Exitoína
Facebook ExitoínaTwitter ExitoínaYoutube ExitoínaInstagram ExitoínaTelegram Exitoína
Viral » POLÊMICA

Influencer admite ter fraudado sistema de cota racial para entrar na universidade

Larissa Busch confessou ter abandonado seu curso por se sentir culpada

Redação Publicado em 03/06/2020, às 18h24 - Atualizado às 19h49

Foto publicada por Larissa Busch nas redes sociais
Foto publicada por Larissa Busch nas redes sociais - Instagram

A influenciadora digital Larissa Busch admitiu ter fraudado o sistema de cota racial para entrar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no segundo semestre de 2014, ao compartilhar sobre o caso em seu perfil do Instagram.

A jovem de 24 anos publicou o relato na última terça-feira (2) ao confessar que errou e que abandonou o curso por se sentir culpada por isso. Ela é branca e ingressou como aluna do curso de Comunicação Social na modalidade de "candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas independentemente da renda".



O perfil de Larissa no Instagram foi privado e conseguimos acessar a declaração pelo jornal O Dia. "Em 2014, seis anos atrás, fiz a pior escolha da minha e estou aqui para falar sobre ela com toda culpa que carrego. Entrei na universidade me autodeclarando "parda". Sim, isso é horrível e não tem um dia que não pense nisso", iniciou.

"Há muito tempo guardo essa vergonha dentro de mim e por mais que sinta triste que o episódio mais sujo da minha vida esteja se tornando público, no fundo sempre soube que esse dia iria chegar", desabafou. "Antes de qualquer coisa, eu quero pedir desculpas para as pessoas que realmente deveriam preencher a vaga", declarou.

"Quero pedir perdão também para todas as pessoas negras e minorias que lutaram/lutam para que um sistema como as cotas, que busca justiça social, tenha sido criado. Eu me sinto muito envergonhada, mas estou aqui para assumir o meu erro", completou.

"Se não puderem me perdoar, entendo perfeitamente. O erro foi grande e eu eu sei. Queria também me desculpar à todas as pessoas próximas, amigos e família, à quem nunca contei isso antes", admitiu. "Por mais absurdo que pareça, aos 18 anos, eu achava que minha ancestralidade negra me justificativa parda. Acreditava que ter uma bisavó negra me tornava não-branca", relatou.

"Eu estava errada. Minha ancestralidade NÃO me torna parda. Eu sou uma mulher branca e tive muitos privilégios por isso. Dois anos depois, em 2016 abandonei o curso, justamente por não conseguir carregar o peso dessa culpa", contou. "Eu não me formei na universidade, abri mão do diploma porque sabia que não merecia estar ali. Claro, isso não exime o meu erro e NÃO quero receber palmas por isso", afirmou.

+ Leia Mais: Influencer faz blackface em "apoio ao Black Lives Matter" pela morte de George Floyd e se retrata

"Essa é a minha parte mais feia, imoral e suja. E agora vocês estão encarando ela. ⠀
A Larissa de 6 anos atrás já aprendeu muito nos últimos anos e eu estou disposta a seguir aprendendo", disse. "Estou disposta a abrir mão dos meus privilégios e continuar lutando pelas causas que acredito mesmo sabendo que dos erros irreparáveis que cometi. Mesmo sabendo que a internet não perdoa, espero continuar aprendendo com esse erro, agora", concluiu.

 


+ Já pensou poder controlar as tarefas do seu dia a dia de uma maneira super tecnológica! Acredite se quiser, mas isso já é possível com os dispositivos Echo! Controlados pela Alexa, assistente de voz da Amazon, com eles você pode realizar diversas atividades por meio de alguns comandos. Confira:

1. Echo Dot 3ª geração: https://amzn.to/2Ty61aI

2. Echo Show 5: https://amzn.to/366fSae

3. Echo 3ª geração: https://amzn.to/2Ny2ghp

4. Echo Show 8: https://amzn.to/2PO3x5f

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Exitoína agora está no Telegram! Você quer ficar por dentro de todas as novidades? Acesse https://t.me/exitoinabrasil e não perca mais nada!