Exitoína
Facebook ExitoínaTwitter ExitoínaYoutube ExitoínaInstagram ExitoínaTelegram Exitoína

Gizelly do BBB20 tem loja de roupas inspirada em ativista do século XX; quem é Ella Baker?

Ativista norte-americana trabalhou com Martin Luther King e Angela Davis

Bruna Calazans Publicado em 19/02/2020, às 17h15 - Atualizado às 17h59

Ella Baker foi uma ativista norte-americana
Ella Baker foi uma ativista norte-americana - Divulgação

Além da profissão de advogada, Gizelly Bicalho, do BBB20, também é dona de uma loja de roupas - que ela, inclusive, usa no reality.

Um dos looks foi recentemente elogiado por Thelma e Gizelly aproveitou para explicar como se inspirou para criar o nome da marca. "Eu estava pesquisando na internet uma mulher empoderada, que representasse. Nas minhas pesquisas eu encontrei uma americana, negra, que lutava pelos direitos civis e humanos nos Estados Unidos", disse.

A figura de quem Gizelly falava era Ella Baker, uma ativista que ficou famosa no século XX por lutar pelos direitos civis e humanos da população afro-americana.

Ela chegou a trabalhar ao lado de outros nomes que representaram a luta racial, como Thurgood Marshall e até mesmo Martin Luther King. Ela desempenhou um papel fundamental em algumas das organizações mais influentes da época, incluindo a NAACP, a Conferência de Liderança Cristã do Sul, de Martin Luther King, e o Comitê de Coordenação de Estudantes Não-Violentos.

Baker nasceu em dezembro de 1903, em Virginia, Estados Unidos. Ela cresceu na Carolina do Norte e desde a adolescência, desenvolveu um senso de justiça social inspirado pela vida de sua avó, que sofreu com a escravidão.

+Leia mais: BBB20: Advogada, Gizelly revela concordar com saídas temporárias de Suzane Von Richthofen

A americana estudou em uma universidade da Carolina do Norte e, como estudante, desafiou políticas escolares que ela considerava injustas. Depois de se formar, em 1927, passou a ingressar em organizações de ativistas sociais.

Foi em 1930 que ela ingressou em uma liga cujo objetivo era desenvolver o poder econômico para negros através do planejamento coletivo. Ela também se envolveu com diversas organizações de mulheres e estava comprometida com a justiça para todas as pessoas.

"As pessoas não podem ser livres até que haja trabalho suficiente nesta terra para dar a todos um emprego", é uma das frases mais conhecidas de Ella Baker.

Em seus últimos dias de vida, Baker seguiu colaborando com outros movimentos e chegou a viajar o país para apoiar o movimento Free Angela, que exigia a soltura da escritora e ativista Angela Davis, que havia sido presa na Califórnia por ser "comunista"

Baker faleceu em 1986, mas seu legado continua vivo com a existência do Ella Baker Center, focado no ativismo de direitos humanos e em questões raciais.

 

 


+ Quem nunca sonhou em ter aquela pele perfeita? Se esse também é o seu desejo, nós podemos te ajudar! Separamos 4 produtos que são os queridinhos das mulheres japonesas para você também ficar com uma pele incrível:

1 - Shiseido Compact Foundation Refil, Shiseido: Com opções de cobertura natural e mate, esse pó compacto protege contra os raios UV e deixa a pele mais uniforme: https://amzn.to/2r4LgXU 

2 - Kanebo Suisai Beauty Clear Powder, Kanebo: Esse produtinho contém 35 cápsulas que prometem fazer uma limpeza profunda nos poros da pele: https://amzn.to/336PvzH 

3 - Bioré UV Aqua Rich Watery Essence, Bioré: Se você prefere filtro solar com cobertura mais leve e sequinha, esse com fórmula gel aquosa é o ideal! Além de ter alta proteção, cabe na bolsa e pode ser usado no dia a dia: https://amzn.to/2Xs2Px2 

4 - Hada Labo Shirojyun Premium Lotion, Hada Labo: Essa loção clareadora é perfeita para o verão. Com vitaminas C e E na fórmula, o produto promete atenuar as manchas já existentes (além de evitar o surgimento de novas) e melhorar a textura do rosto. https://amzn.to/2QxSiyZ 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Exitoína agora está no Telegram! Você quer ficar por dentro de todas as novidades? Acesse https://t.me/exitoinabrasil e não perca mais nada!