CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / NOVIDADE

"O Mundo Depois de Nós", da Netflix, foi inspirado em misteriosa síndrome

Nova produção apocalíptica da plataforma de streaming conta com Julia Roberts, Mahershala Ali, Ethan Hawke e Kevin Bacon no elenco

Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 12/12/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"O Mundo Depois de Nós", novo filme da Netflix, foi inspirado em misteriosa síndrome (Foto: Divulgação/Netflix)
"O Mundo Depois de Nós", novo filme da Netflix, foi inspirado em misteriosa síndrome (Foto: Divulgação/Netflix)

Novidade da Netflix, O Mundo Depois de Nós já está disponível no catálogo da plataforma de streaming, fazendo tanto sucesso quanto outras produções apocalípticas como Bird Box (2018) e Não Olhe Para Cima (2021).

O longa é uma adaptação do livro homônimo de Rumaan Alam, lançado em 2020, e traz inspiração em uma suposta síndrome, batizada de Síndrome de Havana, que assustou e influenciou teorias conspiratórias em 2016. Entenda:

Atenção: o texto a seguir contém spoilers de O Mundo Depois de Nós, novo filme da Netflix!

Em O Mundo Depois de Nós, as férias de uma família em uma casa luxuosa são comprometidas por um ciberataque, que provoca um apagão em todos os dispositivos. A situação fica ainda pior quando dois estranhos surgem à porta e eles começam a notar que as coisas estão piorando e o mundo está entrando em colapso, sem qualquer possibilidade de salvação para a família e o resto da população.

Um dos "sintomas" do apocalipse é o disparo de um barulho eensurdecedor, que deixa todos em pura agonia, tanto humanos quanto animais. Em entrevista ao site da Netflix, o diretor e roteirista do longa, Sam Esmail, explicou como pensou no som e o incluiu no filme inspirado pela Síndrome de Havana:

"Quando eu li aquilo no livro, eu imediatamente fiquei empolgado e falei com Kevin Buchholz, o designer de som com quem trabalhei desde a primeira temporade de Mr. Robot: Sociedade Hacker", começou.

"Antes de filmarmos qualquer cena do filme, nós estávamos tentando ajustar esse som. Pegamos elementos da Síndrome de Havana, que é um som misterioso, que eles ainda não conseguiram entender completamente e que tem causado problemas às pessoas", acrescentou Esmail.

A Síndrome de Havana começou a assustar as pessoas em 2016, após dezenas de diplomatas da embaixada dos Estados Unidos em Havana começaram a apresentar sintomas como enxaqueca, naúsea, lapsos de memória, fadiga, tontura e até perda de audição.

Na época, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a acusar Cuba de estar por trás de um ataque contra o país norte-americano, mas nada foi comprovado. Nos anos seguintes, outros casos foram registrados em Viena, Paris, Genebra e Bogotá, levando cientistas a diversas hipóteses para síndrome, incluindo radiação de micro-ondas e pesticidas. Porém, não há nenhuma conclusão definitiva até o momento.

Ainda de acordo com Esmail, os atores não tinham ouvido o som até o momento das gravações, o que resultou em uma reação espontânea em cena: "Eu acredito que Julia tenha sido a primeira a ouvi-lo. Então, quando damos um close nela e aquele momento acontece, nós explodimos o som e aquela foi a reação genuína dela", revelou o cineasta. 

Sobre O Mundo Depois de Nós

O Mundo Depois de Nós é o primeiro filme de ficção produzido pela Higher Ground Productions, empresa do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a ex-primeira dama, MichelleObama, que anteriormente tinha seu foco em programas infantis, documentários e dramas históricos.

Baseado no livro homônimo de Rumaan Alam, o longa é escrito e dirigido por Sam Esmail, da série Mr. Robot: Sociedade Hacker (2015-2019), e estrelado por Julia Roberts (Uma Linda Mulher), Mahershala Ali (Moonlight: Sob a Luz do Luar), Ethan Hawke (Antes do Amanhecer), Myha'la Herrold (Industry), Farrah Mackenzie (Utopia), Charlie Evans (Everything's Gonna Be Okay) e Kevin Bacon (Cavaleiro da Lua). Assista ao trailer:

Leia a matéria original em Rolling Stone Brasil, parceira de CineBuzz, clicando aqui!

Qual foi o melhor filme de terror de 2023 até o momento? Vote no seu favorito!

  • "M3GAN"
  • "Batem à Porta"
  • "Pearl"
  • "Pânico 6"
  • "O Exorcista do Papa"
  • "A Morte do Demônio: A Ascensão"
  • "Sobrenatural: A Porta Vermelha"
  • "Fale Comigo"
  • "TOC TOC TOC - Ecos do Além"
  • "A Freira 2"
  • "Jogos Mortais X"

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!