CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
TV e Séries / TV / ANIVERSÁRIO

25 curiosidades de Friends nos 25 anos da série

Jennifer Aniston quase não entrou no elenco e até o pai de Matthew Perry já apareceu na série

Saulo Tafarelo Publicado em 22/09/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os seis amigos e Friends - Reprodução/Warner
Os seis amigos e Friends - Reprodução/Warner

Friends é um dos seriados de maior sucesso da televisão americana e também recordista de audiência no streaming. Neste domingo (22), a série completa 25 anos de sua primeira exibição na TV dos EUA e, em muitos dos episódios que foram exibidos, curiosidades das mais loucas roubaram a cena nos bastidores da sitcom. 

 Já imaginou Friends sem Jennifer Aniston no papel de Rachel? E sete amigos ao invés de seis? Tudo isso poderia ser verdade caso os rumos do seriado tivessem sido diferentes.

Além disso, objetos deixados no cenário se tornaram fenômenos na cultura popular e até caracteríticas dos atores foram incorporadas aos seus personagens. 

Abaixo, confira 25 curiosidades de Friends no aniversário de 25 anos da série: 

++Jennifer Aniston convenceu Courteney Cox a postar vídeo visitando prédio de 'Friends'

1. Antes do show ir ao ar, o elenco fez uma viagem para Las Vegas 

James Burrows, que dirigiu vários episódios entre 1994 e 1997, revelou ao The Hollywood Reporter que pouco antes da estreia de Friends na televisão americana o elenco se reuniu em uma viagem para Las Vegas, como uma despedida da ''vida anônima''. Segundo ele, os atores seriam muito famosos a partir daquele momento e ''nunca mais poderiam sair na rua sem serem sondados''. 

2. A abertura não foi filmada em Nova Iorque (assim como a série toda)

A famosa abertura da série é ambientada em Nova Iorque mas não foi filmada na cidade - assim como a maior parte de todos os episódios. Na verdade, os seis amigos protagonizaram a série em um estúdio em Burbank, na Califórnia, sede dos estúdios da Warner nos Estados Unidos.

3. Eles estavam levemente bêbados quando filmaram a abertura na fonte

À Entertainment Weekly, um dos cenógrafos da série disse que eles tiveram um dia longo de gravações e que eles beberam um ou outro drinque antes de entrarem na fonte e se molharem de maneira divertida.

++Descubra como o elenco de Friends foi parar na fonte para a cena de abertura

4. Friends seria chamado de Insomnia Cafe

Antes do piloto ser comprado pela NBC, os criadores Marta Kauffman e David Crane tinham o nome Insomnia Cafe em mente para batizar o famoso seriado. Após a compra pela NBC, o nome mudou para Friends Like Us, mas antes de ir ao ar, a série foi nomeada apenas como Friends

5. Sete amigos em vez de seis

Segundo os roteiros originais, não bastavam apenas seis amigos, mas sim sete para completar o time principal. De acordo com o livro Generation Friends, os produtores e roteiristas da NBC queriam um sétimo personagem mais velho além dos seis amigos.

Enquanto as personagens principais estariam na casa dos vinte anos, o sétimo personagem teria que ser mais velho para atrair audiências de maiores faixas etárias. Episódios foram gravados com o outro personagem mas os criadores da série acabaram deixando de lado o projeto.

O elenco fixo de Friends (Divulgação) 

6. Jennifer Aniston quase ficou de fora da série

De acordo com o livro Generation Friends, que revela alguns detalhes dos bastidores da série em comemoração aos seus 25 anos, Jennifer Aniston quase não entrou em Friends pois estava cotada para outra série do canal CBS. Aniston era a favorita a interpretar Rachel Green na série mas já havia feito alguns episódios da produção concorrente, que acabou não indo ao ar. Já pensou Friends sem Jennifer Aniston como Rachel Green? 

7. A série foi inspirada em outras duas sitcoms

Antes de Friends estrear na televisão americana, outras duas sitcoms já faziam certo sucesso e foram inspirações para dar vida e ambientação aos seis amigos protagonistas. Living Single e Seinfeld tinham temas parecidos, como o cotidiano e a amizade. 

Living Single estreou na Fox em 1993 e era centrada em seis amigos negros que viviam compartilhando suas experiêcias em um apartamento no Brooklyn e as características de seus personagens lembram muito os dos protagonistas de Friends. 

O elenco de Living Single (Divulgação) 

Seinfeld estreou na NBC em 1989 e também narrava as experiências de quatro amigos em seu dia a dia. O cotidiano, os cenários nova-iorquinos e a amizade são temas em comum das três produções. 

O elenco de Seinfeld (Divulgação)

8. Clássica moldura de quadro na porta de Monica foi um erro

A moldura que envolve o olho mágico da porta da casa de Monica (Courteney Cox) virou uma sensação cultural e uma decoração que se tornou símbolo de Friends. Mas, de acordo com o Popsugar, a moldura era de um espelho que fazia também parte do cenário, mas que quebrou. Na ocasião, o cenógrafo prendeu a moldura na porta e o objeto acabou se tornando um fenômeno. 

9. Emissora quase censurou o primeiro episódio da série

A NBC ficou com receio de que o público não gostasse de Monica. Em entrevista à Entertainment Weekly, o co-criador da série, David Crane, revelou que a história de da personagem no episódio quase foi censurada. No episódio, ela faz sexo logo no primeiro encontro com Paul, o "cara do vinho".

10. Matthew Perry teve problemas com vícios

Em 1997, Matthew Perry foi pela primeira vez para a reabilitação por conta de seu vício em remédios e álcool. Já em 2001, o ator foi novamente para numa clínica para tentar lidar com seus problemas com as drogas. Tempos depois, em 2013, ele revelou à revista People que nunca estava embriagado ou drogado no trabalho e que isso já vinha de um tempo anterior à série. ‘’As coisas foram ficando feias e já nao podia esconder mais das pessoas’’, disse o ator. 

11. Joey e Monica como um casal? 

De acordo com os roteiros originais e com o livro Generation Friends, os criadores da série inicialmente imaginaram Joey e Monica como o casal romântico central do show, em vez de Rachel e Ross. Joey, interpretado por Matt LeBlanc, seria atraído e até dominado por Monica. Nesta versão, ele seria menos bobo e estúpido do que ele é na sitcom. 

Joye e Monica em Friends (Reprodução/NBC)

++Friends 25: Aplicativo gratuito comemora aniversário da série e diverte fãs

12. Lisa Kudrow odiava tocar violão

Na segunda temporada, Phoebe (Lisa Kudrow) toca violão e canta a música Smelly Cat, que chegou até a viralizar na internet mesmo anos depois da exibição da série. A questão é que Phoebe, na verdade, não é boa no violão porque sua intérprete odiava tocar o instrumento. Mesmo com algumas aulas, Lisa não gostava de tocá-lo, como revelou ao especial Friends - Final Thoughts, mas realizou seu papel mesmo assim. O engraçado é que a característica de não saber tocar violão foi incorporada à personagem e se tornou um dos fatos cômicos de Phoebe. 

++ Lisa Kudrow revela que teve dificuldades para interpretar Phoebe em Friends

13. O pai de Matthew Perry apareceu em Friends

No primeiro episódio da quarta temporada, Rachel está saindo com Joshua e ele a convida para ir para a casa de seus pais enquanto eles estão fora da cidade. Porém, os pais dele acabam aparecendo e, para a surpresa, o pai fictício de Joshua na verdade é o pai real de Matthew Perry, que interpreta Chandler na série. 

14. Erro de gravação no casamento de Ross

Um dos momentos mais lembrados da série é seu casamento do personagem com Emily (Helen Baxendale). Ross erra o nome da própria noiva no altar e a chama de Rachel, pois ele ainda tinha sentimentos por ela. O que o público não sabe, na verdade, é que isso não estava no roteiro original e que foi um erro de gravação. Segundo o roteirista Greg Malins ao programa The Story Behind, Ross deveria falar ''Emily, o táxi está esperando'', mas na verdade disse ''Rachel, o táxi está esperando'', e a partir disso, os diretores pegaram a deixa e fizeram as mudanças no texto. 

15. Jennifer Aniston odiava seu corte de cabelo ao estilo Rachel

Durante a década de 1990, o corte de cabelo de Rachel virou febre entre os fãs da série. Porém, em entrevista à revista Allure em 2011, a atriz revelou que odiava seu look. ''Eu amo Cris [seu estilista pessoal na série] e ele é a desgraça da minha existência ao mesmo tempo porque ele começou a maldita Rachel, que não era minha melhor aparência. Acho que era o corte de cabelo mais feio que já vi'', revelou Aniston.

++ Nova iorquinos protestam contra ação da Warner para celebrar aniversário de Friends

16. Todos os protagonistas se beijaram em algum momento na série

Ao longo dos 236 episódios, os protagonistas já se beijaram pelo menos uma vez. Mesmo não sendo beijões como os dos casais - a exemplo do namoro entre Ross e Rachel - os selinhos entre eles também arrancavam supiros da plateia. 

Ross e Rachel se beijam em episódio de Friends (Reprodução/NBC)

17. A plateia era de verdade gravações duravam muito tempo

Os estúdios da Warner onde Friends era filmada acabavam abrigando uma plateia de, aproximadamente, 300 pessoas. Os episódios eram gravados com a plateia e, em muitos deles, se usava a risada real do público nas cenas.

Mas nem tudo era filmado sob o conhecimento de uma plateia. Os momentos mais importantes e que poderiam ser vazados eram gravados apenas com uma equipe reduzida. 

18. As gravações duravam muito tempo

Ao contrário da duração de um episódio - que dura cerca de 20 a 30 minutos - as gravações demoravam em média cinco horas para acontecerem. 

19. Salários altissimos

Na primeira temporada, em 1994, os seis atores principais recebiam cerca de 22 mil dólares por episódio. Mas, de acordo com o site Mental Floss, os atores passaram a receber salários diferentes na segunda temporada. Com a popularização do show, a última temporada de Friends pagou cerca de 1 milhão de dólares para cada um dos atores principais - vale ressaltar que a décima temporada teve 17 episódios ao todo. 

20. Elenco pioneiro a negociar os salários como um grupo

Além dos altos salários, os seis protagonistas foram um dos primeiros da televisão americana a negociarem as quantias ganhas na série como um grupo. Foi então que todos se juntaram para demandarem o mesmo valor para todos, já que todos os seis eram protagonistas. Em 1997, até o The New York Times relatou que o elenco pedia equivalência de valores, a receberem, cada um, aproximadamente 100 mil dólares por episódio. 

++Google homenageia 25 anos de Friends com brincadeira com os personagens

21. Homenagem a Courteney Cox no episódio Aquele Depois de Las Vegas

Na sexta temporada, Courteney Cox recebeu uma homenagem nos créditos do programa. Após ter casado com o ator e produtor David Arquette, os sobrenomes de todos os seis atores foram mudados para acrescentrar o "Arquette''. O episódio foi até dedicado ao casal: ''Para Courteney e David, que se casaram''. (O casal se divorciou em 2013).

22. Jennifer Aniston quase não voltou para a última temporada

A atriz já era uma das mais famosas do entretenimento graças ao seu papel em Friends. Porém, rumores dizem que ela quase foi a responsável pelo show terminar de maneira prematura. A sexta temporada teve apenas 18 episódios, em contraponto à média de 22 a 24 episódios por temporada. Segundo o New York Post, Jennifer sentia pressão em formar uma família com então parceiro Brad Pitt e temporada foi encurtada. Já com a décima temporada, ela foi uma das últimas a assinar o contrato daquilo que seria, então, o fim da trama. 

++ Criadora de 'Friends' comenta piadas transfóbicas da série

23. Lisa Kudrow não viu episódios de Friends

Em uma entrevista com o comediante Kevin Nealon, Lisa Kudrow, que interpretou Phoebe Buffay, disse nunca ter visto os episódios da série. "Eu nunca vi a série. Eu deveria'', confessou. Na entrevista, ela também revelou certa dificuldade em interpretar Phoebe e afirmou que quem a ajudou nesta fase foi Matt LeBlanc, que interpreta Joey. 

24. Bruce Willis apareceu em Friends de graça

Sim, o ator Bruce Willis já fez uma participação em Friends e seu papel ainda foi de graça. Ele fez cerca de três episódios na sexta temporada ao interpretar o pai de uma das namoradas de Ross e participou do seriado ao perder uma aposta com Matthew Perry, o cômico Chandler Bing.

Em uma entrevista para Wired, Bruce Willis confirmou o que antes era só um rumor e brincou com a situação. Na época, além de Friends, os dois fizeram um filme chamado Meu Vizinho Mafioso, que estreou em primeiro lugar nos EUA e arrecadou mais de 100 milhões de dólares. 

++Robert De Niro processa ex-funcionária por assistir a Friends no trabalho

25. Uma das maiores audiências da televisão mundial

À época de sua exibição na televisão americana, transmitida pela NBC, Friends atingia os milhões de telespectadores por episódio. Fato é que o episódio mais visto da série no ar foi Aquele depois do Superbowl, com 52,9 milhões de telespectadores, que foi transmitido logo após o Superbowl de 1996.

O grande final de Friends, no dia 6 de maio de 2004, resultou na quarta maior final de uma série da televisão em número de espectadores, tendo mais de 51 milhões de pessoas sintonizadas na emissora segundo dados da Nielson. Até hoje em dia, Friendsé uma das séries mais revistas na Netflix, plataforma de streaming que pagou US$100 milhões em 2018 para Warner para que o seriado se mantivesse no catálogo em 2019.