CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
TV e Séries / TV / POLÊMICA

Netflix não retira 365 Dias do catálogo em meio a protestos contra "glamourização da cultura do estupro"

Espectadores criaram uma petição para que o filme fosse retirado da plataforma de streaming

Redação Publicado em 04/07/2020, às 13h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 365 Dias DNI - Netflix
Cena do filme 365 Dias DNI - Netflix

A Netflix divulgou que não vai retirar o filme erótico 365 Dias do catálogo após protestos que apontam a glamourização do estupro na produção que traz cenas explícitas de sexo - e que acabou fazendo sucesso por isso.

+ Leia mais: Petição exige a retirada de 365 Dias da Netflix por "glamourizar a cultura do estupro"

O longa polonês é protagonizado por Anna-Maria Sieklucka, que vive Laura Biél, e Michele Morrone, que vive Massimo, e baseado em uma triologia da polonesa Blanka Lipinska. Na trama, a protagonista é aprisionada pelo mafioso, que dá 365 dias de validade para a refém se apaixonar por ele.

+ Leia mais: Protagonista de 365 Dias revela se cenas de sexo do filme são reais; saiba mais

Em nota à Reuters, um porta-voz da Netflix informou que o filme não vai sair do ar e que tem a classificação indicativa correta para obras com sexo, nudez e violênica. “Acreditamos fortemente em oferecer aos nossos membros em todo mundo mais escolhas e controle sobre a experiência de assistir à Netflix”, afirmou.



A cantora britânica Duffy chegou a publicar uma carta aberta ao CEO da Netlix, Reed Hastings, como uma das vozes ativas do protesto. Ela pediu que o filme fosse retirado do catálogo. “Fico triste que a Netflix ofereça espaço para tal tipo de cinema, que erotiza o sequestro e distorce a violência sexual”, comentou Duffy.

+ Leia mais: Após estreia de 365 Dias, novo filme erótico da Netflix, fãs "descartam" Christian Grey

Uma petição online, criada por Kayla Yokanovich, exigia a retirada da produção do serviço de streaming e apontava os supostos problemas do filme. "A natureza questionável do filme se torna evidente nos primeiros quinze minutos, quando o protagonista força um ato sexual com uma funcionária em seu jato particular", diz um trecho do texto.

+ Leia mais: Sequências de 365 Dias são ainda mais intensas que o primeiro longa; saiba mais

"Ela aparece amedrontada e relutante em transar com ele enquanto é trancado na traseira do avião. Ao final do ato sexual, ela tem lágrimas rolando pelo rosto. A partir desse momento, o filme continua a provocar mais gatilhos e ser mais problemático", completa.


+ Livros adolescentes que viraram filmes:

1. Extraordinário: https://amzn.to/2Di5m3A

2. Me Chame Pelo Seu Nome: https://amzn.to/34oyXo6

3. Com Amor, Simon: https://amzn.to/2ry0wfZ

4. Para Todos os Garotos que Já Amei - vol. 1: https://amzn.to/2OLUdgP

5. Quem É Você, Alasca? https://amzn.to/2rpfkhd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.