CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
TV e Séries / TV / INSPIRADOR

8 frases de "Anne With An E" que ensinam sobre amor, poder feminino, amizade e mais

Além da protagonista, a série tem diversos personagens notáveis

Larissa Catharine Oliveira Publicado em 09/02/2020, às 15h00 - Atualizado às 15h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Amybeth McNulty interpreta Anne Shirley na série - Divulgação/Netflix
Amybeth McNulty interpreta Anne Shirley na série - Divulgação/Netflix

A série canadense Anne With an E, cancelada na terceira temporada, é uma adaptação da série de livros Anne of Green Gables, lançados no começo do último século pela autora Lucy Maud Montgomery. Com milhares de fãs no mundo todo e frases impactantes, a série acompanha a história de uma órfã aventureira e revolucionária que é adotada por engano por um casal de irmãos.

A partir do momento em que a jovem de 13 anos chega em Avonlea para a casa de sua nova família, que na verdade pretendia adotar um menino que os ajudassem com tarefas da fazenda, ela causa grande comoção na vida das pessoas ao seu redor. Mesmo com um passado traumático no sistema de adoção, tendo sido adotada anteriormente por famílias abusivas que acabavam a devolvendo, seu espírito livre trouxe novos ares para o pacato vilarejo.

+ Leia mais: Anne with an E: Os 7 melhores momentos entre o casal Anne e Gilbert

Anne está longe de ser a única personagem peculiar da trama, que inspira reflexões muito atuais sobre temas delicados como sexismo, homofobia e racismo, entre outros assuntos. Relembre algumas das frases mais impactantes da série:

  • Não é o que o mundo reserva pra você, mas o que você traz para o mundo.” Quando seu amigo Cole Mackenzie se encontra em um momento de grande tristeza, acreditando que não há lugar onde ele pertença no mundo, Anne o abraça e o faz lembrar que ele tem muito a oferecer e é isso que realmente importa.
Anne e Cole - Reprodução/Pinterest 

+ Leia mais: Com outdoors e petições, milhares de fãs de Anne With an E insistem em renovação da série

  • Você tem uma vida de muita alegria pela frente. Não sem momentos difíceis e tropeços na estrada. Fique seguro com aqueles em quem confia.” Josephine, tia da melhor amiga de Anne, recebe Cole de braços abertos. Quando o rapaz lhe confessa que acredita ser homossexual, ela o acolhe e dá conselhos valiosos a partir de sua própria experiência.
Cole e Tia Josephine - Reprodução/Pinterest
  • A melhor parte de conhecer as regras é encontrar uma maneira aceitável de quebrá-las”. Colega de estágio de Gilbert Blythe, Winifred Rose vai a um encontro com o rapaz e demonstra que usa a astúcia para quebrar as regras sociais rígidas do século 20, sem deixar de viver aquilo que deseja para se enquadrar nas normas.

+ Leia mais: Anne With an E: Criadora agradece carinho dos fãs e lança possibilidade de um filme baseado na história

  • Pesadelos não são tão assustadores sem a proteção do escuro.’ Ao completar 16 anos, Anne decide procurar saber mais sobre seus pais, que morreram quando ela era apenas um bebê. Para conseguir informações, ela retorna ao orfanato onde passou a maior parte de sua vida e é confrontada com os traumas do passado. Apesar de ser uma experiência intensa, ela consegue ver as coisas por uma perspectiva diferente.
Anne retorna ao orfanato - Divulgação 
  • Ame quem você ama e fique com essa pessoa.” A história da série se passa a partir de 1890 e, na época, pessoas LGBT ainda eram criminalizadas pelo governo. Quando Cole confessa a Anne que acredita “ser como a tia Josephine”, que viveu com outra mulher, ela agradece a chance de saber e diz que ele deve estar com quem ama, independentemente do que dizia a lei. A frase é também encorajadora para pessoas da comunidade nos dias de hoje, em que a homofobia ainda existe.

+ Leia mais: Protagonista de Anne With An E se despede da personagem após receber notícia do cancelamento da série

  • Nós, mulheres, poderosas e sagradas, declaramos nesta noite santificada que nossos corpos divinos pertencem a nós mesmas. Escolheremos a quem amar e em quem confiar. Caminharemos nesta Terra com graça e respeito. Sempre teremos orgulho do nosso grande intelecto. Honraremos nossas emoções para que nossos espíritos triunfem. E se algum homem nos desmerecer, mostraremos onde fica a porta. Indestrutível é a nossa força. E livre é a nossa imaginação.

Inconformadas com a falta de informações disponíveis sobre o corpo e a sexualidade feminina, Anne e suas amigas de escola realizam um pequeno ritual de reafirmação e dizem estas palavras ao redor de uma fogueira na floresta, no meio da noite. É um momento de união e sororidade.

Anne com suas amigas - Reprodução/Pinterest

+ Leia mais: Anne with An E teria sido cancelada por baixa audiência

  • "Jornalismo de verdade deve defender aqueles que não possuem voz, não calá-los ainda mais." Com essa lição da senhorita Stacey, que organizou um jornal para os alunos, Anne e seus colegas de classe organizam um protesto pela liberdade de imprensa e declaram que "liberdade de expressão é um direito humano."
Protesto dos alunos - Reprodução/Pinterest
  • "As pessoas enxergam o que desejam, independente da verdade." Em conversa com Anne após ser julgada pelos moradores de Avonlea, a professora Stacey passa outro valioso ensinamento. Muitas vezes, a opinião que as pessoas formam sobre nós diz mais sobre elas e isso não deve nos abalar.

A série foi cancelada em novembro do último ano e, desde então, sua fiel base de fãs tem feito diversas campanhas para salvar Anne with an E do fim repentino. 


+ Sabia que muitos filmes que amamos foram inspirados em livros? Pois é! Algumas histórias são contadas de maneira tão incrível no papel que acabam indo parar nas telonas e conquistando ainda mais pessoas. Dá uma olhada na lista que fizemos com 5 livros que foram adaptados para filmes beeem famosos. Se você curte clássicos do cinema, está no lugar certo!

Box: O poderoso chefão: os livros contam a história de Don Vito Corleone, chefe de uma das famílias mafiosas de Nova York nos anos 60 que lutam para estabelecer seu poder na América. Olha só esse box completo: https://amzn.to/2JJDBou

Os miseráveis: a história se passa na França, durante o século XIX, e chama atenção por denunciar várias injustiças sociais. Mais tarde, ganhou diversas adaptações para o cinema e para o teatro, incluindo uma das mais famosas peças musicais da Broadway até hoje: https://amzn.to/36r9trJ

O silêncio dos inocentes: durante a investigação de vários assassinatos, a agente do FBI Clarice Starling procura o Dr. Hannibal Lecter, psiquiatra com mente psicopata que cumpre prisão perpétua. A história sobre esse intenso e aterrorizante jogo psicológico, mais tarde, inspirou o filme vencedor de cinco estatuetas do Oscar: https://amzn.to/2N5QnzI

Coleção Harry Potter - 7 volumes: uma das sagas mais famosas do mundo, Harry Potter conta a história dos nossos bruxos preferidos, desde toda a jornada no mundo da magia, até os desafios que precisam enfrentar para combater Voldemort e muitos outros mistérios. Esse box com todos os livros é perfeito para os fãs que cresceram acompanhando o universo: https://amzn.to/337qk0H

Clube da luta: vivendo uma vida anônima e “comum”, Jack encontra-se cada vez mais infeliz e com graves crises de insônia. Ao procurar grupos de autoajuda por indicação de seu médico, conhece Tyler Durden, com quem forma um clube de combates para extravasar seus sentimentos. Você não pode deixar de ler o livro que, assim como o filme, é cheio de surpresas: https://amzn.to/2WyJObS

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.