CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
TV e Séries / TV / POLÊMICA

Edital para séries LGBT da Ancine é suspenso após críticas de Bolsonaro

Ministro Osmar Terra suspendeu edital que selecionaria séries temáticas para TVs públicas

Redação Digital Publicado em 21/08/2019, às 15h01 - Atualizado às 15h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Afronte, um dos selecionados pelo edital no ano passado (Reprodução/YouTube)
Cena do filme Afronte, um dos selecionados pelo edital no ano passado (Reprodução/YouTube)

Após críticas do presidente Jair Bolsonaro a projetosLGBT da Ancine, o ministro da Cidadania Osmar Terra suspendeu um edital do ano passado que selecionaria séries temáticas para TVs públicas. 

Os projetos escolhidos pelo edital seriam financiados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que é administrado pela Ancine. Cerca de R$70 milhões seriam disponibilizados para serem divididos entre as obras, na qual o edital foi lançado em março. 

A portaria que informa a suspensão da seleção do edital foi publicada hoje (21) no Diário Oficial da União. De acordo com o documento, a suspensão será realizada num prazo de 180 dias, passível de ser prorrogada. 

++Mês do Orgulho: Conheça atores trans que estão arrasando nas séries americanas

Além de obras com a temática LGBT, cerca de outras 12 categorias de produções audiovisuais também faziam parte do edital suspenso, ao variar de temas como diversidade de gênero, sexualidade, meio ambiente, raça e religião, entre outros. 

Segundo a portaria de Osmar Terra, os critérios de escolha dos futuros projetos serão revisados de acordo com novos critérios e diretrizes não divulgados. 

"Fica determinada a revisão dos critérios e diretrizes para a aplicação dos recursos do FSA, bem como que sejam avaliados os critérios de apresentação de propostas de projetos, os parâmetros de julgamento e os limites de valor de apoio para cada linha de ação”, diz a portaria. 

++'Crônicas de San Francisco' e mais 10 séries sobre o universo LGBTQIA+ para ver no streaming

Em uma live feita na última quinta-feira (15), Bolsonaro criticou a Ancine e seus projetos. No vídeo, o presidente exibiu uma lista de obras com a temática LGBT que, segundo o mesmo, seriam financiadas pela agência, e ainda disse que conseguiu "abortar essa missão''. 

Na mema live, ele criticou quatro projetos de séries em específico que seriam bancadas pelo fundo, como Afronte, Transversais, Religare Queer e Sexo Reverso.