CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Famosos / TRISTE

Zé Celso Martinez Corrêa morre aos 86 anos

Dramaturgo e criador do Teatro Oficina, em São Paulo, foi vítima de um incêndio em sua casa

Redação Publicado em 06/07/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zé Celso Martinez Corrêa, criador do Teatro Oficina, morre aos 86 anos - Reprodução/Facebook
Zé Celso Martinez Corrêa, criador do Teatro Oficina, morre aos 86 anos - Reprodução/Facebook

José Celso Martínez Corrêa, dramaturgo e criador do icônico Teatro Oficina, morreu aos 86 anos na manhã desta quinta-feira (6). Ele havia sido internado na UTI do Hospital das Clínicas na manhã da última terça-feira (4) após um incêndio em seu apartamento no Paraíso, Zona Sul de São Paulo.

O dramaturgo estava dormindo em seu quarto quando a casa começou a pegar fogo, por volta das 7h30. A suspeita, de acordo com vizinhos, é de que o incêndio tenha começado por conta de um curto-circuito. Zé Celso foi internado com 60% do corpo queimado e seu quadro de saúde se agravou na quarta-feira (5), quando desenvolveu insuficiência renal.

Nascido em 1937, José Celso Martínez Corrêa foi um dos principais dramaturgos brasileiros e um dos responsáveis por fundar a Companhia Teatro Oficina, no fim da década de 1950, que eventualmente evoluiu para se tornar a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona.

Além de autor, Zé Celso também era ator e diretor, tendo sido responsável por comandar as adaptações teatrais de "O Rei da Vela" (1967), de Oswald de Andrade, "Roda Viva" (1968), de Chico Buarque, dois dos trabalhos de maior destaque do Teatro Oficina.

Nas redes sociais, a companhia lamentou a morte de seu criador com uma publicação emocionante: "'Tudo é tempo e contra-tempo! E o tempo é eterno. Eu sou uma forma vitoriosa do tempo.' Nossa fênix acaba de partir pra morada do sol. Amor de muito. Amor sempre".