 2020

Joaquin Phoenix e Renée Zellweger foram eleitos os melhores do ano nas categorias de atuação

Bruna Calazans Publicado em 09/02/2020, às 19h36 - Atualizado em 10/02/2020, às 08h23

Cena do filme Parasita
Cena do filme Parasita - Divulgação

A Academia de Ciências e Artes Cinematográficas transmitiu na noite deste domingo (9) a cerimônia da maior noite do cinema: o Oscar.

A premiação foi marcada por discursos sobre a falta de mulheres e pessoas negras entre os indicados. Ainda no tapete vermelho, Natalie Portman, por exemplo, usou um vestido com o nome de diretoras que foram ignoradas pela Academia como forma de protesto 

Já no discurso de abertura da cerimônia, os apresentadores fizeram um monólogo provocativo sobre o tema. "Em 1929 nenhum negro foi indicado. E agora em 2020 indicaram... 1!", disse Steve Martin. "Grande avanço!", respondeu Chris Rock.

Janelle Monae também abriu a premiação com uma apresentação dançante e colocou os indicados para cantar. Ela ainda falou sobre a importância de ter uma mulher negra abrindo uma cerimônia do Oscar.

No entanto, a grande surpresa e destaque deste domingo foi o diretor sul-coreano Boon Joon Ho, de Parasita.

Ele subiu no palco do Oscar 4 vezes para receber os prêmios de Melhor Roteiro Original, Melhor Filme Internacional, Melhor Diretor e Melhor Filme. Vale destacar que ele era favorito absoluto apenas na segunda categoria.

Com as vitórias, o cineasta desbancou nomes já consagrados do cinema, como Martin Scorsese e Quentin Tarantino, além do favorito Sam Mendes.

O filme intrigante de Boon Joon Ho fez história no Oscar como o primeiro longa internacional a vencer a principal categoria da premiação.

Nas categorias principais de atuação, Joaquin Phoenix e Renée Zellweger foram os vencedores, confirmando o favoritismo nessa temporada de premiações.

Phoenix repetiu o que fez anteriormente em outras premiações e aproveitou seu espaço para falar sobre uma causa que ele acredita: o veganismo. Zellweger, por outro lado, fez um discurso emocionado e revelou ser uma honra ter concorrido ao lado de Scarlett Johansson, Cynthia Erivo, Charlize Theron e Saiorse Ronan - que também estavam na disputa. Como coadjuvantes, os favoritos Brad Pitt e Laura Dern saíram como vencedores.

A representante brasileira no Oscar Petra Costa não levou a melhor na categoria Melhor Documentário. O prêmio foi entregue para o favorito da noite: Indústria Americana. O documentário contou com a produção executiva do casal Barack e Michelle Obama .

Indústria Americana era o grande favorito para a vitória, ao lado de Honeyland. Na noite anterior, durante o Spirit Awards, o documentário dos Obama bateu a produção da Macedônia do Norte e deixou mais certo o caminho para Julia Reichert e Steven Bognar, diretores da produção, colocarem as mãos na estatueta mais cobiçada do cinema.

+ Leia mais: Relembre as apresentações musicais mais icônicas da história do Oscar

Ainda, uma das primeiras surpresas da noite foi a vitória do filme Ford vs Ferrari como Melhor Edição de Som. O favoritismo era para o filme de guerra 1917. Ao final, o longa de James Mangold encerrou o Oscar com duas estatuetas: Melhor Edição de Som e Melhor Montagem.

A produção de Sam Mendes, que chegou na cerimônia como favorita da Academia, finalizou a noite com 3 estatuetas: Melhor Fotografia, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Visuais.

+ Leia mais: Oscars So White, Time's Up e outros movimentos que mudaram a cara do Oscar

O Escândalo, filme que transformou Charlize Theron em Megyn Kelly, venceu a categoria de Melhor Cabelo e Maquiagem, que também era o favorito para a categoria.

Para a produção, o maquiador Kazu Hiro usou algumas técnicas inusitadas para mudar a aparência da atriz. De acordo com ele, a pré-produção durou mais ou menos um mês e meio. Ele fez um molde tridimensional de Theron e depois analisou imagens da atriz e da repórter Kelly para observar os traços mais marcantes e as diferenças entre elas. Para transformar Charlize, o profissional usou próteses em em seu maxilar, pálpebras e nariz.

Coringa, que concorria em 11 categorias, finalizou a noite com duas vitórias: Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora Original

 

 

 


+ É apaixonado por cinema? Poderia ficar hooooras assistindo aos seus filmes favoritos (ou conversando sobre eles)? Então você está no lugar certo! Fizemos uma lista com 6 ítens que todo cinéfilo de carteirinha vai amar ter em casa:

  • Pipoqueira Pop New, Philco: filme e pipoca é a combinação perfeita. Agora imagina só ter uma pipoqueira em casa e poder se sentir no próprio cinema sempre que quiser? Confira esse produto da Philco que, além de lindo, é super prático: https://amzn.to/2JW7P7V  
  • Porta chaves de claquete com foto: que tal uma decoração temática para a sua parede? Dá uma olhada nesse porta chaves que também é um porta retratos incrível: https://amzn.to/3387NBj 
  • Kit Almofada Porta Pipocas Cinema: a gente tem o kit perfeito para a sua sessão de filmes em casa ser super confortável! Essa almofada vem acompanhada de um balde de pipoca e dois copos para você curtir com alguém: https://amzn.to/323QkZj  
  • Luminária claquete: impossível ser fã de cinema e não pirar com essa luminária de claquete que vai deixar o ambiente ainda mais com a sua cara! Ah, e o mais incrível de tudo é que ela vem com uma caneta para você ou seus amigos deixarem recadinhos iluminados: https://amzn.to/2N6Tqrd 
  • Porta controle Popcorn: o porta controles da Popcorn é uma opção super divertida para organizar sua sala e, ainda por cima, deixá-la no clima de cinema: https://amzn.to/36siGQe
  • Quadro decorativo cinema: quer estampar seu amor por filmes em todo lugar? Olha só que quadro mais lindo: https://amzn.to/2NvN9UZ 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.