CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Joaquin Phoenix se consagra o Melhor Ator do Oscar 2020 por papel em Coringa

Cerimônia de entrega dos prêmios acontece em Los Angeles na noite de domingo (9)

Redação Publicado em 10/02/2020, às 08h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joaquin Phoenix vence o prêmio de Melhor Ator por papel em Coringa - Warner Bros./DC Films
Joaquin Phoenix vence o prêmio de Melhor Ator por papel em Coringa - Warner Bros./DC Films

Na noite deste domingo (9), acontece a 92ª cerimônia de entrega dos prêmios do Oscar, em Los Angeles, na Califórnia, organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Na edição deste ano, Coringa concorre em 11 categorias, liderando a disputa, seguido por longas como O Irlandês, 1917 e Era Uma Vez em... Hollywood, com dez indicações cada. Concorrem também História de um Casamento, Jojo Rabbit, Adoráveis Mulheres, Parasita, Dois Papas e Democracia em Vertigem, documentário que representa o Brasil na disputa.

+ Leia mais: Oscars So White, Time's Up e outros movimentos que mudaram a cara do Oscar

Na categoria de Melhor Ator, sem surpresas, Joaquin Phoenix saiu vencedor por seu papel em Coringa. Esse é o primeiro Oscar do ator, que já foi nomeado quatro vezes. Antonio Banderas (Dor e Glória), Leonardo DiCaprio (Era Uma Vez em... Hollywood), Adam Driver (História de um Casamento) e Jonathan Pryce (Dois Papas) também concorriam.

"Estou muito cheio de gratidão agora. E não me sinto elevado acima de nenhum dos meus colegas indicados ou de qualquer pessoa nesta sala, porque compartilhamos o mesmo amor, que é o amor pelo cinema. E essa forma de expressão me deu a vida mais extraordinária. Eu não sei onde eu estaria sem ela", declarou Phoenix ao receber o prêmio.

+ Leia mais: Parasita faz história no Oscar 2020 e é o primeiro filme em língua não-inglesa a vencer Melhor Filme; confira a lista completa de vencedores

E continuou: "Mas acho que o maior presente que me foi dado, e a muitas pessoas [nessa indústria], é a oportunidade de usar nossa voz para os que não têm voz. Tenho pensado em alguns dos problemas angustiantes que enfrentamos coletivamente. Acho que, às vezes, sentimos ou somos feitos para sentir que defendemos causas diferentes. Para mim, vejo comunalidade".

"Eu acho que se estamos falando de desigualdade de gênero, racismo ou direitos LGBTQIA+, direitos indígenas ou direitos dos animais, estamos falando sobre a luta contra a injustiça. Estamos falando da luta contra a crença de que uma nação, um povo, uma raça, um gênero, uma espécie tem o direito de dominar, usar e controlar outro com impunidade".

+ Leia mais: Além da consagração de Parasita, confira todos os detalhes da 92ª edição do Oscar

"Eu acho que ficamos muito desconectados do mundo real. Muitos de nós somos culpados de uma visão de mundo egocêntrica e acreditamos que somos o centro do universo. Entramos no mundo real e o saqueamos por seus recursos. [Achamos que] temos o direito de inseminar artificialmente uma vaca e roubar seu bebê, mesmo que seus gritos de angústia sejam inconfundíveis. Depois, pegamos o leite dela, destinado ao bezerro, e colocamos no café e nos cereais".

"Tememos a ideia de mudança pessoal, porque pensamos que precisamos sacrificar algo, desistir de algo. Mas os seres humanos, da melhor maneira, são tão criativos e inventivos, e podemos criar, desenvolver e implementar sistemas de mudança que são benéficos para todos os seres sencientes e o meio ambiente".

+ Leia mais: De surpresa, Eminem apresenta Lose Yourself, música premiada de 8 Mile: Rua das Ilusões, no Oscar 2020

"Eu fui um canalha a vida toda, fui egoísta. Fui cruel às vezes, difícil de trabalhar e sou grato por muitos de vocês nesta sala terem me dado uma segunda chance. Eu acho que é assim que estamos no nosso melhor: quando nos apoiamos. Não quando nos cancelamos por nossos erros passados, mas quando nos ajudamos a crescer. Quando nos educamos; quando nos guiamos à redenção".

Para finalizar seu discurso, Phoenix lembrou seu irmão, River Phoenix, morto em 1993 de overdose: "Quando ele tinha 17 anos, meu irmão escreveu essa letra. Ele disse: "corra para o resgate com amor e paz se seguirá".

Assista:

+ Leia mais: Selfie de famosos, vencedor errado e outros momentos marcantes do Oscar

Em uma Gotham City de 1981, Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como um palhaço por não conseguir deslanchar a sua carreira como comediante. Sendo motivo de risada mais por suas particularidades do que por suas piadas, Fleck começa a internalizar a sua raiva pelo mundo e a construir a sua revolta contra a elite de Gotham, materializada na figura de Thomas Wayne (Brett Cullen), que o acaba transformando em um dos vilões mais terríveis da história do Batman.

Dirigido por Todd Phillips (Se Beber Não Case), Coringa ainda conta com Robert De Niro (O Irlandês), Zazie Beetz (Deadpool 2) e Frances Conroy (American Horror Story), entre outros.

+ Leia mais: Relembre as apresentações musicais mais icônicas da história do Oscar

No Oscar, foi indicado a 11 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.


+ É apaixonado por cinema? Poderia ficar hooooras assistindo aos seus filmes favoritos (ou conversando sobre eles)? Então você está no lugar certo! Fizemos uma lista com 6 ítens que todo cinéfilo de carteirinha vai amar ter em casa:

  • Pipoqueira Pop New, Philco: filme e pipoca é a combinação perfeita. Agora imagina só ter uma pipoqueira em casa e poder se sentir no próprio cinema sempre que quiser? Confira esse produto da Philco que, além de lindo, é super prático: https://amzn.to/2JW7P7V
  • Porta chaves de claquete com foto: que tal uma decoração temática para a sua parede? Dá uma olhada nesse porta chaves que também é um porta retratos incrível: https://amzn.to/3387NBj
  • Kit Almofada Porta Pipocas Cinema: a gente tem o kit perfeito para a sua sessão de filmes em casa ser super confortável! Essa almofada vem acompanhada de um balde de pipoca e dois copos para você curtir com alguém: https://amzn.to/323QkZj
  • Luminária claquete: impossível ser fã de cinema e não pirar com essa luminária de claquete que vai deixar o ambiente ainda mais com a sua cara! Ah, e o mais incrível de tudo é que ela vem com uma caneta para você ou seus amigos deixarem recadinhos iluminados: https://amzn.to/2N6Tqrd 
  • Porta controle Popcorn: o porta controles da Popcorn é uma opção super divertida para organizar sua sala e, ainda por cima, deixá-la no clima de cinema: https://amzn.to/36siGQe
  • Quadro decorativo cinema: quer estampar seu amor por filmes em todo lugar? Olha só que quadro mais lindo: https://amzn.to/2NvN9UZ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.