CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

25 anos de Friends: Como a série se inspirou em Living Single e Seinfeld para atingir o sucesso

As três produções retratam grupos de amigos de Nova York que compartilham suas histórias de vida

Júlia Andrade Publicado em 07/09/2019, às 09h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sienfeld, Friends e Living Single - Divulgação/NBC/Fox
Sienfeld, Friends e Living Single - Divulgação/NBC/Fox

Friendscompleta 25 anos de sucesso em 2019, comprovando como o enredo, que gira em torno dos seis amigos que compartilham suas histórias em Nova York, conquistou o mundo de forma bombástica.

Vencedora do Emmy de 2002 como Melhor Série de Comédia, a produção criada por David CraneMarta Kauffman chegou ao público em 1994 e permaneceu com os mesmos protagonistas até seu término em 2004.

Jennifer Anistoncomo Rachel Green, Courteney Cox como Monica Geller, Lisa Kudrowcomo Phoebe Buffay, Matt LeBlanc como Joey Tribbiani, Matthew Perry como Chandler Bing e David Schwimmer como Ross Geller deram vida ao sexteto mais amigável da história da televisão.

Para uma retrospectiva desses 25 anos de Friends, decidimos voltar no tempo e mostrar quem veio antes. Sim, Friends foi inspirada em algumas outras produções que já existiam. 

+ Friends pode deixar o catálogo da Netflix em 2020

Duas grandes séries surgiram alguns anos antes como fonte de inspiração para a produção da NBC. Living Single e Sienfeld foram atrações de comédia de muito sucesso, também centradas na vida rotineira de grupos de amigos da Big Apple, e apresentaram histórias semelhantes com o que pode ser apreciado em Friends

Abaixo, saiba como Living Single e Seinfeld inspiraram a queridinha da comédia televisiva:

Living Single

Divulgação/Fox

A série dos Estados Unidos foi lançada em agosto de 1993 pela Fox e era marcada por um grupo de seis amigos negros, quatro mulheres e dois homens. Eles compartilhavam suas experiências pessoais e profissionais em um apartamento do Brooklyn, em Nova York.

A comédia tinha Queen Latifah como Kadijah James, Erika Alexander como Maxine Shaw, Kim Fields como Regine, Kim Coles como Sinclaire, T.C. Carson como Kyle Barker e John Henton como Overton, e fez muito sucesso nos Estados Unidos, mas não chegou a ser exportada para o Brasil ou traduzida.

+ Nova iorquinos protestam contra ação da Warner para celebrar aniversário de Friends

O perfil dos personagens era bem parecido com os protagonistas de Friends. Regine e Rachel eram ligadas ao mundo da Moda e tinham problemas em lidar com suas vidas amorosas. Overton e Joey eram os menos espertos do grupo.

Kyle e Chandler são os personagens marcados por suas carreiras. Kadijah e Monica são o lado maternal das turmas e têm o espírito de liderança na vida profissional. Maxine e Ross são bem-sucedidos e estão envolvidos em relacionamentos conturbados com outros protagonistas. E Sinclair e Phoebe são a parte ingênua dos grupos, com personalidades mais doces, amigáveis e com estilos mais exóticos.

Queen Latifah chegou a comentar no talk show de James Corden sobre a inspiração de Friends em Living Single, por terem a mesma linha de enredo. Quando questionada se a produção em que protagonizou foi um ponto de partida para a série da NBC, a atriz concordou de forma sútil com a referência.

“Sim! Quando Living Single foi lançada, Warren Littlefield, que era presidente da NBC, disse em entrevista que se ele pudesse ter outros programa na televisão, qualquer um dos novos programas, esse seria Living Single”, contou.
“Isso saiu no jornal e, logo em seguida, você sabe, veio Friends”, continuou. “O que foi uma série incrível e fizeram um belo trabalho com isso”, completou.

“Eram seis pessoas, dividindo apartamentos, na cidade”, observou James Corden, sendo validado por Latifah.

Erika Alexander chegou a dar uma declaração mais polêmica sobre os enredos em entrevista ao Shadow and Act. “A diferença entre Living Single e Friends é apenas o marketing e a cor da pele”, afirmou.

+ Jennifer Aniston quase ficou de fora de Friends, diz novo livro

Seinfield

Divulgação/NBC

Larry David e Jerry Seinfeld criaram a série da NBC que ficou no ar entre 1989 e 1998, ao longo de nove temporadas, e se tornou uma das comédias mais influentes da história.

A produção centrava em Jerry Seinfeld, um comediante stand-up que vivia em um pequeno apartamento de Nova York e religiosamente recebia as visitas dos amigos George (Jason Alexander), Elaine (Julia Louis-Dreyfus) e Kramer (Michael Richards).

Os quatro amigos tinham a rotina marcada por problemas financeiros e amorosos, mas sempre em tom de humor, o que se assemelha bastante ao contexto de Friends.

Jerry e Elaine marcam o romance dentro do grupo de Seinfeld, e, em Friends, Chandler e Monica, e Ross e Rachel, são os casais conturbados da turma de protagonistas. Além disso, George é o personagem que sempre passar por apuros na série, o que remete ao Ross, que viveu muitos perrengues em seu enredo.

+ Do Grand Canyon a São Paulo: Sofá de Friends será colocado em pontos turísticos ao redor do mundo

Segundo o NBC News, os executivos da emissora chegaram a se preocupar com o cenário da cafeteria de Friends e queriam que o point dos personagens se ambientasse em um restaurante, assim como em Seinfeld, mas depois acharam que o elenco era jovem demais para seguir essa linha.

Jerry Seinfeld, co-criador da série, chegou a dizer ao The Hollywood Reporter que Friends era uma atração com as características de sua produção, mas “com pessoas bonitas”.

Friends era nossa série com pessoas mais bonitas. Nós pensamos nisso e acreditamos que isso iria funcionar’”, relatou.