Exitoína
Facebook ExitoínaTwitter ExitoínaYoutube ExitoínaInstagram ExitoínaTelegram Exitoína
TV e Séries » HISTÓRIA

BBB20: Babu explica origem ofensiva da palavra "negro" e defende ser chamado de "preto"

O ator contou para as sisters sobre a história do termo e a forma como é tratado ao redor do mundo

Redação Publicado em 01/04/2020, às 17h40

Babu Santana no Big Brother Brasil 20
Babu Santana no Big Brother Brasil 20 - Transmissão Globo

Babu Santana resiste como o único homem dentro do Big Brother Brasil 20 após a eliminação de Felipe Prior na última terça-feira (31) e parou para conversar com as sisters para mais uma "aula de História" do ator.

Ele costuma compartilhar seus conhecimentos com os outros participantes desde que entrou no reality e, na tarde desta quarta-feira (01), contou sobre a origem ofensiva da palavra "negro" e explicou que chamar as pessoas de "preto (a)" pela cor da pele é o considerado correto.

+ Leia Mais: Babu, do BBB20, criou nome artístico a partir de apelido racista: 'Foi uma tormenta na minha vida'

"Pessoas de pele preta não eram chamadas de negro. Era moros, africanos, qualquer coisa, menos negro. Negro vem de nigrum, do grego, que é inimigo, e é por isso que eu renego esse nome", relatou. "Se você pegar negro no dicionário português é 'o que não remete luz, funestro, sinistro'. Não tem uma atribuição positiva a essa palavra", completou.



Na sequência, Manu questionou qual seria a forma certa de falar. "Pra mim...Preto", afirmou Babu. "É a cor", completou Thelma. "Como falam os americanos: 'I'm black man'. Em lugar nenhum do mundo um homem da pele preta é chamado de negro...Só aqui no Brasil, porque já condicionam essa palavra ao homem de pele preta", acrescentou.

Leia Mais: Babu, do BBB20, foi barrado na pré-estreia de Tim Maia e ouviu: 'Aqui é só artista'

"Ninguém na África aceita ser chamado de negro porque, pra religiões matrizes africanas, a palavra é poder. Então, quando você perpetua essa palavra, você está perpetuando essa maldição que foram jogadas sobre nossos antepassados", explicou ao contar que um amigo nigeriano que o alertou sobre isso. Confira:

 

 


+ Jogos em edição colecionador:

1. Assassin’s Creed: https://amzn.to/2Oa8gha

2. Days Gone: https://amzn.to/2XBDJvM

3. Red Dead Redemption: https://amzn.to/2XChyWm

4. Sonic Mania: https://amzn.to/33gX86J

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Exitoína agora está no Telegram! Você quer ficar por dentro de todas as novidades? Acesse https://t.me/exitoinabrasil e não perca mais nada!