CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
TV e Séries / TV / Aniversário

25 anos de Friends: 11 polêmicas da série que não seriam bem vistas hoje em dia

Muitos temas e piadas da comédia, hoje, não têm a menor graça

Bruna Calazans Publicado em 21/09/2019, às 09h00 - Atualizado às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A série abordava a época em que Monica era gorda como piada - Reprodução/YouTube
A série abordava a época em que Monica era gorda como piada - Reprodução/YouTube

Friends é uma das produções de maior sucesso da televisão mundial e neste ano está completando 25 anos de sua estreia. Apesar de ter sido lançada em 1994, Ross, Rachel, Monica, Chandler, Joey e Phoebeainda fazem sucesso entre os fãs.

No entanto, a produção possui falhas e, a forma como alguns assuntos são abordados no decorrer das dez temporadas da série, não passariam despercebidas atualmente.

++Descubra como o elenco de Friends foi parar na fonte para a cena de abertura

Abaixo, citamos 11 das principais polêmicas que cercam a série. 

Gordofobia

Durante toda a série, o passado de Monica, como uma adolescente gorda, é abordado de forma jocosa, como se fosse motivo de piada. Tanto que a personagem cresce com alguns traumas relacionados à alimentação.

Um dos exemplos é o episódio em que Ross está vendendo cookies e usa um possível transtorno alimentar de Monica como vantagem para aumentar as vendas.

Além disso, em praticamente todas as cenas de flashback, onde a Geller aparece gorda, ela é bastante ridicularizada.

++25 anos de Friends: Canal achou que as pessoas não iriam gostar da Monica e quase censurou episódio

How you doin?

Joey é um verdadeiro garanhão durante toda a série, mas isso é tido como algo muito legal, principalmente entre os dois outros homens, Ross e Chandler.

No entanto, ele raramente trata as mulheres com respeito - até mesmo as amigas, Rachel, Monica e Phoebe.

Transfobia

Na série, o 'pai' de Chandler é tratado como uma vergonha para o filho.

Apesar dos produtores nunca terem classificado o personagem como transexual, no casamento de Chandler e Monica ele aparece de vestido e cabelos longos. 

Ausência de personagens negros

O grupo principal da série é formado apenas por personagens brancos e o elenco de apoio também. São raras as aparições de pessoas negras na série - e, quando surgem, são apenas por poucos segundos e em papéis muito pequenos.

++Lisa Kudrow revela que teve dificuldades para interpretar Phoebe em Friends

A única personagem negra que permaneceu no seriado por mais tempo foi a palentóloga Charlie, que se relaciona com Joey e depois com Ross.

Questões de gênero

Durante a criação de Ben, o filho de Ross e Carol, alguns episódios chamam a atenção.

Por exemplo, o Geller fica muito revoltado quando o pequeno está brincando com uma Barbie e faz todo o esforço do mundo para que ele opte por outro brinquedo, considerado mais "masculino".

Ross também fica incomodado com o fato de ter um homem babá cuidando de sua filha, apesar de Sandy, interpretado por Freddie Prinze Jr., ser visilmente capaz de desempenhar a função.

Janice

A personagem de Janice é uma parte importante do elenco de Friends. Ela aparece desde o início da série e foi uma das namoradas mais marcantes de Chandler.

O famoso 'OH MY GOD' dela, claro, é inesquecível. 

++Jennifer Aniston quase ficou de fora de Friends, diz novo livro

No entanto, durante boa parte da participação de Janice no seriado, ela é tratada de forma maldosa pelos outros personagens. Chandler, inclusive, inventou que iria mudar de país para não ficar perto dela.

O motivo era unicamente por conta da voz "irritante" da personagem. 

Relacionamento abusivo

Ross e Rachel é um casal adorado pelos fãs de Friends.

No entanto, a relação do dois é marcada por episódios conturbados. Quando eles estavam namorado, Ross demonstrou ser extremamente ciumento e possessivo com Rachel.

Ele acabou justificando uma traição com a frase "estavámos dando um tempo" durante muito tempo. Além disso, quando eles se casam em Las Vegas após uma bebedeira daquelas, Ross decide não entrar com o divórcio, contra a vontade de Rachel. 

Entre idas e vidas, no final da série, ele acaba sendo o motivo de Rachel não aceitar uma proposta de emprego na França. 

Beijos LGBT 

Apesar de falarem sobre casais homoafetivos durante a série, como Carol e Susan, quando o tema era sobre os protagonistas, o tema foi abordado de uma forma equivocada. 

Quando Ross revela que Chandler beijou um rapaz sem querer, o ocorrido é tido como motivo de piada. 

Lesbofobia 

O casal lésbico Carol e Susan sobrevive durante toda a produção e elas até se casam. Foi, inclusive, uma das primeiras produções de grande visibilidade na TV americana a ter um casal LGBT na trama.

No entanto, Ross, que era casado com Carol, está sempre incomodado com o fato de ter sido "trocado" por uma mulher. 

Em alguns episódios, a relação entre duas mulheres é sempre falada de forma sexualizada. Um dos exemplos é quando Rachel e Monica querem trocar de apartamento com Chandler e Joey. Elas fazem uma proposta: se beijar durante um minuto para a diversão dos rapazes.

Isso demonstra como a relação entre duas mulheres não foi levada tão a sério durante o seriado. 

You ou Friends? 

A série You, da Netflix, mostra como stalkear pode ser algo extremamente perigoso. 

Em Friends, por exemplo, o grupo permanece observando um vizinho que mora no apartamento da frente durante muito tempo. Ele é descrito como o "ugly naked guy" ou "homem feio pelado". 

Um pouco estranho, né?

Relacionamentos com diferenças de idade

Na série, diversos casais tinham uma diferença grande de idade, como Monica e Ethan e Ross e Elizabeth.

Quem não ficou com aquela pulga atrás da orelha quando a Monica começou a se relacionar com Ethan?

No início da história dos dois, tanto ele com ela mentiram suas respectivas idades. E no final das contas, Monica acaba indo pra cama com um rapaz que ainda está no ensino médio.

O "Young Ethan" ainda tenta manter a relação com Monica, mas acaba não dando certo. Ainda bem, né?

Já Elizabeth era aluna de Ross, o que começa errado. Apesar de não durar muito tempo, o relacionamento era com uma jovem garota, comparada com a idade do 'Dr. Geller'.