Exitoína
Facebook ExitoínaTwitter ExitoínaYoutube ExitoínaInstagram ExitoínaTelegram Exitoína
TV e Séries » POLÊMICA

BBB20: Gizelly é acusada de racismo após comparar a maquiagem de Thelma a barro

Internautas se revoltaram e até a assessoria da médica precisou se manifestar nas redes sociais

Redação Publicado em 03/04/2020, às 08h55

Gizelly compara a maquiagem de Thelma a barro e é acusada de racismo
Gizelly compara a maquiagem de Thelma a barro e é acusada de racismo - Reprodução/Globoplay

Com o fim da Prova do Líder e a nomeação de Flayslane como a 11ª rainha do Big Brother Brasil 20, as sisters foram para o Quarto Céu e, durante uma conversa, Gizelly fez um comentário sobre a maquiagem usada por Thelma, comparando-a a barro. O comentário não foi bem aceito e, nas redes sociais, a advogada recebeu críticas e foi acusada de racismo.

+ Leia mais: Flayslane é a nova Líder e formação de Paredão acontece nesta sexta (3)

Em um trecho do vídeo divulgado, Gizelly se surpreende com resquícios da maquiagem de Thelma no lençol de uma das camas: "Gente, eu não sei o que é que a Thelminha passa na cara. É barro?", declarou a sister. "É a minha base!", respondeu a médica.



A advogada insistiu: "Isso é barro!", voltou a dizer, aproximando-se do lençol. Gabi Martins, que também estava no quarto, disse para a médica: "O que é isso, Thelminha?". A médica voltou a explicar: "A minha base é marrom", declarou. Assista ao momento:

+ Leia mais: Babu explica origem ofensiva da palavra "negro" e defende ser chamado de "preto"

O comentário não foi bem recebido nas redes sociais. Uma usuária no Twitter, identificada como Ana Flor, declarou ter se sentido desconfortável com a fala da sister e relatou uma situação similar pela qual passou:

"Já passei uma vergonha enorme quando minha base transferiu para a blusa de uma professora universitária - que é uma mulher branco - ela perguntou na frente de todo mundo se eu passava barro no rosto", contou.

+ Leia mais: Fãs apontam possível romance entre Guilherme e Bianca Andrade após BBB20

Identificada como Bru, outra usuária também falou sobre o comentário da sister e explicou a importância de agora existirem maquiagens dedicadas à pele de mulheres pretas:

"Isso aqui, dona Gizelly Bicalho, não é barro, não. É símbolo da estética pra mulher preta existindo em protesto ao embranquecimento dos pós de arroz da vida", declarou. "É a indústria da beleza finalmente pensando na gente. Barro é o que cobre o racismo que fingimos não existir".

+ Leia mais: Babu, do BBB20, foi barrado na pré-estreia de Tim Maia e ouviu: "Aqui é só artista"

A cantora Preta Gil também se manifestou sobre a situação ocorrida no reality show: "Até quando vamos ter que escutar isso?", escreveu. "Nossa base não é barro, não, meu amor. Somos Pretas!"

+ Leia mais: Eliminado em paredão histórico, Felipe Prior pode ir para A Fazenda

O perfil oficial de Thelma no Twitter também se manifestou sobre o comentário da advogada: "Mais cedo, Gizelly teve uma fala que se enquadra como racismo estrututal. Apesar de afirmar que não é pela cor e sim pela quantidade de base que Thelma usa, ainda assim é uma fala racista", escreveu.

A publicação ainda falava sobre como o racismo está entranhado em nossa sociedade e como é importante a educação e o debate sobre essas questões: "Assim como ontem aprendemos que a palavra negro é errado, que ela, e outras pessoas, possam aprender que esse tipo de comentário fere e constrange muito. E que aqui fora ela reconheça e repare o erro", concluiu.

+ Leia mais: Gabi fala sozinha e define suas estratégias no jogo

Acusados de estarem "passando pano" e sendo generosos demais com Gizelly, os administradores do perfil voltaram a se pronunciar em uma nova publicação: "Não estamos passando pano e muito menos amenizando a fala racista que a Gizelly teve, mas entendemos que possa ter sido interpretado dessa maneira. Foi nítido o constrangimento da Thelma com a fala".

"É sempre necessário sermos denunciantes do racismo que é tão presente na nossa sociedade. Nosso posicionamento sempre será ir contra e repudiar qualquer fala, ato e pessoas com esse tipo de pensamento", ainda disse.

 


+ Itens para maratonar filmes em casa:

1. Pipoqueira Philco: https://amzn.to/3746SUt

2. Almofada Porta-Pipoca: https://amzn.to/2sxJ0JK

3. Smart TV LED Panasonic: https://amzn.to/38kZXGr

4. Fire TV Stick: https://amzn.to/30xAnLH

5. Home Theater Philco: https://amzn.to/38hufKl

6. Poltrona Reclinável K.R. Móveis: https://amzn.to/2Nz93Yi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Exitoína agora está no Telegram! Você quer ficar por dentro de todas as novidades? Acesse https://t.me/exitoinabrasil e não perca mais nada!