CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Netflix e Ava DuVernay são processados por Olhos Que Condenam

Processo é baseado em uma citação na minissérie

Redação Publicado em 15/10/2019, às 09h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Netflix e Ava DuVernay são processados por Olhos Que Condenam - Instagram
Netflix e Ava DuVernay são processados por Olhos Que Condenam - Instagram

Uma companhia de treinamento e orientação profissional está processando a plataforma de streaming Netflix e a diretora Ava DuVernay por uma citação em Olhos Que Condenam (When They See Us), minissérie que retrata o caso de cinco garotos negros que foram injustamente acusados e encarcerados por, supostamente, terem estuprado e deixado uma mulher à beira da morte no Central Park, em Nova York, em 1989.

De acordo com o The Hollywood Reporter, a autoria do processo é da Companhia John E. Reid and Associates, responsável pelo desenvolvimento de um método de interrogação batizado de A Técnica Reid, mencionada no último episódio da minissérie. Em uma conversa, dois personagens discutem e um deles diz: "Você espremeu depoimentos deles após 42 horas de questionamento e coerção, sem comida, sem pausas para usar o banheiro e sem supervisão dos pais. A Técnica Reid tem sido universamente rejeitada".

++ Diretora revela que 'Olhos que Condenam', da Netflix, foi vista por mais de 23 milhões de pessoas

O processo questiona justamente a noção de que a técnica seria universalmente rejeitada. Além disso, a companhia também não gostou de ver a técnica ligada ao caso da Corredora do Central Park, como o fato ficou conhecido.

"A conduta descrita não é a Técnica Reid", afirmou o advogado da companhia. "O programa falsamente representa forçar e coagir jovens para conseguir depoimentos, após longas horas de questionamento sem comida, pausas para o banheiro ou a supervisão dos pais é sinônimo da Técnica Reid."

A Netflix ainda não comentou o processo.